As mudanças no mercado e comportamento do consumidor, tornam o investimento em tecnologia, mais do que nunca, essencial para os varejistas. É somente através da transformação digital, que as marcas conseguirão oferecer uma experiência única para os seus clientes.
E engana-se quem pensa que a tecnologia e inovação é apenas para grandes empresas, as mudanças no varejo passam desde atendimento mais interativo, a alterações no processo de vendas nos pontos físicos e digitais.
A pandemia pode ser considerada um divisor de água em relação à transformação digital no varejo, mas as transformações não pararam por aí. No Brasil, 98% das empresas planejam investir ainda mais em tecnologia. E você, pretende investir na sua empresa?
Se você ainda tem dúvidas sobre a transformação digital no varejo, esse artigo é para você. Nele você irá encontrar o cenário do mercado, benefícios, como inovar e diversas tendências. Continue lendo!
Os avanços tecnológicos vêm transformando o varejo há anos, até mesmo décadas. Mas foi durante a pandemia da Covid-19, que os varejistas despertaram para a necessidade de digitalização dos seus negócios, principalmente pelo distanciamento, que tornou os canais digitais a única forma de manter o contato com os clientes e as vendas.
Mas e agora, após a pandemia, tudo pode voltar a ser como antes? Não! De acordo com pesquisa da Adyen, 66% dos consumidores desejam que as lojas físicas aproveitem a tecnologia para melhorar a experiência.
E esse deve ser o foco das empresas durante esse processo de transformação digital: a experiência do cliente. Lembrando sempre, que além da comodidade, os consumidores buscam por jornadas de compra que os surpreendam. Para os próximos anos, apenas os negócios que aproveitarem todos os benefícios da tecnologia para aprimorar a jornada do cliente irão prosperar.
Prova disso, é que as empresas que apostaram na transformação digital em 2021, cresceram cerca de 21% de acordo com a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC). Esse maior investimento em digitalização foi feito com objetivo principal de melhorar operações e acabar com problemas no processo, principalmente através da integração entre sistemas, canais de vendas, estoques e formas de pagamento.
Em relação às soluções mais utilizadas nesse movimento de inovação, os maiores destaques são as plataformas omnichannel e de e-commerce (35% e 18% do total). Além disso, o valor total investido cresceu de 0,39% em 2020 para 0,73% em 2021.
Com a transformação digital passando a ser necessidade no varejo, é comum que as empresas tenham dúvidas de como investir em inovação e quais tecnologias focar. Por isso, selecionamos algumas das tendências para te ajudar a encontrar a renovação ideal para você.
Apesar das mudanças do comportamento do consumidor e avanço da tecnologia, as lojas físicas continuarão existindo e sendo um importante canal de venda. De acordo com a McKinsey, mais de 80% das vendas de varejo nos Estados Unidos ainda devem acontecer dentro das paredes de uma loja. Porém, é preciso atualizar a experiência do consumidor nesse canal através da digitalização.
A confirmação dessa necessidade, ainda de acordo com a pesquisa da McKinsey é que 60% desses consumidores, usam o celular para fazer compras, tanto quando estão em uma loja quanto em qualquer outro lugar.
Ao apostar na transformação digital nas lojas físicas, os varejistas mudam a forma de oferecer produtos e serviços aos clientes, usando a tecnologia para eliminar filas e longas esperas, e criando novas formas de entrega de produtos e conexão entre canais de venda.
Umas das formas de fazer isso é através dos terminais de autoatendimento na loja. Assim os consumidores conseguem acessar rapidamente o estoque da loja, encontrar o produto que estão buscando e ainda descobrir novos produtos. Tudo isso com praticidade e agilidade.
Outra solução bastante utilizada nesse movimento de transformação digital nas lojas físicas é o PDV Móvel. Através dela é possível realizar vendas e cobranças de qualquer local, através de Smartphones, tablets e até mesmo Smart POS (máquinas de cartão).
Com a tecnologia envolvida em todas etapas da jornada de compras, os varejistas são capazes de usar os dados originados para melhorar a experiência do cliente e até mesmo criar novas estratégias de vendas, justificar investimentos e ações, etc. Além de mensurar o resultado dos investimentos e benefícios significativos.
A tecnologia também pode ajudar você e o seu time a trabalhar, facilitando a gestão e tarefas do dia a dia, como o gerenciamento de estoque. E ainda mais, a digitalização de processos também melhora a experiência dos clientes, com os colaboradores com mais tempo de atendimento, agilidade para encontrar o produto/solução ideal e muito mais.
Um dos principais princípios da transformação digital no varejo é a integração entre canais de vendas. Assim o relacionamento com os consumidores se torna igual, independente se acontece online ou offline, no marketplace ou no e-commerce da marca.
Garantindo através do omnichannel, uma experiência única para os consumidores, além de facilitar o dia a dia dos gestores e vendedores, assim como os sistemas de gerenciamento.
Assim como o uso do mobile, os aplicativos móveis não param de crescer. Seja um aplicativo nativo ou uma tecnologia recém-chegada como progressive web applications (PWA), os consumidores utilizam esses app para facilitarem o seu dia a dia e a jornada de compra.
Seja apenas para fazer uma lista de desejos, buscar ofertas e até mesmo finalizar sua compra, esse canal de vendas é uma das maiores tendências da transformação digital no varejo.
Até aqui você já viu como a transformação digital no varejo é essencial para o crescimento. Mas quais são os benefícios específicos de adotar esse posicionamento estratégico?
Está interessado em seguir pelo caminho da transformação digital e não sabe como dar os primeiros passos?