Futuro da Contabilidade: o que todo contador precisa saber!

Com a chegada dos computadores e de softwares exclusivos para a área contábil, processos lentos passaram a não serem mais tolerados, e por conta disso, as empresas de contabilidade começaram a investir para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. Apesar disso, é comum vermos profissionais da área atuando com métodos antigos e que resistem em se adaptar a nova realidade.

Um exemplo bastante comum é o esquecimento de prazo, por exemplo: o início do ano é marcado pela entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mas sempre há imprevistos e muitos perdem o prazo. Temos ainda as pessoas jurídicas que ignoram os riscos que o atraso na entrega de declarações ao fisco podem trazer ao seu negócio.

É inegável que existe uma necessidade crescente de que processos como esses se tornem mais dinâmicos tanto para pessoas quanto para empresas.

A Nova Era da Contabilidade

A contabilidade está entrando numa nova era, mais atualizada, dinâmica e principalmente inovadora, onde o profissional tem mais recursos que valorizam seus serviços.

Empresas que adotam a contabilidade informatizada possuem bons resultados e procuram cada vez mais melhorar esse processo. As melhorias na forma de fazer a contabilidade trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área.

Vejam-se algumas vantagens da contabilidade informatizada:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da qualidade dos serviços;
  • Mais estímulo para os profissionais da área;
  • Facilidade para a leitura prévia de relatórios;
  • Facilidade de acesso às informações da empresa;
  • Maior segurança das informações.

A nova geração de profissionais de Contabilidade

O uso de smartphones e aplicativos está presente na vida da maior parte das pessoas. No campo profissional é natural que a prática se estenda às rotinas de trabalho. Portanto, é de se esperar que os contabilistas comecem a utilizar aplicativos ou, ainda que ainda não saibam, que possuam facilidade em desenvolver as habilidades necessárias para manuseá-los.

Vale lembrar que a Receita Federal também tem dado passos nesse sentido, o que levar a crer que, futuramente, será imprescindível aos profissionais de contabilidade estarem familiarizados ao uso de apps.

Uso operacional cada vez mais fácil

Os profissionais que elaboram aplicativos trabalham pensando em toda uma linguagem comum já existente, com a qual os usuários estão habituados a lidar. Se o objetivo é agilizar um processo, o natural é que os comandos mostrem-se intuitivos e a funcionalidade do aplicativo ampla.

As informações são armazenadas com segurança

As preocupações quanto à segurança são desnecessárias, pois os dados em geral não são armazenados no dispositivo, e sim em nuvem – assim como os softwares de gestão contábil utilizados no computador. O risco fica limitado, portanto, somente ao tipo de conexão em que são feitas as operações. Mas quanto a isso, existe uma orientação geral para que se evitem conexões wi-fi públicas para efetuar qualquer tipo de transação importante.

Os aplicativos são criados com objetivo de atender necessidades das pessoas e permite que realizemos uma série de atividades de organização e gestão, que fazem com que seja possível economizar dinheiro, ganhar tempo e otimizar a prestação dos serviços contábeis.

Você já faz uso de algum aplicativo? Conte para nós!

Nexaas Soluções