A evolução da tecnologia possibilitou o crescimento de pedidos online. Fazendo muitas empresas se mobilizarem e adaptarem o seu modelo de negócio para isso, mas por que?
Hoje em dia o varejista precisa estar preparado para atender todas as necessidades do consumidor, não importando o canal. Consumidor esse, que não apenas compra o produto em si, mas também a experiência.
É verdade que o produto online tira algumas percepções sensoriais que o cliente poderia ter em uma experiência na loja física, mas é nesse ponto que o comportamento do consumidor mudou. Hoje eles também compram o próprio conforto, através de praticidade e velocidade que pedidos onlines são entregues em sua casa.
Pela necessidade tanto de encurtar a distância, baratear o frete e reduzir o tempo de entrega surgiram as Dark Stores. Criada nos Estados Unidos, essa estratégia foi tratada como a solução inicial de muitos problemas por empresas como Walmart e Carrefour, e logo após o sucesso imediato, outras empresas também adotaram o modelo.
Construídas em grandes centros urbanos, as dark stores possuem a missão de se aproximar do consumidor e são responsáveis pelo armazenamento, separação e entrega, garantindo que os pedidos feitos online sejam concluídos no menor tempo possível. Isso impacta na melhora da experiência do cliente e transforma a forma com que ele consome.
Parece apenas um detalhe, não é? Mas de acordo com a Global Consumer Insights 2018, da PwC, quase metade dos brasileiros (45%) tem interesse em comprar itens básicos pela internet. Entre eles, dois terços (64%) estão dispostos a pagar mais caro por uma entrega mais ágil e, se possível, no mesmo dia.
Agora que sabemos um pouco do surgimento da Dark Store e do motivo pelo qual foram desenvolvidas, confira algumas vantagens que fazem essa estratégia ser uma ótima opção para os varejistas:
Como já falamos previamente, a aproximação com o consumidor faz com que as entregas cheguem no mesmo dia ou no dia seguinte. A agilidade começa dentro do armazém, realizando automações em diversos processos, encurtando o caminho e consequentemente o tempo que ele sai para o envio.
Sua praticidade no momento de gerir o estoque é algo que se destaca das demais estratégias, a automação dos processos auxilia o estoquista, que consegue visualizar e começar o procedimento dentro do armazém, assim que o pedido é processado.
Com a proximidade com o consumidor, não só apenas aqueles que compram têm vantagens. Os varejistas também economizam com uma entrega mais ágil, otimizando todos os processos e garantindo vantagens.
Um case citado na Forbes que explica e contextualiza cada uma dessas vantagens é das Lojas Marisa, grande rede de moda feminina. Com a implementação da Dark Store, a gigante nacional conseguiu diminuir em 30% o prazo de entrega para o estado de São Paulo e reduzir os custos com frete em 18% na comparação com as entregas tradicionais.
Nós sabemos que a tecnologia facilita diversos processos no mundo hoje em dia, e nas Dark Stores não podia ser diferente. Nessa estratégia, a tecnologia é responsável por otimizar seu sistema operacional dentro dos armazéns, fazendo com que tudo seja fluido e conectado. Aqui separamos as mais importantes tecnologias desse formato, confira!
Essa tecnologia é importantíssima nos dias de hoje, tanto que é recomendada para varejistas de todos os setores e modelos. Conhecido por sua gestão simplificada, esse software é utilizado pelas maiores empresas de varejo do mundo, tendo a finalidade de fazer uma ponte entre todos os canais de venda de seu varejo, unificando e centralizando as informações e pedidos em um só lugar, facilitando o seu dia a dia.
Essas são tecnologias que operam em conjunto com objetivo automatizar todo o processo de coleta do produto dentro do armazém, como a localização, separação e até as embalagens. Com isso a equipe economiza tempo e mão de obra, conseguindo focar em outras funções.
Depois de todas essas funções e novidades, pode surgir a dúvida: mas isso realmente faz a diferença para o cliente?
Para chegar a essa conclusão podemos fazer uma pergunta para nós mesmos (que no final, todos somos consumidores em algum momento), ser atendido com clareza e velocidade faria a diferença na sua experiência?
Se a sua resposta foi sim, então você faz parte de 90% das pessoas que querem priorizar marcas e lojas que ofereçam praticidade na hora de receber ou levar a compra. E desses 90%, 38% aceitam pagar mais do que o valor de mercado do produto, apenas por causa dessa praticidade, segundo pesquisas da PwC, em 2023.
Manter o padrão de qualidade do produto e do serviço de modo geral é muito bem visto pelos consumidores, demonstra um empenho por parte da empresa de sempre estar atualizada o suficiente para oferecer a melhor experiência a eles. E com os consumidores ao seu lado, a empresa se torna competitiva e relevante no mercado.
Realmente deu pra perceber que as Dark Stores chegaram pra fazer a diferença no mercado varejista, mas sem o direcionamento e as tecnologias certas para te ajudar e facilitar a sua gestão, não há como apostar nessa estratégia.
Após todas essas informações, não se esqueça que a missão da empresa é atender os clientes da melhor forma possível, facilitando suas vidas, e consequentemente fazendo com que eles retornem após uma boa experiência. A evolução tecnológica e o consumidor evoluem juntos, então é de responsabilidade dos varejistas se atualizarem e explorarem as melhores soluções possíveis para o crescimento da sua empresa.
Se alguma dessas tecnologias que apresentamos hoje te interessou, entre em contato com um dos nossos consultores e veja a viabilidade de implementá-las!