O papel da recorrência no novo modelo de consumo

As mudanças tecnológicas não estão apenas criando inovações técnicas, mas também novos modelos de consumo. Nesse contexto, a economia de recorrência está ganhando cada vez mais força, o que traz muitas vantagens para as empresas, já que proporciona mais estabilidade e previsão de receita.

Se até bem pouco tempo atrás o consumidor pagava para adquirir um produto ou serviço, hoje a ideia é que ele pague para ter acesso a um produto ou serviço, em um modelo de assinatura com pagamento recorrente. 

Mediante o pagamento de um valor mensal, o usuário ganha uma licença para utilizar um software ou um serviço online, e receber todas as atualizações automaticamente. Hoje, essa já é uma realidade para diversos mercados, como o streaming audiovisual, o mercado fonográfico, o de tecnologia, o de educação, o de livros digitais e, sobretudo, os negócios SaaS (software como serviço). 

A recorrência em empresas SaaS

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo SaaSholic, mais de 60% das empresas SaaS brasileiras têm pelo menos R$ 1 milhão de receita recorrente anual, e levam em média dois anos para alcançar esse faturamento. 

Para alcançar o sucesso, porém, não se pode perder de vista a mensuração dos resultados. Analisar minuciosamente os números ajuda a empresa a descobrir o que está dando certo e identificar pontos de melhoria para se aprimorar cada vez mais. 

Algumas das métricas mais importantes para se considerar são o CAC (Custo de Aquisição por Cliente),  o MRR (Receita Recorrente Mensal), o LTV (Lifetime Value ou Valor do Tempo de Vida), o Churn Rate (Taxa de Cancelamento), o Ticket Médio, o Net Promoter Score, entre outras. Acompanhá-las de perto permite ao gestor saber se o cliente está satisfeito com o serviço contratado e se ele realmente está entregando valor.

Como a economia recorrente influencia a sociedade de consumo?

As novas tecnologias estão cavando o terreno para que novas formas de consumo sejam exploradas, rompendo com o mercado tradicional. Os clientes estão consumindo de uma maneira diferente, e dando cada vez mais valor à experiência proporcionada pela empresa.

Ao associar o acesso descomplicado ao serviço, o bom atendimento e uma experiência memorável, a empresa revoluciona a maneira como os serviços são prestados. Interfaces amigáveis, disposição em ouvir e atender as demandas dos clientes, acessibilidade, mobilidade e preços justos também são essenciais para essa nova dinâmica. Além disso, é necessário que a inscrição e o pagamento sejam fáceis e acessíveis, e, sobretudo, que haja de fato uma entrega de valor efetiva. O cliente precisa sentir que o serviço oferecido faz a diferença em sua rotina. Tudo isso está tornando o acesso uma experiência única, em que o cliente é a parte central, em uma relação estreita sustentada pela recorrência do uso. 

A inteligência dos dados na economia de recorrência

Para escalar um negócio que atue no modelo de recorrência de modo consistente, é preciso investir na coleta e na análise de dados e oferecer serviços alinhados com as predileções do público. Ao interpretar corretamente as informações sobre seus usuários, a empresa consegue alcançar a façanha de transformar clientes em fãs.

Todos os dados devem ser mensurados e analisados, para que possam ser traduzidos em inovações e facilidades que os conquistem cada vez mais, e em ações visando a melhorar a experiência, fidelizando-os e diminuindo as chances de churn. 

Como migrar sua empresa para a economia da recorrência

Se você tem um negócio e está pensando em migrá-lo para um modelo de recorrência, atenção às dicas abaixo!

Precifique corretamente

O primeiro passo é estabelecer os tipos de planos oferecidos, e seus respectivos preços. É importante ter atenção nessa etapa, porque valores muito altos podem afastar possíveis clientes, enquanto valores muito baixos podem prejudicar a lucratividade. Para chegar ao preço ideal, é necessário analisar seu mercado e observar a concorrência. 

Atrair clientes

Nenhum negócio sobrevive sem seu público. Para atrair clientes interessados em fazer uma assinatura, é necessário investir em marketing.  Hoje, o marketing digital oferece uma série de instrumentos para isso, como a possibilidade de anúncios online, links patrocinados, publiposts em mídias sociais, e-mail marketing, e por aí vai. Trata-se de uma área promissora, porque exige um investimento menor, e tem possibilidade de trazer grandes retornos.  

Invista no Customer Success

Na economia da recorrência, fidelizar os clientes atuais é tão essencial quanto mais assinaturas. Como fazer isso? Garantindo que ele tenha sucesso ao utilizar seu serviço! É necessário ir muito além de apenas prestar suporte, mas sim agir proativamente, mantendo um contato próximo e estando apto a identificar qualquer problema antes que ele se agrave. 

Para além de um atendimento impecável, também é necessário oferecer sempre a melhor experiência, o que inclui ter grandes diferenciais frente à concorrência. Por isso, forneça atualizações, melhorias e novidades à base de assinantes regularmente, e se assegure de que as novas funcionalidades atendam às demandas do público. 

Não se esqueça de que investir no relacionamento com os clientes é o que vai torná-los fiéis e até mesmo aumentar o ticket médio, por meio de cross-selling e up-selling, e até mesmo de recomendações a novos consumidores.

Contrate um sistema de gestão empresarial eficiente

Por fim, mas não menos importante, é essencial contar com o apoio de um bom sistema de gestão empresarial que se integre a outras ferramentas já utilizadas pela empresa, pois isso ajudará a evitar erros, e a economizar tempo e recursos, automatizando tarefas e permitindo a configuração de cobranças recorrentes. 

Para que a sua empresa prospere e se destaque, é fundamental contar com uma gestão 100% automatizada, e um software focado na gestão de recorrências, capaz de gerenciar planos, contratos, cobranças e pagamentos, pode fazer toda a diferença! 

O Billimatic oferece esse modelo de cobrança e simplifica a rotina do gestor ao automatizar o faturamento das empresas e permitir a configuração e o controle de cobranças e faturamentos recorrentes, aumentando a produtividade do gestor e sua equipe. Além disso, o software se integra via API com os grandes sistemas de gestão corporativa do mercado, proporcionando uma visão completa do negócio em tempo real!

 

E sua empresa, já está preparada para esse novo modelo de consumo?

Nexaas Soluções