Para lojas físicas a logística é fundamental para gerir a movimentação dos produtos. Com a força do mercado digital e o aumento da procura por melhorar a experiência de compra, muitos varejistas têm opções de frete diretamente da loja física para o cliente.
Com a expansão do mercado de e-commerces e marketplaces, as empresas de logística possuem sistemas ou tabelas de frete específicas para atender lojas online e físicas. O aumento deste mercado impulsionou várias outras formas de negócios e opções de entrega para o consumidor final escolher, conforme a necessidade ou comodidade dele.
Fazer a logística de uma loja física e um e-commerce ao mesmo tempo, é uma tarefa árdua. Se não há um sistema dedicado para esta função, esta tarefa fica ainda pior. No setor do varejo, o estoque é certeiro apenas em uma média de 63% do tempo e a causa é, na maioria das vezes, falta de automação ou de uma plataforma integradora confiável.
Ter um estoque integrado entre e-commerce e loja física torna a empresa mais eficiente, devido ao alto nível de automatização destes processos, evitando falhas humanas e até de software. Após um alto número de pedidos, todos estes processos começam a tomar muito tempo, orçamento e gera problemas de reposição de estoque.
O varejista deve estar atento à periodicidade de recebimento de mercadorias, demanda de vendas em grandes quantidades, entregas agendadas e outros fatores presentes no dia-a-dia de um lojista.
Utilizando recursos como, um PDV integrado ao seu ecossistema de vendas, você consegue realizar a atualização dos seus estoques automaticamente. Com isso, o sistema consegue utilizar o estoque de outras origens para realizar uma venda. Assim, reduzindo problemas de mercadorias estagnadas e auxiliando na movimentação de canais específicos, como, por exemplo, marketplaces, e-commerces, lojas físicas, hubs, entre outros.
A organização do negócio é um fator chave neste momento, uma vez que a logística fica desorganizada, problemas de entregas e falta de mercadorias afetam o negócio e impossibilita a venda de produtos, impactando diretamente no faturamento e gerando frustração no consumidor.
Crie estratégias de logística personalizadas, como por exemplo, dark stores, prateleira infinita, compre online e retire na loja ou logística reversa. Utilize sistemas que integram seus principais softwares de gestão, sejam eles OMS, ERP’s, PDV’s ou um sistema omnichannel. É importante que você considere contratar um sistema que seja capaz de gerar estas conexões sem gargalos, evitando problemas de integração e sobrecarga de servidores.
A melhor forma de organizar a logística do seu negócio é fazer a automação destes processos. Utilize também estratégias de vendas, que aumentem o seu faturamento e aproveite 100% do potencial de vendas que o seu negócio pode gerar.
A Nexaas tem a solução perfeita para você que quer integrar o seu negócio com um OMS omnichannel. A nossa ferramenta ainda conta com integrações nativas aos softwares mais utilizados no mercado, tudo isso aliado a um PDV móvel que traz mobilidade, facilidade e aumenta o engajamento do cliente com o seu negócio.