Proposta de valor: por que ela é tão importante para a sua marca?

A proposta de valor é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas, ainda hoje, muitos gestores negligenciam esse conceito ou desconhecem a melhor maneira de aplicá-lo no dia a dia. Com isso, acabam deixando passar oportunidades maravilhosas de crescimento.  

Se você não conhece a importância da proposta de valor para o seu negócio, continue lendo. Este post é para você!

O que é a proposta de valor?

A proposta de valor é um conceito de marketing que define se determinado negócio de fato tem valor para seu público. Ela é fundamentada nos pilares da marca, que devem apontar para a maneira como ela deve ser vista no mercado. Trata-se de uma promessa daquilo que efetivamente será entregue, funcionando como um indicativo das razões pelas quais o cliente deve optar por seu produto ou serviço ao invés dos oferecidos pela concorrência. 

Uma boa proposta de valo deve explicar o modo como o produto ou serviço pretende solucionar os problemas enfrentados pelos clientes, oferecer benefícios bem específicos e mensuráveis, e fornecer um diferencial perante os concorrentes. 

A importância da proposta de valor para os negócios

A proposta de valor é extremamente importante, pois é nela que as empresas irão basear suas ações para se posicionar no mercado, atingir seu público e construir um diferencial frente à concorrência. O modo de uma empresa se posicionar em seu segmento de atuação e divulgar suas propostas e valores pode ser decisivo para atrair mais clientes que se identifiquem com aquela filosofia. Isso ajuda inclusive na fidelização, já que aumenta as chances de conquistar pessoas que estejam realmente alinhadas à cultura da marca. Isso, é claro, reflete na lucratividade.

Para além de melhorar a rentabilidade dos negócios, a proposta do valor também ajuda a melhorar as operações internas ao minimizar as chances de erros e, portanto, reduzir o prejuízo, uma vez que o planejamento está fundamentado nos alicerces da empresa, e alinhado às reais demandas do público. 

Como criar a proposta de valor de uma empresa

Agora que você já sabe o motivo da relevância da proposta de valor, chegou a hora de entender como criá-la.

Há várias formas possíveis para criar uma proposta de valor, mas, para não ter erro, você pode seguir uma a fórmula padrão que contenha:

– Um título impactante e relevante que defina bem o benefício oferecido, com concisão. 

– Um subtítulo que explique o que a empresa faz, para quem o produto ou serviço se destina e por que ele é relevante. Ele pode ser constituído de um parágrafo de duas a três linhas, sem “encher linguiça”.  

– Uma lista de benefícios, que explique resumidamente as principais vantagens e diferenciais do produto ou serviço. 

Para causar ainda mais impacto, use imagens e elementos visuais que reforcem a mensagem a ser passada.

Além dessas questões técnicas, atente para o fato de que uma boa proposta de valor deve responder a perguntas como o produto ou serviço que está sendo vendido, o principal benefício oferecido, o público-alvo e os principais diferenciais. 

Dicas para que sua proposta de valor seja mais eficiente

Aposte na simplicidade

Aqui, menos é sempre mais. Sua proposta de valor deve ser simples de ser compreendida pelo público, oferecendo uma leitura fluida e uma proposta atrativa. Como esse será o primeiro contato com os possíveis clientes, todo cuidado é pouco para apresentar o produto ou serviço da melhora forma possível. 

Pense em um bom título 

Nesse momento, você deseja atrair pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço. Portanto, o título de sua proposta deve ser relevante e estar relacionado ao seu setor de atuação. 

Utilize recursos visuais chamativos

Uma imagem, às vezes, pode valer mais do que mil palavras. Por isso, utilize recursos visuais atraentes para chamar a atenção do seu público e estimule os potenciais clientes a ler sua proposta e se interessar pelos benefícios oferecidos. 

Conheça a concorrência

É fundamental e urgente conhecer bem seus concorrentes diretos e identificar aquilo que eles estão oferecendo. De posse dessa informação, é possível desenvolver melhorias em seu negócio para criar um diferencial.

Como você pode perceber, uma proposta de valor realmente efetiva pode ser responsável para fazer o seu negócio deslanchar frente os concorrentes e ganhar muito mais relevância no mercado. Quando bem aplicada, ela é capaz de mostrar aos clientes e prospects as propostas, diferenciais e valores de sua empresa, e comunicar os benefícios com que o público pode contar ao escolher seu produto ou serviço. Portanto, não desperdice essa oportunidade: elabore já uma proposta de valor seguindo as dicas acima e veja seus negócios prosperarem!

Nexaas Soluções