Com os consumidores buscando cada vez mais simplicidade e agilidade, a tecnologia tem se tornado o caminho mais óbvio para a transformação do varejo. São inúmeras soluções que ganharam força e se tornaram cada vez mais essenciais para o comércio, entre elas, está o totem de autoatendimento.
Com diversos benefícios e peça importante na transformação de como o público interage com as marcas, o totem de autoatendimento ainda gera dúvidas em quem não conhece essa tecnologia. Por isso, nesse artigo, você confere tudo que precisa saber antes de incluir essa solução na sua estratégia de vendas. Continue lendo!
Um totem de autoatendimento nada mais é do que um terminal onde o consumidor pode efetuar compras de produtos ou contratações de serviços sem precisar de contato direto com qualquer vendedor ou atendente da empresa. Em alguns casos, até o pagamento da compra é feito de forma autônoma, eliminando qualquer ponto de contato.
Utilizado para agilizar o atendimento e garantir mais tempo livre dos atendentes, o totem de autoatendimento deixou de ser apenas uma tendência no varejo para ser essencial para as marcas que buscam otimizar os resultados. Evitar filas, erros em pedidos ou mesmo fazer compras com agilidade: são muitas as vantagens de utilizar esses equipamentos!
Uma solução versátil, o totem autoatendimento pode ser usado para pedidos e pagamentos em restaurantes; compra de itens, serviços e ingressos para eventos; upgrade de compras e serviços; supermercados, lojas, restaurantes e muito mais!
Como pode ser utilizado para diversas funções, é comum encontrar totens de autoatendimento em diferentes locais como Aeroportos; Shopping centers; Bares e restaurantes; Lojas do varejo em geral; Centros de atendimento ao público; supermercados e outros. Independente do local, é preciso fazer um investimento em equipamentos e soluções para adaptar as instalações, mas em todo caso o custo-benefício vale a pena.
Além das diversas funções, o totem de autoatendimento tem revolucionado a rotina das empresas e a experiência de compra dos clientes, tornando o processo mais intuitivo, livre, dinâmico e versátil. Tudo isso tem a ver com as mudanças no mercado, principalmente, após a pandemia, que tornou o consumidor mais exigente e em uma eterna busca por novidades e transformações.
Com as mudanças de hábitos de consumo, os consumidores valorizam muito o seu tempo e não querem desperdiçá-lo com horas na fila de um caixa. Assim o totem de autoatendimento ganha mais espaço e deixa de ser apenas uma tendência para se firmar no mercado.
De acordo com a pesquisa ‘Self-Checkout System Market Report’, efetuada pela Global Market Insight, este segmento deve registrar um crescimento de 11% ao ano até 2027, quando alcançará o valor de US$ 6,5 bilhões.
Um exemplo de quanto o autoatendimento está crescendo, a BK Brasil, maior franqueada das das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, tem investido na criação de restaurantes 100% digitais. As novas unidades terão pedido e pagamento feito via totem de autoatendimento, além do aplicativo e delivery. Caso o modelo, funcione nas duas unidades teste, será expandido para todo o país.
As vantagens dos totens de autoatendimento parecem atrair não só as empresas, mas também os consumidores. De acordo com a 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores da Zebra Technologies, uma companhia de soluções digitais, 64% dos consumidores têm preferência por lojas que oferecem opções de pagamento sem contato.
Com a diminuição de pontos de contato pessoais e maior agilidade no atendimento, além da menor taxa de erros, as marcas acabam reduzindo custos ao investir em totens de autoatendimento.
Além disso, investimentos em treinamentos de atendimento e vendas são dispensáveis, assim como a criação de diversos canais de relacionamento, já que o autoatendimento é mais eficaz e resolve diversas demandas dos consumidores.
O totem de autoatendimento garante que os consumidores tenham jornada de compras mais simples e eficientes, mas para isso é preciso que a empresa invista em uma comunicação clara, simples e direta, que não gere dúvidas no momento de efetivação da compra.
Essa clareza deve estar presente tanto na linguagem utilizada quanto no sistema escolhido, que deve ter um interface simples e fácil de ser utilizada. Tornando a jornada do cliente realmente mais fácil.
Como já destacamos anteriormente, o novo consumidor está em busca de novas experiências e jornadas de compra, e oferecer isso pode diferenciar a sua empresa em um mercado tão disputado quanto o varejo.
O totem de autoatendimento ainda pode ajudar a atrair novos consumidores em busca de novidades, e que o seu cliente produza provas sociais afirmando o quando a experiência o agradou, atraindo novos consumidores.
Você, como consumidor e varejista, sabe que em todo comércio existem horários de maior movimento e para os clientes, isso pode tornar a visita a uma loja uma péssima experiência. Principalmente porque não conseguirá fazer a sua compra ou pedido tão rápido quanto gostaria.
Por isso, ter totens de autoatendimento inseridos na estratégia de vendas da sua loja, pode agilizar o processo e facilitar a compra daqueles clientes que preferem esse novo modelo de jornada.
Assim, a sua loja também é capaz de atender mais clientes, sem a contratação de novos profissionais e sem deixar de lado a necessidade e experiência dos consumidores.
Engana-se quem pensa que os totens de autoatendimento irão substituir os atendentes na loja, esses ainda serão essenciais para tornar a jornada do consumidor ainda melhor. Mas com a tecnologia em jogo, sobra tempo para esses profissionais realizarem outras atividades que irão ajudar a empresa a crescer.
Além disso, por mais que os totens sejam de fácil acesso e compreensão, sempre haverão consumidores que precisarão de uma mãozinha na hora da compra ou preferem o atendimento totalmente pessoal.
Uma estratégia omnichannel é capaz de otimizar a gestão de qualquer negócio e quando aliada a outras tecnologias, como o totem de autoatendimento isso se prova ainda mais eficaz.
Com todo estoque e gestão integrado, ao receber um pedido via totem, os dados já serão lançados automaticamente no sistema, evitando vendas duplicadas e erros de gestão.
Acompanhou o artigo até aqui e agora quer saber como encaixar o totem de autoatendimento na sua estratégia de vendas? O primeiro passo é encontrar fornecedores que te ajudem a ter sucesso nessa jornada e que ofereça integração entre o ponto de venda e o seu sistema de gestão.
Com a Nexaas, você encontra tudo que precisa para que esse investimento seja um sucesso, todas nossas soluções tem integração nativa entre elas e com diversos sistemas disponíveis no mercado, facilitando a implementação e o seu dia a dia. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas, será uma honra te ajudar nessa jornada!