Missão, visão e valores: entenda a importância dessas premissas para o seu negócio

Missão, visão e valores são três premissas primordiais para o sucesso de um negócio, e têm um papel importantíssimo para a criação de um planejamento estratégico eficiente. Essas premissas funcionam como direcionadores para facilitar a tomada de decisões, ajudando a apontar os caminhos que devem ser seguidos. 

Essas três premissas são responsáveis por moldar a identidade da empresa e a maneira como ela deve se comportar no mercado, o que se refletirá na forma como ela serão enxergada pelo público, pelos parceiros comerciais e até mesmo pela concorrência. 

Quer entender melhor cada um desses conceitos, e conhecer a sua importância no mundo corporativo? Neste post, a gente te explica. 

A missão de uma empresa

A missão é, em poucas palavras, o motivo que leva uma empresa a existir, ou seja, qual é o seu papel primordial na sociedade e no mercado. Somente tendo bem clara a razão de existir de um negócio é que se consegue elaborar estratégias consistentes de crescimento. 

O primeiro passo para criar a missão da empresa é identificar as propostas de valor que ela planeja entregar, definindo os produtos/serviços oferecidos e, mais ainda, de que forma se pretende influenciar a vida dos clientes. 

É importante que a missão atue como uma espécie de crença que orienta as práticas das pessoas envolvidas com a empresa. Ela também deve ser inspiradora e ajudar a criar engajamento entre os profissionais que atuam na empresa e seus parceiros comerciais, pois eles devem ser verdadeiros aliados. Para que o negócio deslanche, é necessário que todos os envolvidos estejam perfeitamente alinhados com a missão proposta. 

A visão de uma empresa

A visão corresponde aos objetivos de longo prazo que a empresa pretende atingir. Para criar essa premissa, o primeiro passo é definir a posição que se espera conquistar no mercado no futuro, esclarecendo quais são as aspirações e inspirações.

A aspiração da empresa representa as intenções que podem ser alcançadas de maneira mais objetiva e direta, enquanto a inspiração está relacionada à construção de algo mais íntimo, como se espera que seja a percepção da empresa pelo público.  

Os valores de uma empresa

Valores, em um âmbito corporativo, nada mais são do que as crenças e os princípios éticos e morais que direcionam o comportamento da empresa. Trata-se da lista de características que resumem a “personalidade” do negócio e orienta as medidas a serem tomadas.

Os valores da empresa devem se refletir também em seus colaboradores, daí a importância de os processos de recrutamento se ocuparem não só das qualificações técnicas dos candidatos, mas também em desvendar se o perfil deles está alinhado com os valores esperados. 

Como elaborar essas três premissas? 

A elaboração dessas três importantes premissas não deve ser aleatória. É necessário que tanto a missão, quanto a visão e os valores da empresa respondam a determinadas questões. 

Por exemplo, para determinar a missão, é necessário analisar criticamente o que, de fato, a empresa faz, ou seja, qual é a sua atividade-chave. Também é preciso questionar qual é o público que se pretende atingir, a finalidade que se planeja alcançar com aquela atividade, como e onde serão realizadas as atividades-chave e, finalmente, qual é a responsabilidade social da empresa, ou seja, quais são os possíveis impactos na vida dos consumidores. 

Já para definir a visão, é importante entender quais são os objetivos de longo prazo, aonde a empresa realmente pretende chegar. Também é necessário pensar no que se espera alcançar, ou seja, qual finalidade se pretende atingir ao completar esses objetivos de longo prazo. 

É importante, ainda, pensar em algumas questões mais práticas, tais como quais serviços ou produtos serão oferecidos e qual é a imagem que deseja construir para si perante o público e os parceiros comerciais. 

Por fim, para determinar os valores da empresa, deve-se ter em mente questões como as características e atitudes que se espera da equipe, a qualidade do ambiente de trabalho e o clima organizacional, a maneira como a empresa se relaciona com clientes e prospects e, finalmente, como deve ser o relacionamento com parceiros, aliados e fornecedores. 

Um bom planejamento estratégico é a chave para o sucesso comercial de uma empresa, e os três pilares descritos acima são uma peça fundamental para a elaboração de um planejamento eficaz. A missão é o componente básico do planejamento, assim como a visão ajuda a direcionar as medidas tomadas e o estabelecimento dos objetivos. Os valores também são de fundamental importância, já que orientam os comportamentos e atitudes dos profissionais que atuam na empresa. 

É a partir da definição da missão, da visão e  dos valores fundamentais empresa que sua identidade será construída e sua estratégia será estruturada. Como você pode perceber, não é possível planejar de maneira inteligente e garantir a competitividade e a longevidade da companhia sem pensar nessas três premissas básicas!

Nexaas Soluções