O papel do business partner na busca de soluções estratégicas para sua empresa

Um dos grandes desafios a ser enfrentado pelos gestores corporativos é engajar suas equipes a perseguirem os objetivos traçados. Quando isso é feito de forma efetiva, a empresa ganha competitividade e se torna mais lucrativa. Mas não se trata de uma tarefa fácil. Por isso, é importante contar com profissionais preparados para buscar constantemente soluções estratégicas e inovações para o negócio.

Neste post, vamos explicar o papel do business partner nesse contexto. Quer saber qual é a função dessa figura em uma empresa? A gente explica!

Business Partner: o que é e onde vive

O papel do business partner é atuar como uma espécie de consultor interno, cuja função é principalmente buscar soluções estratégicas para melhorar os negócios. Isso inclui a operação em si como também a gestão dos recursos humanos. Um bom business partner deve ser responsável por aproximar o RH das áreas de negócios, de modo a agregar mais valor à companhia.

Esse profissional decisivo precisa conhecer a fundo toda a estrutura operacional da organização e promover o alinhamento entre as demandas do negócio e as da gestão de pessoas para viabilizar os resultados esperados.

As principais atividades do Business Partner

O grande diferencial do business partner é entender o negócio como um todo para, de posse desse conhecimento, planejar estratégias e soluções para os problemas e necessidades da empresa. Trata-se de uma pessoa que estará na linha de frente, olhando para o cenário presente e, principalmente, para o futuro da empresa. Ele deve ajudar a construir projetos e soluções sustentáveis e de valor tanto para as pessoas como para o negócio.

Sabemos que, na prática, cada setor de uma companhia acaba se ocupando mais de suas próprias demandas e dificuldades, e a figura do business partner é fundamental para ter uma visão mais holística de tudo o que envolve a empresa.

Além de ter essa visão global dos negócios, esse profissional também deve atuar como um mediador das relações entre as diferentes áreas, para melhorar o clima organizacional, facilitar o andamento da dinâmica corporativa e, assim, obter retornos mais expressivos.

O profissional que atua como business partner precisa deter conhecimento sobre a realidade, os objetivos e as operações da empresa, bem como um talento especial para gerenciar equipes, já que ele será responsável por agir como conselheiro dos executivos e manter as relações interpessoais em equilíbrio.

De forma resumida, as responsabilidades do profissional incluem a definição de estratégias que vão desde as contratações até as políticas internas, capacitar colaboradores, mediar conflitos e prever problemas antes que eles se agravem, apontando a necessidade de mudanças e melhorias precocemente e evitando dores de cabeça maiores no futuro.

Os desafios a serem enfrentados

Como você pode perceber, desempenhar o papel de business partner não é para qualquer um. Esse profissional pode se deparar com inúmeros desafios em sua trajetória, e precisa estar apto para enfrentá-los da melhor maneira possível.

Um dos principais desafios é o de desenvolver planos inteligentes e sustentáveis e, mais importante ainda, colocá-los em prática, traçando todas as ações necessárias para que os objetivos esperados sejam atingidos com sucesso. Ele também precisa acompanhar de perto a execução dessas ações, de ponta a ponta, analisando os riscos envolvidos e minimizando possíveis problemas.

Além disso, o business partner precisa atender os interesses e demandas de todos os envolvidos na organização, mantendo o negócio rentável. Essa função de conciliação nem sempre é fácil, e exige muito jogo de cintura.

Por fim, também faz parte das funções desse profissional capacitar e preparar sua equipe para aplicar as estratégias traçadas, o que é sempre algo desafiador.

O perfil do Business Partner ideal

O business partner costuma ser um profissional generalista, que pode lidar com vários assuntos simultaneamente sem se aprofundar muito em nenhum, mas capaz de executar os processos dos especialistas em cada área do negócio. Em muitos casos, contudo, o profissional já tem uma formação de especialista mas, ao migrar para um campo muito mais abrangente, acaba se tornando um generalista. Isso é importante, já que o business partner desempenha diversas funções.

Dentre as qualidades esperadas para alguém que deseje atuar nessa área, estão a flexibilidade e a versatilidade, o amplo conhecimento sobre o negócio, as habilidades de negociação, o bom relacionamento interpessoal, conhecimentos em gestão de pessoas e em processos, entre outras.

Hoje, o business partner já desempenha um papel importante em grandes empresas, e a tendência é que, futuramente, essa figura se torne cada vez mais essencial para os negócios de todos os portes. Portanto, vale começar a se preparar o quanto antes para essa realidade.

Você já conhecia o conceito de business partner?

Nexaas Soluções