Com a mudança no comportamento do consumidor estar presente no mundo digital é hoje imprescindível para que as empresas consigam se manter competitivas no mercado, e uma das maneiras para conseguir isso é estando dentro dos marketplaces.
Ter uma presença online é hoje uma exigência do mercado para que as empresas varejistas tenham sucesso em sua jornada. Porém não basta só estar inserido no mundo digital, para ter sucesso nesse meio é imprescindível ter uma presença digital forte e reconhecida. É por isso que estar dentro de Marketplaces é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado.
Mas você apesar de muitas empresas já fazerem uso da plataforma é preciso ficar atento a alguns erros que podem acontecer e acabar prejudicando o desempenho do seu negócio? Quer saber quais são esses erros? Então continue conosco, pois falaremos sobre isso neste post.
Antes de abordarmos os principais erros que as empresas cometem ao vender em um marketplace, é preciso que você entenda o porquê estar presente nesses canais de vendas é tão importante nos dias atuais para as empresas varejistas. Nesse sentido, é preciso refletir sobre a forma de consumo que vivemos atualmente. Não é novidade que com o enorme envolvimento da internet no dia a dia, um grande número de clientes está comprando produtos online em todo o mundo, não é verdade?
O avanço da indústria de comércio eletrônico está florescendo dia a dia. Se você é um varejista, a ideia de vender online nunca poderia dar errado. Vender online expande seu alcance globalmente. Isso ajuda o mercado online a ter mais lucros do que o normal.
Porém, com a facilidade trazida pela transformação digital existem inúmeras maneiras de vender online além de iniciar um site online. É aí que entram os Marketplaces, que permitem aos varejistas venderem seus produtos em plataforma de grandes renomes. A competição crescente entre os vendedores os incentiva a implementar algumas novas estratégias para atrair mais clientes para o seu produto.
A enorme popularidade de Marketplace para compras online fornece automaticamente a você a acessibilidade a todos os seus clientes sem ter que gastar nenhum dinheiro em marketing. É uma boa oportunidade para os proprietários de pequenas empresas obterem bons lucros sem quaisquer investimentos avançados. Portanto, vender produtos em Marketplaces pode ser extremamente benéfico para marcas e vendedores online.
Para se ter uma ideia, segundo a 42ª edição do Webshoppers, que é atualmente o maior relatório sobre e-commerce do país, realizado pela Ebit|Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses do ano passado, são de lojas que fazem parte de marketplaces, o que significa um crescimento de 56% sobre o mesmo período de 2019.
Bom, agora que você já entendeu a importância de levar seu negócio para os marketplaces é preciso ter atenção com algumas falhas comuns que podem acontecer, que podem prejudicar seu negócio. Pensando nisso, listamos os principais erros que sua empresa deve evitar ao adotar um marketplace como canal de venda, confira:
Ter apenas um canal de venda:
Você vende em apenas um canal? Se sim, saiba que é um erro bastante comum entre os vendedores. Isso porque a dependência de uma só plataforma pode limitar o lojista a um público restrito. Dessa forma, é essencial que você saiba diversificar os canais de venda e, assim, alcançar um número maior de clientes, tornando a loja ainda mais conhecida através de grandes marketplaces.
Controle de estoque ineficiente:
Controlar o estoque manualmente e por planilhas também é um grande erro de muitos lojistas. Além de ser um procedimento que demanda tempo da sua equipe, as chances de ocorrer falhas são maiores.
Outro erro que muitos cometem é não utilizar Código SKU nos produtos para ter um melhor controle de estoque. O SKU permite identificar seu seu produto em estoque com facilidade, evitando erros como envio de produtos incorretos e cancelamentos. O Código EAN válido também é super importante e, usando corretamente, evita erros na expedição e no controle de estoque.
Não utilizar automação:
Não ter um sistema de integração para automatizar a empresa é o maior erro cometido por muitos vendedores. A automação tem muitos benefícios, como o aumento da produtividade da equipe e a diminuição dos erros na expedição. Com isso, você consegue gerenciar melhor e, consequentemente, vender mais.
Para quem vende em marketplace, o ideal é utilizar dois sistemas diferentes, o HUB e o ERP. O HUB tem a função principal gerenciar seus marketplaces, desde o cadastro de produtos, atender clientes, gerenciar pedidos, dentre outros. Já o ERP tem como objetivo gerenciar sua empresa em quesitos fiscais, como a emissão de notas fiscais.
Pós-vendas:
Uma vez feita a venda do seu produto, o comprador não pode ser esquecido. É essencial oferecer um bom atendimento no caso de reclamações e dúvidas. Além disso, com um pouco de investimento, o pós-vendas pode lhe ajudar a vender mais.
Afinal, se você oferece uma boa experiência de compra, a chance do cliente voltar é maior. Para isso, é sempre legal oferecer mais do que o cliente espera com o produto, adicionando brindes, cupons de desconto ou até uma notinha escrita à mão na caixa junto ao produto.
Bom, que os marketplaces tem um grande potencial para aumentar o faturamento de uma empresa já não é uma novidade. Apesar disso, para que as empresas tenham sucesso nesse canal de venda é fundamental estar preparada para superar os desafios que a plataforma pode apresentar ao varejista.
A Nexaas, possui uma solução completa para que as marcas consigam superar esses desafios, a partir de uma plataforma de Omnichannel que permite a integração de canais de vendas, estoque e demais sistemas. Quer saber mais como podemos ajudar seu negócio a vender mais dentro de um Marketplace? Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores.