Motivos para adotar a tecnologia SaaS em sua empresa

Não tem como negar que a tecnologia SaaS está cada vez mais em voga. A computação em nuvem viabilizou um novo modelo de negócios em que praticamente tudo o que antes era vendido como produto pode agora ser oferecido como serviço, e isso traz muitas vantagens para as empresas que adotam essa tecnologia. 

Neste post, vamos contar quais são os principais motivos pelos quais você deveria começar a pensar seriamente a adotar o modelo SaaS em sua empresa.

O que é a tecnologia SaaS

SaaS é a sigla para Software as a Service, ou software como serviço. Trata-se da tecnologia que permite oferecer softwares por meio da internet, em forma de serviço por assinatura. O modelo do SaaS é prático e fácil, já que elimina a necessidade de instalação, manutenção e atualização de programas em servidores físicos. Basta ter um dispositivo conectado à internet para a mágica acontecer.

Os SaaS são hospedados e executados na nuvem, e são de responsabilidade da empresa fornecedora do serviço. Elas também se ocupam de administrar o acesso e garantir a segurança dos dados, a conectividade e os servidores utilizados.

Quais são os benefícios de utilizar essa tecnologia?

Dentre as diversas vantagens de adotar um SaaS estão as seguintes:

Mobilidade

As soluções SaaS operam em nuvem, o que significa que é possível acessar os dados a qualquer momento, de qualquer lugar. O gestor consegue monitorar todo o trabalho e conferir qualquer informação de maneira remota, utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet.

Facilidade de upgrade

O modelo SaaS permite atualização rápida de suas informações. Isso facilita a adaptação a eventuais mudanças na legislação ou inovações propostas. Como os upgrades são gerenciados pelo fornecedor, as plataformas SaaS não demandam downloads ou instalação de programas para atualizar a ferramenta.

O sistema está sempre em melhoria constante, de uma maneira que seria impossível com um programa instalado internamente.

Redução de custos

Uma grande vantagem do SaaS é que ele demanda bem menos investimentos financeiros, já que a própria empresa fornecedora do serviço se responsabiliza pelas atualizações e pela manutenção do software. Não é necessário pagar taxas nem comprar licenças e, muitas vezes, nem mesmo contar com uma equipe de TI dedicada integralmente a isso.

Os preços se baseiam em assinatura mensal, o que torna os custos muito menores comparando com os pacotes de softwares comprados ou desenvolvidos internamente.

Suporte técnico especializado

Todo o relacionamento com o fornecedor do serviço é feito online, e há profissionais especializados disponíveis para auxiliar em caso de problemas, erros ou dúvidas. O suporte é feito de maneira remota e com eficiência, sem necessidade de parar todo o trabalho para esperar um técnico visitar a empresa.

Mais segurança de dados

Com o Saas, não existe o risco de corromper ou perder arquivos, pois o fornecedor do software se encarrega pelos backups automáticos. Tudo fica salvo na nuvem, sem risco de se extraviarem ou serem deletados equivocadamente. Além disso, a atualização constante reduz as chances de bugs no sistema.

Integração com outros sistemas

Um grande trunfo das plataformas SaaS é que elas conseguem se adaptar às demandas dos clientes. A maioria dos provedores permite personalizar o serviço e oferece APIs que fazem a integração com outros sistemas já utilizados por sua empresa, para facilitar e modernizar a gestão e possibilitar a automação de diversos processos, simplificando a rotina corporativa.

Facilidade na organização de informações

O modelo SaaS facilita a integração das informações e dos processos da empresa. Todos os dados ficam centralizados, o que facilita a organização e evita erros. Além disso, essa centralização também proporciona ao gestor corporativo uma visão holística dos negócios, possibilita a geração de relatórios inteligentes e ajuda no processo de tomada de decisão.

Maior produtividade

Com os SaaS, é possível automatizar completamente as tarefas burocráticas e recorrentes. Com isso, os gestores e suas equipes conseguem se dedicar integralmente ao core business da empresa, o que reflete em mais qualidade ao trabalho realizado e maior produtividade.

Adotando essa tecnologia, a empresa consegue focar mais no planejamento estratégico, na elaboração de ações, no relacionamento com o cliente, entre outras atividades cruciais para o crescimento do negócio. Trata-se de um modelo muito mais dinâmico, ágil e seguro, que só traz benefícios para quem o utiliza.

O SaaS tem causado uma verdadeira revolução por simplificar os processos das empresas, conferir mais agilidade e produtividade e diminuir os custos. Se você já se convenceu da importância de abraçar essa inovação em sua empresa, visite o nosso site e conheça as nossas soluções integradas e inteligentes para levar a gestão corporativa a um novo patamar!

Nexaas Soluções