Nota Carioca – dicas para facilitar a emissão de NFS-e para o Rio de Janeiro

As notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e) são um tipo de nota fiscal que deve ser emitida em situações de prestação de serviço de qualquer natureza. Esse documento formaliza a transação entre o cliente e o prestador de serviços, no ambiente físico ou no digital. A NFS-e tem as vantagens de poder ser usada como recibo, e contar com validade jurídica e fiscal. 

A emissão deve ser feita no site da prefeitura da cidade em que a empresa prestadora está sediada. A maior parte dos municípios já aderiu ao documento digital, como é o caso do Rio de Janeiro, que já conta com a Nota Carioca há alguns anos. 

A Nota Carioca (NFS-e RJ)  foi criada para modernizar o sistema tributário do Rio de Janeiro, padronizar os sistemas de controle das instituições pertinentes e simplificar a rotina das empresas ao emiti-la, uma vez que todos os processos são feitos pela internet. 

Para fazer a emissão da Nota Carioca,  é preciso acessar o site da prefeitura do Rio de Janeiro e efetuar um cadastro. Neste post, vamos contar quais são as vantagens de utilizar esse sistema e explicar o passo-a-passo para emitir as notas!

Vantagens da Nota Carioca 

O programa Nota Carioca é importante para os prestadores de serviço, já que traz uma série de benefícios: para as empresas. Para começar, a emissão online diminui os gastos com impressão e com a armazenagem da NFS-e. Ela também torna o controle gerencial de emissão de NFS-e muito mais eficiente, já que as informações ficam centralizadas, e são de fácil acesso. 

O sistema da Nota Carioca também proporciona mais conveniência às empresas, já que dispensa a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) para a NFS-e, e também a escrituração dos livros Registro de Apuração do ISS – modelo 3 e Registro de Apuração do ISS para a Construção Civil (RAPIS) – modelo 5. Além disso, também elimina a necessidade da apresentação da Declaração de Informações Econômico-fiscais (DIEF).

Como emitir a Nota Carioca online

O primeiro passo é acessar o site da Nota Carioca e clicar na opção “Não possui senha?”. A partir daí, você será redirecionado para uma tela de cadastro, onde deverá informar os dados exigidos para gerar a sua senha do sistema. Para pessoas jurídicas, essa operação demanda o uso de um certificado digital para garantir a integridade e a autenticidade das informações.

Feito o cadastro, é hora de entrar no sistema com login e senha em mãos, logar no site e finalmente começar a emitir a NFS-e de maneira automática. Lembre-se de que para cada nota emitida, será preciso preencher todas as informações manualmente.

No site da prefeitura, o usuário também consegue acessar toda a legislação e a lista de documentos necessários para emitir a Nota Carioca.

Como simplificar o processo de emissão de notas fiscais em seu negócio

Como você viu, é preciso preencher todas as informações manualmente a cada nova emissão, o que pode levar muito tempo e sujeitar a empresa a erros de digitação. Mas saiba que também é possível emitir a nota fiscal eletrônica de serviço no Rio de Janeiro de forma automática, integrada a um sistema de gestão empresarial! Isso é altamente recomendado pois, além de evitar falhas manuais, economiza tempo do gestor, que consegue ficar livre para focar nos negócios da empresa.

Para emitir notas de um modo mais simplificado, sem risco de erros de cálculo ou de digitação, o ideal é adotar um emissor de notas fiscais eletrônicas como o Emites. O software é o emissor de maior abrangência do mercado, e está disponível para mais de 400 municípios, incluindo o Rio de Janeiro. Assim, é muito mais fácil emitir notas fiscais eletrônicas de serviços sem riscos nem desperdícios. 

Além de possibilitar a emissão de notas fiscais de serviços, usar o Emites também traz outros benefícios, como a atualização automática das tabelas fiscais, o cálculo em tempo real de tributos e retenções em operações de entrada e saída e a exclusividade dos templates tributários para facilitar o cálculo das alíquotas. O software é compatível com o certificado digital do formato A1, e se integra a outros sistemas via API, facilitando muito a gestão corporativa.

O Emites opera 100% online, pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer dispositivo, e é totalmente seguro.  Além disso, permite o envio automático das notas fiscais por e-mail, o que proporciona mais agilidade e qualidade no atendimento aos clientes, melhorando a sua experiência.  

Quer revolucionar o processo de emissão de notas fiscais em sua empresa e otimizar sua gestão? Clique aqui e saiba mais!

Nexaas Soluções