Gestão financeira empresarial: 6 erros para evitar em 2017

O novo ano chegou e muitas empresas precisam rever os conceitos que utilizaram no último período em sua gestão financeira empresarial. O cenário de crise econômica instaurado na economia pode ter atenuado ou acentuado os problemas existentes no dia a dia de trabalho.

Desse modo, muitos gestores financeiros buscam ações focadas na redução de custos e no aumento dos lucros para obter melhores resultados no novo ano. O post de hoje tem o objetivo de indicar 6 erros a serem evitados em uma gestão financeira empresarial em 2017. Confira!

1. Mau gerenciamento do fluxo de caixa

Fluxo de caixa é a ferramenta essencial no acompanhamento das movimentações financeiras de sua empresa. A sua ausência ou má gerência pode trazer consequências negativas para sua gestão. Sendo assim, é preciso realizá-lo com eficiência.

Um gestor financeiro deve acompanhar as entradas e saídas de capital de sua empresa, mantendo seu fluxo de caixa sempre atualizado para poder analisar e tomar as decisões corretas visando uma administração financeira de qualidade.

2. Inexistência de metas e objetivos

A maioria dos empreendedores utilizam o sistema de metas para impulsionar seus lucros e melhorar a produtividade de sua empresa. A não utilização de tal medida pode acarretar na falta de empenho de seus colaboradores.

Porém, deve-se ter calma e cautela para utilizar tal sistema. O excesso de pressão na busca por resultados positivos pode, ao invés de melhorar, piorar toda a situação. Dessa forma, gestores e supervisores devem analisar esses números de maneira correta. Utilize metas de curto, médio e longo prazo para ter uma visão aprimorada de tudo o que está acontecendo em sua estrutura empresarial.
Todos os resultados devem ser analisados e aprimorados. Não importa se o número de vendas não atingiu os valores esperados ou se todas as expectativas foram cumpridas, é importante estar sempre pronto para encontrar fatores positivos e negativos a serem melhorados.

3. Não conhecer bem a empresa em que se trabalha também influencia sua gestão financeira empresarial

As empresas existentes no mercado de trabalho possuem diversas formas de atuação, cultura e valores. Para obter uma administração financeira eficiente, é necessário conhecer o local em que se atua.

Um bom gestor financeiro sabe a história e onde a sua empresa quer chegar. Outra questão importante é conhecer melhor o ambiente e as pessoas com que se trabalha, pois, assim é possível planejar corretamente quais medidas serão tomadas para aprimorar sua gestão empresarial.

4. Ausência de planejamento

O planejamento empresarial é essencial para uma boa gestão administrativa. Com a sua realização, um gestor financeiro pode determinar quais e como serão realizadas suas ações. Esse planejamento deve ser focado na redução de custos, melhoria dos processos ocorridos em sua empresa e no aumento da produção.

5. Falta de comunicação

O diálogo é essencial no desenvolvimento das relações humanas. Uma equipe de trabalho é formada por pessoas que nutrem diferentes sentimentos, valores e opiniões sobre um mesmo assunto.

Todos devem se sentir aptos e confortáveis para dialogarem com seus companheiros. Esse diálogo é extremamente importante para a manutenção e melhoria das atividades realizadas no ambiente de trabalho.
Dessa forma, tente criar um ambiente propício para tal e esteja preparado para receber críticas e elogios.

6. Utilização de tecnologias obsoletas

O mercado de trabalho está sujeito a inúmeras atualizações tecnológicas e é preciso ficar atento às novidades. Um bom gestor financeiro conhece a importância do uso de tecnologias corretas e atualizadas em sua gestão.

O uso de ferramentas e programas antigos pode afetar negativamente sua linha de produção. Portanto, esses profissionais precisam estudar e acompanhar todos os avanços tecnológicos que possam auxiliá-lo em seu trabalho. Faça cursos e treinamentos e invista em softwares de gestão financeira.

A gestão financeira empresarial pode ser desafiadora para alguns, no entanto é possível realizá-la de maneira correta e eficiente. Deixe seu comentário no espaço abaixo e nos diga sua opinião sobre o assunto!
Nexaas Soluções