Cada vez mais perto da Black Friday, a expectativa das empresas para aumentar suas vendas tem se tornado o principal foco de trabalho dos varejistas. Portanto, conhecer as melhores estratégias de como vender em marketplaces na Black Friday é fundamental para se preparar para a data.
Já comentamos aqui no blog, sobre a importância que a Black Friday tem para o faturamento anual das empresas do varejo. Sendo uma das datas mais importantes para o consumo brasileiro, as marcas têm a cada ano investido mais em estratégias que possibilitem aumentar seus resultados.
Nesse sentido, ter uma presença digital forte e consolidada é uma das principais tarefas encontradas pelas organizações, e é exatamente dessa forma que os Marketplaces podem ajudar.
Os negócios realizados dentro dos marketplaces têm se tornado uma forma de as pequenas empresas conseguirem alavancar as vendas. Com milhares de consumidores todos os anos, os marketplaces representam cerca de 78% do faturamento do e-commerce brasileiro.
Quer saber mais sobre o assunto, e descobrir como esses canais de vendas tem um grande potencial para aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday? Então siga conosco, falaremos disso neste post!
Não é novidade que o comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos e as vendas online se fortaleceram, se tornando essencial para algumas marcas.
Nesse sentido, os marketplaces tiveram um papel fundamental para garantir que as marcas tivessem uma presença digital fortalecida, desde as pequenas empresas que ainda não vendiam pela internet, até grandes varejistas que contaram com o apoio desses canais para turbinar suas vendas.
Em 2022, de acordo com o Ecommerce Brasil, os cinco maiores marketplaces representaram 78% das vendas online no Brasil. Entre os principais players, como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon, o faturamento conjunto chegou a aproximadamente R$ 203,4 bilhões, conforme dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Em 2023, o Mercado Livre manteve sua liderança, sendo o marketplace mais acessado do Brasil, com mais de 300 milhões de visitas mensais. A Shopee subiu para a segunda posição, alcançando 201 milhões de visitas mensais, ultrapassando a Amazon Brasil, que ficou em terceiro lugar com cerca de 200 milhões de visitas por mês. O Magazine Luiza aparece em quarto lugar, registrando aproximadamente 116 milhões de visitas mensais.
De acordo com as cinco das principais plataformas de marketplace do país – Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee – reportaram aumento de vendas no 3P (sellers que operam dentro dos sites) em 2023. O Magalu aponta um “crescimento de dois dígitos” do marketplace em relação ao ano passado, e a Shopee diz ter dobrado as vendas nas campanhas de 11.11 e Black Friday em relação a 2022, com 90% das vendas feitas por vendedores brasileiros.
A resposta é simples: em tudo! Isso porque, um dos principais artifícios para que as empresas consigam faturar mais na Black Friday é ser multicanal. Ou seja, possuir diferentes canais de vendas para sua operação, e os marketplaces estão entre os principais.
Com os consumidores cada vez mais exigentes a respeito da sua experiência de compra, não é mais só um diferencial que as empresas ofereçam opções digitais, isso hoje é uma necessidade de mercado. Tratando de uma Black Friday, com esse novo perfil de consumo, isso é ainda mais importante.
Para que você tenha uma ideia, a Amazon reportou crescimento de 60% nas vendas no Brasil durante a campanha de Black Friday em 2023. De acordo com a empresa, a data foi “a maior de todos os tempos”. Entre os itens mais vendidos, no geral, há desde dispositivos Amazon até Lava-Roupas.
Portanto, em uma data caracterizada pelo alto volume de procura dos consumidores, vender em marketplaces, canais que contam com um grande tráfego de usuários pode ajudar significativamente nas vendas e garantir o sucesso de um negócio.
Como você pode notar acima, contar com o apoio de canais de vendas como marketplaces pode ser uma excelente alternativa para que as empresas consigam aumentar suas vendas na Black Friday. Além disso, de acordo com o Mapa do SEBRAE, existem 132 marketplaces no Brasil, alternativas para o seu negócio não faltam.
Porém, pensando em deixar isso ainda mais claro, listamos abaixo as principais vantagens que uma marca pode alcançar ao vender em marketplaces, confira:
Esse talvez seja o maior benefício ao vender em marketplaces. Isso porque, esses canais contam com um volume muito maior de clientes em potencial. São milhões de acessos diários que possibilitam que suas ofertas alcancem muito mais consumidores.
Bom, com aumento de visibilidade e tendo um alcance muito maior do que outros canais, as chances de mais clientes comprarem seus produtos aumenta. Portanto, vender em marketplaces contribui para que as empresas obtenham um aumento significativo de negócios fechados, e consequentemente em sua margem de lucro.
Outra vantagem significativa de vender em Marketplaces tem relação com a facilidade que essas plataformas proporcionam aos varejistas, sobretudo para as empresas pequenas. Isso porque, esse canal já conta com toda estrutura necessária para que um lojista comece a vender em poucos passos.
Outra grande vantagem que existe em vender em marketplaces é a diversificação do público. Isso acontece porque esses canais têm como características atrair consumidores de diversos nichos, de diferentes perfis e variados comportamentos. Isso possibilita que um público diferente tome conhecimento e tenha acesso aos produtos.
O investimento em marketing é outro ponto que pode ser reduzido ao vender em marketplaces. Uma vez que essas plataformas lidam com compradores e vendedores, se eles forem bem-sucedidos em fornecer uma boa experiência de compra, ambas as partes provavelmente farão recomendações.
Ao longo desse conteúdo, vimos como os consumidores estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Portanto, ter uma loja virtual já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade.
Porém, mais do que estar presente no mercado digital, para que uma marca consiga ter sucesso é preciso ter uma presença digital consolidada. Por isso, vender em marketplaces é uma estratégia que pode fazer a diferença nos seus resultados.
Mas para isso, é fundamental contar com os recursos que possibilitem a integração dos seus sistemas e canais de vendas, só assim sua empresa conseguirá obter os resultados esperados ao vender em marketplaces e garantir uma experiência de compra satisfatória aos seus consumidores.
É assim que a Nexaas pode te ajudar! Com os recursos necessários, o Nexaas.Omni permite integrar diferentes sistemas, canais de vendas e inclusive estoque, o que é fundamental para o sucesso na Black Friday.
Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!