O novo papel do CRM no sucesso das equipe de vendas

O papel da equipe de vendas é importantíssimo para o sucesso da empresa, já que ela funciona como um verdadeiro porta-voz perante os clientes, ajudando-os a formar uma opinião sobre a marca e persuadindo-os a adquirir um novo produto ou serviço. Por isso, é fundamental focar no relacionamento com os consumidores. Nesse contexto, fazer bom uso do CRM pode ser algo extremamente valioso. 

Neste post, vamos mostrar como utilizar os princípios do CRM para otimizar os resultados de sua equipe de vendas. 

O CRM como solução estratégica para melhorar a comunicação

Falar em relacionamento com o cliente implica falar em comunicação, algo extremamente necessário para se obter bons resultados. Em um mercado tão amplo e competitivo, já não é mais viável somente atender o cliente com educação, é preciso ir além disso, ajudando-o e colaborando com seu sucesso de uma forma que transcenda as vendas. 

Algumas boas estratégias para melhorar a comunicação com os clientes são: elaborar um clipping com as principais novidades e notícias sobre o mercado de atuação de seu cliente, oferecer descontos ou outros benefícios para indicações de clientes satisfeitos, realizar eventos que visem ao networking (permitindo que seus clientes se relacionem entre si), entre outras ações que podem ser muito efetivas. 

O CRM para melhorar as rotinas da equipe de vendas

O CRM também pode e deve ser adotado para melhorar a rotina empresarial, desenvolvendo uma nova cultura de atendimento e relacionamento no time de vendas. Afinal, os profissionais de vendas devem dividir suas atividades entre a busca por novos clientes e a interação com os antigos, e essa rotina de relacionamento ajuda a aumentar a percepção de que a equipe de vendas tem que ter como prioridade máxima os relacionamentos interpessoais. 

O CRM para mensurar a satisfação do cliente

O CRM pode ser muito efetivo para ajudar a estabelecer métricas e medir os níveis de satisfação dos consumidores. É obrigação da equipe de vendas fomentar o relacionamento com os clientes, e, para descobrir se isso está sendo realizado, é necessário criar algumas métricas para que a equipe de vendas consiga mensurar o nível do seu relacionamento com o público. 

Existe várias métricas que podem ser utilizadas, como o número de indicações que vieram por meio de clientes antigos, o número de novas propostas enviadas, o número de problemas solucionados em um determinado período, o número de problemas que ficaram sem solução, entre outros indicadores que comprovam o efeito das práticas de CRM da equipe de vendas.

O CRM como fonte de dados

Outro ponto interessante é que o CRM pode atuar como uma espécie de termômetro do processo de vendas, ajudando a empresa a descobrir o momento em que determinado cliente está pronto para passar para a próxima etapa do funil, ou em que ele está pronto para um cross-selling ou para um up-selling do produto ou serviço que ele já conhece. Um bom sistema de CRM ajuda a levantar essas informações facilmente, e é uma rica fonte de dados que podem e devem ser utilizados pela equipe de vendas para melhorar seu desempenho. 

O CRM para estreitar os laços

É importante tomar algumas medidas que demonstrem que a empresa realmente se importa com os clientes. Com o CRM, é possível utilizar os dados do cadastro para criar um programa de relacionamento em que a empresa se mostra próxima o tempo todo. 

Lembrar datas importantes que devem ser celebradas, por exemplo, ajuda a criar um diferencial e a estreitar o relacionamento da organização com seus clientes. Por isso, usar o CRM como uma espécie de “agenda” inteligente permite a programação de lembretes úteis para continuar o diálogo e fomentar o relacionamento, transparecendo o quanto a empresa está alinhada com os interesses do consumidor. 

O CRM para otimizar o follow-up

O CRM também pode ajudar a equipe de vendas a organizar suas tarefas diárias para que ações importantes, como enviar um e-mail ou retornar uma ligação para fechar um novo negócio, sejam esquecidas. É possível utilizar os alertas do CRM para programar o envio de e-mails e fazer lembretes de ligações e horários de reuniões, ajudando no processo de follow-up. Assim, nunca mais a equipe de vendas perderá um prazo ou deixará de realizar alguma atividade por descuido!

Como visto, o CRM tem um papel essencial para o sucesso dos negócios e, por esse motivo, deve fazer parte da equipe de vendas. Devido à sua relevância no suporte às vendas e na criação de relacionamento com os clientes, esse é um ponto que já não pode ser negligenciado. Neste post, já explicamos de que maneira a escolha do sistema de CRM pode influenciar na conversão, e vale a pena dar uma conferida!

Você já utiliza o CRM para melhorar suas vendas?

Nexaas Soluções