A pandemia mudou a forma de consumo e o comportamento dos novos consumidores exigiram diversas adaptações num curto período de tempo, conheça as tendências do varejo!
Os efeitos da pandemia continuarão conosco por um bom tempo. Mas já é tempo de preparar os negócios para o futuro pós-Covid de acordo com as tendências do varejo.
A digitalização dos negócios continua intensa, e boa parte dos hábitos adquiridos durante a crise permanecerão, ocorrendo quebras de paradigmas. Em vez das empresas priorizarem a distribuição de produtos, elas precisam colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar.
Isso significa deixar de vender o que a indústria está oferecendo e passar a disponibilizar o que o consumidor deseja comprar. É inverter totalmente a dinâmica dos negócios. Se o foco é colocar o cliente em primeiro lugar, o fulffilment precisa ser flexível para entregar o produto onde, quando e como o cliente desejar.
Vamos falar nesse artigo sobre as principais evoluções e tendências do varejo que contribuirão para o seu negócio crescer se preparar para o varejo omnichannel agora no último trimeste de 2021, que é o mais aquecido do varejo:
Em um modelo de distribuição tradicional, o produto segue da fábrica para um Centro de Distribuição, posteriormente para loja e então nas mãos do cliente, o que torna muitas vezes o processo moroso.
No varejo online, os produtos saem do CD para o cliente final, aumentando os custos de distribuição e com prazos muitas vezes maiores que o desejado.
O novo modelo de gestão de estoques, entregas e vendas passou a ser omnichannel, e para atender essa necessidade, as empresas tem investido nas Dark Stores, que utilizam os estoques já disponíveis para atender a pedidos online nas imediações.
Não é um ponto de venda, mas sim um ponto de coleta e retirada de produtos. Nesse sentido, todo mundo ganha com essa estratégia omnichannel: a operação do varejista fica ainda mais barata, o comprador paga um valor bem menor de frete e o cliente recebe mais rápido sua mercadoria.
Também é um dos desdobramentos da estratégia omnichannel que tem sido muito usada durante a pandemia. Geralmente a tecnologia SFS permite que o cliente que efetue compras online, receba seu pedido por uma loja mais próxima da sua residência.
Há um match inteligente produzido pela ferramenta que faz a orquestração de estoques. O Nexaas.OMNI faz essa operação de digitalização do varejo.
Ele integra todos os estoques num único lugar e faz esse roteamento de sortimentos de produtos. Assim, há uma gestão mais eficiente das entregas, redução de custos com frete e um diálogo mais fluido entre todas as operações logísticas.
O modelo de Ship From Store trabalha com todos os catálogos unificados, permitindo assim uma comunicação integrada entre lojas e CDS, CDS e consumidores de última milha e também lojas e clientes finais.
Grandes players do mercado já utilizam essa metodologia e desenvolvem com consistência em melhorias para esse modelo de entrega.
Embora o olhar sempre esteja orientado às grandes redes do varejo que usam essa estratégia, é importante saber que já existem sistemas que permitem o uso desses recursos logísticos para qualquer outra empresa, não importando o tamanho.
Então não é uma ação distanciada, pelo contrário, é importante contemplar essas inovações para dirimir os gargalos das compras online e desse comprador contemporâneo.
Nesse sistema de logística existem grandes benefícios, tais como:
Embora os consumidores estejam se movimentando mais rápido do que nunca e exigindo das empresas soluções mais ágeis, é possível ter recursos que transformam e resolvem a dor dos clientes.
A Nexaas desenvolveu a plataforma omnichannel contemplando todos essas estratégias - Ship From Store, Pick Up In Store, Dark Stores - visando entregar a melhor experiência ao cliente do varejista.
Todas essas tendências do varejo são importantes e precisam estar na pauta do setor. A experiência digital precisa ser priorizada. Se você não sabe como começar, converse com um de nossos especialistas.
Agende uma consultoria gratuita aqui que vamos te ajudar.