Siga estas dicas para otimizar a gestão de estoque do e-commerce

5/03/19
3 min de leitura

Administrar bem os estoques é fundamental para o sucesso do e-commerce, e é justamente por negligenciar esse setor que muitas empresas acabam tendo problemas sérios. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas essenciais para melhorar a gestão de estoque em seu negócio. 

Realize controle de estoque

Realizar o controle do estoque é o primeiro passo para uma boa gestão. É necessário registrar todos os produtos que dão entrada e que são vendidos para compreender e analisar a dinâmica do negócio. Com um controle minucioso, é possível descobrir quais são os itens preferidos dos consumidores e detectar as mercadorias que tendem a ficar “encalhadas”, evitando prejuízos. 

Para fazer isso de maneira eficiente, é necessário alocar times dedicados à tarefa de registrar as entradas e saídas, fazendo inventários periódicos e, é claro, mantendo-os atualizados de modo que o estoque se torne um verdadeiro aliado do departamento comercial. 

Priorize os produtos com mais giro

Conforme explicamos anteriormente, ter inventários completos e atualizados evita o acúmulo de produtos de baixo giro no estoque. Mercadoria parada significa dinheiro parado, e, se os itens não forem comercializados, a loja virtual acaba ficando no prejuízo. 

Para evitar esse problema, é necessário que o gestor conheça o volume vendido mensalmente pelo e-commerce e saiba quais são os produtos mais procurados e quais não são tão cobiçados para, então, dar prioridade aos queridinhos do grande público! 

Vale lembrar que o mercado é muito dinâmico e se reinventa de tempos em tempos, já que as tendências mudam, e as preferências dos clientes também. Por isso, as avaliações devem ser realizadas regularmente: nada de fazer uma vez e depois esquecer o assunto. 

Não compre mais que o necessário

Para evitar esse problema do estoque parado, é necessário comprar as mercadorias na medida certa, de acordo com as demandas dos consumidores. Até mesmo os produtos bem vendidos devem ser adquiridos de maneira equilibrada, pois comprar mais do que o necessário pode causar um desequilíbrio financeiro, já que gasta-se uma grande quantia de dinheiro de uma só vez, e os itens só serão vendidos ao longo dos próximos meses. 

Além disso, como ressaltamos acima, o cenário pode mudar, e o best-seller de hoje pode se tornar o produto esquecido de amanhã, e você terminar com uma enorme quantidade de mercadorias paradas na prateleira. Por isso, o ideal é adquirir uma quantidade de artigos suficientes para um determinado período.

Não deixe os produtos mais vendidos esgotarem no site

Ok, você já entendeu que não deve comprar mais do que o necessário. Mas o contrário também pode ser prejudicial. Deixar o estoque com uma quantidade muito pequena de mercadorias, especialmente aquelas mais procuradas pelo público, é um grande erro, que pode acarretar não só a perda de vendas pontuais como também a perda definitiva de clientes, que optam por passar a fazer compras na concorrência. Se um produto muito bem cotado está sempre zerado em seu site, ou esgota em instantes, é possível que o cliente se canse de esperar e migre de vez para outros sites, o que pode ser muito difícil de se reverter posteriormente. 

Por isso, é necessário ter um controle preciso do estoque. Faça levantamentos constantes e estabeleça a quantidade ideal de itens a serem adquiridos por vez. Isso vale para lojas virtuais que revendem produtos e também para quem trabalha com fabricação própria. 

É claro que imprevistos podem acontecer, e uma tendência inesperada pode surpreender a todos, aumentando a procura por determinados itens no site. Mas um planejamento eficaz e um controle rígido ajudam a minimizar o problema da falta de estoque. 

Lance mão da tecnologia

Por fim, um equívoco muito comum na gestão de estoque é ignorar o poder das ferramentas tecnológicas para tornar o controle mais eficiente. Manter o inventário rigorosamente atualizado é uma tarefa que se torna muito mais simples e menos sujeita a erros utilizando um software especializado ao invés de optar pelos métodos manuais. 

As lojas virtuais, que contam com estoques dinâmicos, demandam a utilização de recursos que tornem o trabalho mais ágil. Um bom software simplifica o registro de produtos e a emissão de notas, facilitando o controle e otimizando o tempo das equipes. 

Não importa o porte de seu e-commerce: o fato é que é de suma importância manter um registro preciso e confiável da quantidade de itens em estoque. Administrar bem as mercadorias armazenadas facilita a rotina da empresa e torna a gestão muito mais eficiente. 

Como você lida com essa questão em sua loja online?