ERP pra quê?

Durante muitos anos, os ERPs foram considerados a solução máxima para problemas de gestão de empresa. Muito procurados a partir dos anos 90, e principalmente na virada do milênio por organizações que queriam modernizar-se radicalmente, os sistemas integrados de gestão tiveram seu momento de brilhar e contribuíram muito para a expansão do mercado e a abertura de novos negócios.

Apesar de todo o otimismo inicial, os ERPs tradicionais, ainda que revolucionários, carregam características que logo começaram a se tornar uma pedra no sapato dos gestores:

1) alto custo total;

2) módulos dependentes e não totalmente integrados;

3) necessidade de input manual de informações;

4) problemas de escalabilidade;

5) inflexibilidade e dependência do provedor.

Em outras palavras, as grandes indústrias que adotaram o ERP passaram a perceber que estavam tendo um alto custo com a contratação de módulos que não eram utilizados, em sistemas passíveis de muitos erros, que não acompanhavam o crescimento do negócio e não tinham a capacidade de se adaptarem e serem flexíveis.

Era necessário desenvolver uma tecnologia de fácil personalização, livre de equipamentos caros e que auxiliasse na otimização dos processos. A inteligência artificial, a computação em nuvem e a nova economia de assinatura preparou um terreno fértil para a criação de ERPs inteligentes, de baixo custo e cada vez mais independentes de espaço físico.

Nesse sentido, uma nova visão vem se materializando dentro da Nexaas. Concluímos que, mesmo adaptados aos novos tempos, os ERPs não seriam suficientes para promover a real integração de informações dentro de uma empresa. Seria necessário ir além e promover um sistema operacional com ferramentas de suporte ao backoffice de operação, através de aplicações core que garantissem a unidade da experiência do usuário, banco de dados centralizado e acesso rápido a informações melhorando, de fato, a vida de gestores e colaboradores.

Sendo assim, a Nexaas lança o conceito de SaaSOS, um Sistema Operacional para empresas hospedado na nuvem, completamente modular, integrado e flexível, que propõe uma experiência de login e navegação nunca antes desenvolvida. A diferença entre o SaaSOS e um ERP tradicional está em sua capacidade de se adaptar a qualquer negócio por ser flexível e modular; escalar facilmente, acompanhando o crescimento da empresa; reunir em um só banco de dados todas as informações necessárias para a gestão, de logins de usuário a KPIs de análise, alimentando as aplicações continuamente; baixo custo de aquisição e zero custo de manutenção. Por estar hospedado na nuvem, é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet, garantindo a segurança e resguardo dos dados.

Em 2019 você vai acompanhar o lançamento da nova Nexaas. A materialização do conceito de SaaSOS irá revolucionar a forma como gestores e colaboradores vivem seu dia a dia e vai fazer todos se perguntarem: ERP pra quê?

Nexaas Soluções