Se você é varejista ou trabalha no varejo, com certeza escutou nos últimos anos algo sobre o live commerce. A estratégia, que ganhou força na pandemia, tem muito espaço para crescer nos próximos anos e tem ajudado as empresas a aumentarem suas vendas e impactar um público cada vez mais conectado à internet.
Quer saber mais sobre o live commerce e como o seu negócio pode se beneficiar? Continue a leitura!
Apesar de ter se tornado popular nos últimos anos e ser algo que todos conhecemos, o live commerce ainda gera dúvidas nos consumidores. Você lembra daqueles canais de televisão que vendiam produtos ao vivo com preços especiais e promoções relâmpago?
O live commerce é como uma evolução desses canais. Através de uma transmissão ao vivo na internet, as lojas comercializam seus produtos oferecendo descontos e oportunidades “imperdíveis”. A diferença das transmissões na TV, é que graças a internet, agora é possível fechar a compra em poucos cliques e no mesmo canal, sem necessidade de ligações ou acessar o site da empresa.
O live commerce possibilita que os usuários façam sua compra naquele exato momento, pelo próprio smartphone, desktop ou tablet.
Além disso, o live commerce chama a atenção pela humanização das vendas online. Em um cenário como o da pandemia da Covid-19, foi a única alternativa para que os consumidores pudessem ver os produtos desejados com mais detalhes ou em funcionamento.
Mas o fenômeno não parou após a pandemia e ainda tem muito potencial de crescimento. Principalmente em parceria com o marketing de influência, que torna o live commerce muito mais que vendas, um verdadeiro entretenimento.
Com uma taxa de conversão até 10 vezes maior do que o tradicional do e-commerce, o live commerce movimentou o mercado varejista em 2020. Na China, gigantes do varejo como Shein e Alibaba usaram essa estratégia para vender ainda mais e manter os seus clientes engajados.
O mercado de live commerce deve movimentar mais de US$ 500 bilhões mundialmente em 2022. Só no mercado chinês, o formato movimentou US$ 131 bilhões em 2021 e já representa 37% do total de vendas por meio de social commerce, segundo dados da consultoria eMarketer.
Com as plataformas investindo cada vez mais nesse formato, até as pequenas e médias empresas veem o live commerce como uma estratégia de vendas promissora. Nos Estados Unidos, o Instagram lançou o serviço Instagram Live Shopping, onde marcas e produtores de conteúdo já podem usar essa ferramenta e vender dentro da rede social.
Com a expansão dessa ferramenta para outras regiões, o live commerce tende a crescer e se tornar ainda mais acessível para as empresas de varejo que desejam se aproximar dos consumidores através da internet.
O Brasil é um mercado promissor para o live commerce, por aqui marcas como Farm, Americanas e Pernambucanas já adotaram a estratégia e conseguiram bons resultados.
De acordo com a Wyzowl, empresa de estatísticas de marketing de vídeo, a estratégia de live commerce pode ser realmente eficaz e muito valiosa:
O potencial do varejo brasileiro é tão grande, que o país foi escolhido pelo Google para testar a Vitrine Virtual, um projeto em que marcas podem oferecer seus produtos em lives através do YouTube. A Amazon Brasil também já tem disponível em sua plataforma o Amazon Live, possibilitando uma interação em tempo real com a marca.
Ao adotar o live commerce, as empresas estabelecem uma relação de confiança com os clientes, oferecem avaliações mais fiéis e humanizadas, facilitam a decisão de compra, impulsionam as vendas e engajam os clientes.
Quer começar a usar o live commerce, mas tem dúvidas de como começar? Separamos algumas dicas para você!
Como qualquer outra estratégia de vendas, para ter sucesso com o live commerce é fundamental conhecer o seu público. Só assim é possível encantá-lo em todas as etapas de compra, descobrindo os seus hábitos de compra e preferências, seja de influenciadores digitais ou produtos.
Esse estudo de público te ajudará a planejar as suas lives e converter os clientes necessários para uma estratégia de sucesso.
O live commerce já passou a barreira da publicidade e se tornou entretenimento e para que essa estratégia realmente funcione, é preciso escolher com cuidado os influenciadores que farão parte.
Carisma e relevância são características indispensáveis para um bom influenciador. Além disso, não é preciso que a pessoa escolhida tenha milhões de seguidores, mas possua conexão com os hábitos e valores da sua buyer persona. Pelo menos 92% dos consumidores afirmam confiar mais em micro influenciadores (entre 10 mil e 50 mil seguidores) do que em anúncios ou recomendações de celebridades.
Cenário, filmagem, iluminação, som e internet são itens básicos para garantir a qualidade da sua live. Além disso, é preciso definir roteiro e responsáveis pelas atividades durante a live, quanto a isso, um checklist pode te ajudar a ter tudo em ordem durante a divulgação.
Quanto ao formato, que tal inovar? A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) são formatos que podem tornar a experiência de compra ainda mais interativa e permitir que os consumidores vejam um produto de todos os ângulos.
Além disso, fique atento a capacidade do seu e-commerce de receber uma grande quantidade de acessos e transações ao mesmo tempo. Uma queda no servidor pode acabar com as suas vendas.
Essa é uma das etapas mais importantes para o seu planejamento de uma live commerce. Afinal, são as promoções, descontos e condições especiais para os espectadores que vão garantir as vendas.
Técnicas conhecidas como gatilhos mentais de urgência e escassez também são bem-vindos e podem ajudar nas vendas. O mais importante é definir como impactar os seus clientes e o primeiro passo de conhecer o seu público vai te ajudar nessa definição.
Com um portfólio amplo de soluções para o varejo, a Nexaas é a parceira ideal para quem desejam investir no live commerce e aumentar as vendas. Temos desde uma plataforma para e-commerce que não te deixará na mão durante as transmissões, a um orquestrador de pedidos que te ajudará na criação de promoções e organização de estoques.
Tudo isso pensando em facilitar a sua gestão e melhorar a experiência do client