Saiba por que a inteligência artificial está revolucionando o conceito de gestão

22/02/19
4 min de leitura

Ao contrário do que pregavam os filmes de ficção científica antigos, ainda não vemos carros voadores pelas ruas. Mas a Inteligência Artificial já é uma realidade em nossa sociedade atual, tendo um papel importante para otimizar a execução de tarefas práticas do dia a dia e até mesmo para transformar o conceito de gestão. 

Neste post, vamos explicar por que a Inteligência Artificial está revolucionando a gestão corporativa, e o que sua empresa tem a ganhar ao adotá-la. 

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial nada mais é do que a inteligência humana simulada em máquinas que são programadas para raciocinar e agir como um ser humano. Hoje, a tecnologia já permite que essas máquinas sejam capazes de racionalizar, aprender novas funções, resolver problemas e tomar decisões. E o mais interessante é que essa tecnologia, ao contrário do que muitos podem pensar, não é inacessível.

No que diz respeito à gestão empresarial, a Inteligência Artificial está ligada à capacidade de utilizar a tecnologia para assimilar padrões de processos simples e recorrentes, eliminando a necessidade de ação humana para a realização de tais tarefas.

Diversas ações repetitivas e burocráticas podem ficar a cargos de máquinas e softwares inteligentes que substituem a ação humana, já que a inteligência assimila aquele modelo e amplia sua expertise para questões que vão além do padrão.

Muitas empresas acreditam que a Inteligência Artificial é algo fora da realidade devido ao custo, entretanto, as companhias verdadeiramente inovadoras já entenderam que investir nesse campo acaba sendo muito vantajoso, e pode trazer resultados surpreendentes. A seguir, falaremos um pouco sobre os benefícios da Inteligência Artificial

 

Os benefícios da inteligência artificial para as empresas

A Inteligência Artificial traz inúmeras vantagens para as empresas que a adotam. Ela ajuda, por exemplo, a diminuir os gastos operacionais, melhorar a eficiência dos processos e otimizar a experiência dos clientes. 

Ela também ajuda a economizar tempo dos profissionais, o que leva a um aumento na produtividade. Permite ainda minimizar os erros cometidos por falha humana e, é claro, realizar ações burocráticas, repetitivas ou até mesmo arriscadas. Isso tudo representa uma evolução na gestão empresarial que já não pode ser ignorada.

Quer ver alguns exemplos de como utilizar a Inteligência Artificial de maneira prática nas empresas? Então continue acompanhando.     

Exemplos de como aplicar a Inteligência Artificial para melhorar a gestão

Identificação de fraudes

Hoje, já é possível utilizar a tecnologia da Inteligência Artificial para detectar fraudes. Os softwares recebem uma grande amostra de dados que incluem atividades legais e atividades fraudulentas, assim, ele é “treinado” para diagnosticar rapidamente a validade de cada transação com base nos dados. Isso pode ser extremamente útil para os e-commerces, por exemplo. 

Atendimento ao consumidor

O atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de uma empresa, e a Inteligência Artificial pode dar uma força nesse sentido. Muitos sites já disponibilizam uma sessão de chat online em que o cliente pode expor seu problema, dúvida ou reclamação. Na maior parte das vezes, essas conversas são iniciadas por chatbots, programas capazes de automatizar a interação usando interfaces de conversação que imitam uma conversa humana. 

Com essa tecnologia, as máquinas conseguem compreender a linguagem natural e ajudar o cliente, tirando as dúvidas, extraindo informações do próprio site e direcionando-os a um atendente humano nos casos mais complicados. 

Gestão de Recursos Humanos

O RH tem muito a se beneficiar da Inteligência Artificial, pois, paradoxalmente, quanto mais automatizadas se tornam as tarefas meramente burocráticas, mais “humanas” as empresas conseguem se tornar. Isso porque, automatizando o trabalho de seleção e recrutamento, a equipe de RH tem liberdade para focar nas potenciais contratações e nas relações interpessoais. 

 A inteligência artificial é capaz de fornecer ferramentas, dados e insights poderosos que podem ajudar muito esse importante setor das empresas.  

Segurança cibernética

A Inteligência Artificial, entre outras funções, também pode ser usada para reforçar a cibersegurança e oferecer proteção contra ataques de hackers. Atualmente, já é possível automatizar processos complexos para detectar potenciais invasões e reagir rapidamente a violações.

Os produtos de tecnologia antifraude de dados conseguem detectar, analisar e se proteger automaticamente de ataques avançados.

Automação de processos

Automatizar a gestão é uma ótima forma de otimizar os processos necessários para a operação da empresa. Ao tornar certos processos contínuos e automáticos, o gestor consegue economizar tempo e recursos, e ganhar mais autonomia para focar em ações decisivas.

Praticamente todas as tarefas burocráticas e recorrentes podem ser automatizadas. Para se manter alinhado às principais tendências de mercado, é necessário apostar na automação de processos por meio da Inteligência Artificial para otimizar a gestão de seu negócio. Se você se interessou pelo assunto, clique aqui para baixar nosso e-book exclusivo sobre automação

Vale ressaltar que o objetivo de aplicar a Inteligência Artificial na gestão empresarial não significa substituir os colaboradores por máquinas, mas sim reservar o potencial humano para atividades que um computador jamais será capaz de assimilar, como as ações que envolvem planejamento, criatividade e raciocínio crítico.

O que a Inteligência Artificial faz é aprender e repetir padrões de ações que independem da mão de obra humana, deixando os profissionais mais livres para focar no core business, que não pode ser terceirizado para máquinas. 

E a sua empresa, já está pronta para essa realidade?