Faz parte da experiência do consumidor omnichannel ter uma jornada de compra encantadora e descomplicada na sua totalidade. Para que isso ocorra é preciso que os pontos de contato e comunicação entre loja e consumidor se ampliem cada vez mais. Porém não é a quantidade de canais que vai definir a melhor experiência de compra e sim, a qualidade dessa experiência.
Uma das grandes questões do varejo que passou a ser endereçada mais profundamente com o uso da estratégia omnichannel são os processos e ferramentas que permitem a entrega e retirada de produtos com mais agilidade e menos custo, tanto para o varejista quanto para o consumidor.
Uma das modalidades mais interessantes de entrega aplicadas pelo varejo omnichannel é o Pickup in Store que utiliza o estoque da loja física para atender pedidos online. Também conhecido como clique e retire, ao utilizar essa facilidade, clientes que compram online e optam por retirar o produto na loja física economizam no frete, têm o produto mais rapidamente em mãos e ainda têm a vivência de loja.
Do lado do varejista o aumento de tráfego na loja física e possibilidade do upsell são grandes atrativos, além do aumento no giro de estoque ao transformar lojas em mini CDs em vez de alocar recursos em novos pontos de venda.
Saiba mais sobre pick up points aqui.
Dados de 2019 mostram que quase 70% dos consumidores nos EUA já utilizaram o Pickup in Store e 75% deles dizem estar mais propensos a fazer uma compra adicional ao retirar o produto em loja, enquanto que 49% fizeram compras espontâneas enquanto retiravam seus produtos em loja.
Segundo dados do E-commerce Brasil:
O fato é, o pickup in store veio para ficar e, com as transformações digitais aceleradas pela pandemia, essas e outras alternativas que fazem parte da estratégia omnichannel surgirão e as que já existem serão cada vez mais utilizadas como: curbside pickup, after-hours pickup, pontos de retirada em marketplaces e smart lockers.
Se quiser saber mais sobre as soluções da Nexaas e como podemos ajudar o seu negócio a ser omnichannel, clique aqui.