Siga essas dicas para aumentar as vendas e driblar a crise

Em tempos de crise econômica, a pergunta que não quer calar no varejo é: como enfrentar o cenário desfavorável e aumentar as vendas?

Infelizmente, não há uma resposta absoluta para esse questionamento, mas há alguns caminhos interessantes. Cabe ao empreendedor deixar de olhar somente para os riscos e prejuízos, e passar a focar nas oportunidades, aproveitando a adversidade (que chega para todo mundo, incluindo a concorrência!) para inovar e dar novos rumos ao negócio.

Quer saber como? Então continue acompanhando!

Como vender mais em um cenário econômico desfavorável

É fato que, quando há recessão, os consumidores se sentem mais inseguros, têm menor poder de compra e, portanto, pensa um milhão de vezes antes de adquirir um produto ou serviço. Por isso, para driblar a crise, é fundamental conquistar a confiança desse público. Isso caminha lado a lado com o relacionamento. 

Para ter êxito nesse cenário, é fundamental ouvir o cliente, pedir feedbacks, conhecer seu comportamento de compra e suas necessidades, solicitar sugestões e buscar identificar possíveis problemas. É preciso se esforçar para oferecer a melhor experiência possível e se destacar.

Pense em maneiras criativas de construir um bom relacionamento com esses clientes em potencial, assim, sua empresa será a primeira da fila de contratação quando eles finalmente decidirem fechar uma compra. Às vezes, a conversão é apenas uma questão de timing. 

Enquanto isso, use e abuse de seu mailing e trabalhe estratégias para fazer os clientes antigos tornarem a comprar e, assim, aumentar o faturamento. 

Como vender itens que não são de primeira necessidade

Existem itens que as pessoas nunca deixam de consumir, mesmo em épocas de recessão econômica, pois são de primeira necessidade. Porém, basta o menor sinal de crise para os produtos e serviços considerados supérfluos saírem da fila de prioridades. Ou os clientes os riscam de vez da lista de compras, ou vão espaçando cada vez mais as compras. 

Portanto, se sua empresa fornece um produto ou serviço que não seja considerado essencial, o jeito é enfatizar o valor que eles têm, e como eles podem efetivamente melhorar a rotina do consumidor. Aja de modo a convencê-los sobre a garantia dos resultados que serão obtidos, mostrando que aquele investimento terá um bom retorno. Também é importante focar 100% em melhorar a experiência de compra oferecida. Para isso, invista em treinamentos e garanta que sua equipe esteja preparada para persuadir consumidores indecisos, sem ser invasiva demais e arriscar a saúde do relacionamento.

Foque no seu time de vendas

Investir em treinamento e capacitação, por sinal, é sempre importante. Mas em tempos de crise isso se torna mais urgente ainda, afinal, uma equipe bem treinada e preparada pode fazer toda a diferença para aumentar as conversões.

Nesse processo, procure escutar os membros da equipe: questione sobre o desempenho passado, os objetivos que já foram atingidos, as principais dificuldades. Enfim, busque identificar lacunas para saber o que pode ser melhorado. Essas informações podem ser preciosas para alcançar melhores resultados. Portanto, use-as em seus relatórios para ajudar a ter uma visão mais completa do cenário e estabelecer metas realistas. 

Conheça bem seu mercado

Também é importante saber exatamente quem é o seu público. Procure respostas para algumas questões, como o segmento de mercado em que a empresa atua, que perfis de clientes estão interessados por esse nicho, se esses perfis garantem o volume de vendas esperado, quem são os concorrentes e como eles estão se posicionando, entre outras. Isso vai ajudar a dar um norte. Em alguns casos, pode ser necessário recalcular a rota, fazer ajustes ou readequar a empresa à realidade do mercado e às necessidades do público. 

Hoje, não há espaço para achismos, seja qual for o setor de atuação de sua empresa. É preciso lidar com dados para tomar as decisões mais acertadas e aproveitar cada oportunidade. Acredite: em tempos de crise, isso pode ser decisivo!

O mundo corporativo passa por um momento instável devido ao cenário brasileiro, e essa situação adversa deve ser encarada de frente. Mas isso não quer dizer que sua empresa está fadada ao fracasso. Às vezes, a criatividade e um planejamento eficiente podem trazer grandes ganhos!

E então, que medidas a sua empresa tem tomado ou planeja tomar futuramente para melhorar os resultados e driblar a crise?

Nexaas Soluções