Veja porque o omnichannel é o melhor caminho para o planejamento orçamentário do lojista

Veja porque o omnichannel é o melhor caminho para o planejamento orçamentário do lojista

inteligencia do negócio business intelligence

O planejamento orçamentário é dotado de algumas etapas fundamentais como, a definição de objetivos e prioridades, a coleta e consolidação dos dados, a execução e, por fim, o seu acompanhamento e revisão. E tendo isso em vista, é importante que cada uma delas esteja bem embasada em informações precisas para que a sequência entre tais etapas seja factível e agregue valor de fato à empresa.

No caso do varejo, aquele que possui mais de um canal de venda, de distribuição, de atendimento, ou seja, um varejo com certa complexidade de partes envolvidas, tem como desafio ainda a coleta das informações já geradas em todos os atores envolvidos na cadeia varejista, é necessário consolidar tais informações de forma que seja possível estabelecer planejamentos, metas e objetivos com o máximo de realidade e, em um segundo momento, estes aspectos devem ser segmentados entre os envolvidos para a atribuição de objetivos e tarefas dentro da alçada de cada um.

Por isso, com uma ferramenta de gestão omnichannel é possível capturar os dados gerados no negócio de forma altamente detalhada e que permita a visualização máxima e propositiva desses a fim de trazer objetividade da informação e gerar insights reais ao negócio.

E como o omnichannel ajuda na elaboração de um planejamento orçamentário objetivo, inteligente e confiável?

Fim da consolidação dos dados de forma manual

Com todas as considerações anteriores, a automatização do processo é um caminho para evitar contratempos e tornar a construção do planejamento orçamentário mais objetivo e inteligente, o que soluciona algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas nas quais o planejamento orçamentário costuma ser descentralizado. Ou seja, cada gestor pensa no orçamento do seu setor. Assim, são geradas inúmeras planilhas para consolidar em uma só DRE, o que torna a consolidação lenta e pouco eficiente.

A integração das informações coletadas deve ser de maneira automática e sem obstáculos relativos ao fato de colaboradores, parceiros e fornecedores, etc. Um sistema omnichannel endereça esta complexidade justamente ao consolidar, de forma única, a visão de todos os seus canais e operações de vendas, com todas as características que cada operação requer, para ser operacionalizado. .

A colaboração entre setores é mais eficiente

Se torna possível envolver mais gestores e áreas sem que isso resulte num aumento descoordenado de planilhas, de reuniões e tempo gasto para consolidação dos dados levantados. É possível ter o controle da evolução do planejamento com apenas um planilha, centralizando as informações,mas com uma visibilidade melhor para todos os que devem ser envolvidos.

As informações são tratadas com maior segurança

No planejamento orçamentário existem inúmeras informações que são sigilosas, sobretudo no que se refere aos valores financeiros movimentados. E por falta de um bom controle ou erros, as informações podem cair em mãos erradas, dificultam a auditoria dos números e há chances consideráveis de ocorrer erros no lançamento dos números, inviabilizando qualquer relatório confiável. Por isso, ter essas informações contidas numa plataforma que as unifica e consolida sob um tecnologia em nuvem, torna todo o processo seguro

Além disso, uma tecnologia omnichannel em nuvem, dispensa a adesão a tecnologias arcaicas que requerem implementação, treinamento e manutenções constantes e tem, por natureza, a capacidade de organizar as informações de forma muito mais simples, por eliminar barreiras entre ferramentas e plataformas diversas que uma empresa pode ter.

O orçamento é estruturado de forma analítica

Como as planilhas geralmente trazem os dados de forma bruta, sem a facilidade de gerar interpretações imediatas a partir deles, tempo e esforço são necessários para tratar as informações a fim de gerar conhecimento crítico. Com ferramentas que processam automaticamente os dados, gerando informações com insights objetivos, apontando deficiências, oportunidades e desempenho, o orçamento possui muitas análises que levam ao melhor entendimento do negócio e seu desenvolvimento.


Um grande diferencial é ter em mãos informações e relatórios sobre a rentabilidade por produto, o que permite ter assertividade na hora de planejar os custos com estoque e o lucro das vendas. Assim, sua margem pode ser calculada com ampla segurança e eficiência. E fazendo isso em larga escala, envolvendo diversos canais de venda,é possível projetar o resultado de maneira escalável para o varejo que tem uma estrutura mais ampla.

Open chat