Investir em tecnologia ainda é uma dúvida na sua empresa?

Hoje, o papel da tecnologia para a prosperidade das empresas é inegável. Em um mercado tão acirrado, é importante contar com o apoio de soluções que proporcionem um ganho de produtividade, reduzam custos, atraiam mais negócios e alcancem resultados melhores, aumentando a lucratividade. 

Um erro comum cometido por gestores corporativos é negligenciar ou subestimar o poder da tecnologia, considerando-o como um “luxo” e um gasto a mais para empresa. Ledo engano. Na verdade, trata-se de um investimento que, se bem utilizado, é capaz de gerar um enorme retorno no futuro. Para crescer de verdade, é fundamental abandonar esse pensamento antiquado e abraçar de vez as inovações tecnológicas, passando a enxergá-las como aliadas dos negócios, e não como empecilhos. 

Neste post, vamos mostrar alguns dos motivos pelos quais você deveria investir mais em tecnologia!

Mais agilidade nas operações

Felizmente, hoje as tarefas recorrentes não precisam ser feitas manualmente nas empresas: graças à tecnologia, é possível automatizar uma série de processos que, antes, consumiam recursos e desperdiçavam muito tempo. Assim, as atividades podem ser realizadas de forma mais ágil, proporcionando uma grande melhora na produtividade e liberando o gestor e suas equipes para focar no planejamento e nas atividades-chave. Afinal, a melhor contribuição do capital humano para as organizações é sua capacidade de desenvolver estratégias e fomentar novos negócios. 

Melhor atendimento ao cliente

O atendimento prestado aos clientes também é otimizado com a ajuda da tecnologia. Uma opção cada vez mais comum é utilizar a inteligência artificial para simular conversações humanas e agilizar a comunicação: é o caso dos famosos chatbots! Com os avanços no processamento de linguagem natural, os chatbots estão se aprimorando e já são capazes de fornecer respostas rápidas ao cliente, permitindo melhores interações. Assim, os atendentes humanos podem se ocupar dos casos verdadeiramente críticos, enquanto os robôs se encarregaram de tirar dúvidas mais simples. 

Outra maneira de melhorar o atendimento usando a tecnologia é com os sistemas de CRM! Eles trazem várias vantagens, como a redução de custos e a melhora na produtividade. Além disso, permitem centralizar todas as informações necessárias em um só lugar, de uma maneira mais fácil, rápida e segura. Essa centralização traz um benefício adicional, que é a possibilidade de ter uma visão ampla e em tempo real do cenário, facilitando o processo de tomada de decisões. E, é claro, há a principal vantagem de usar um sistema de CRM: ajudar a conquistar os clientes e torná-los fiéis à marca.

Mais eficiência

A tecnologia também confere mais eficiência à rotina da empresa, contribuindo para diminuir erros e retrabalho, e reduzindo o tempo gasto na execução das tarefas. Sistemas que permitam a automação de processos, como a emissão de boletos ou de notas fiscais, ou mesmo algumas atividades financeiras da empresa, como as cobranças e a conciliação bancária, otimizam o tempo. 

Softwares que operam na nuvem também proporcionam mais eficiência, ao centralizar as informações da empresa e permitir que elas sejam acessadas remotamente, de qualquer lugar. Existe ainda a possibilidade de gerar toda sorte de relatórios, contribuindo para um planejamento muito mais efetivo. 

Diminuição dos custos

O investimento em tecnologia compensa muito, já que, a longo prazo, a empresa consegue economizar muito dinheiro ao reduzir os custos operacionais. Utilizar chatbots, automatizar tarefas burocráticas e repetitivas e utilizar a tecnologia para evitar erros também diminui os prejuízos, já que se consegue fazer mais em muito menos tempo. 

Mobilidade

O investimento em tecnologia permite acesso remoto aos dados da empresa, o que diminui o tempo necessário para resolver urgências e aumenta a produtividade. 

Se todos os dados e ferramentas estão hospedados na nuvem e podem ser acessados pela internet, não há necessidade de ficar restrito às paredes da empresa para tomar decisões e consertar falhas. Com uso de softwares de gestão online, por exemplo, é possível gerar relatórios e fazer apresentações a qualquer momento, bastando ter um dispositivo com conexão. 

Mais segurança

As informações relacionadas à empresa são essenciais para a tomada de decisões mais assertivas e para o controle de todos os aspectos do negócio, e a tecnologia atual conta com processos de gestão de dados muito mais efetivos, como a armazenamento de dados na nuvem e backups automáticos. 

As empresas que desenvolvem softwares hospedados na nuvem utilizam plataformas sujeitas a protocolos de segurança fortíssimos, e investem em atualizações periódicas para evitar invasões e fraudes. 

Melhora na imagem da empresa

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a imagem da empresa no mercado é um dos fatores responsáveis pelas conversões, e companhias que “vendem” uma imagem antiquada tendem a perder espaço. Ao construir uma imagem de inovação, agilidade e bom atendimento, a empresa só tem a ganhar. Os clientes serão atraídos e, caso a experiência seja satisfatória, se tornarão fiéis. E quem não quer uma audiência fidelizada, em uma era de concorrência tão feroz? 

 

Essas são apenas algumas razões pelas quais todo gestor deve investir em tecnologia. Você já faz uso de alguma das soluções apresentadas em sua empresa? 

Nexaas Soluções