Entenda os riscos da sonegação fiscal

É característico de um bom gestor buscar maneiras para zerar ou reduzir a carga tributária da empresa em que trabalha. Muito se discute sobre altas taxas a serem pagas para o Estado e maneiras para burlar esse sistema, mas, como sabemos, a sonegação fiscal é uma prática ilegal que pode acarretar sérios problemas.

Entender as consequências de descumprir com essa contribuição obrigatória pode, além de evitar penalidades, garantir benefícios conforme a lei. Para saber mais, continue a leitura!

Saiba o que é sonegação fiscal e por que evitar

Sonegar é uma prática que tem por fim reduzir tributos por meio de fraude ou omissão, por exemplo, de notas fiscais. Ela consiste na utilização fraudulenta de ações que atingem o Estado ao suprimir informações para reduzir o valor de tarifas a serem pagas, e beneficiar a si mesmo diminuindo os seus gastos.

Apesar de ser uma prática alimentada socialmente, sonegar é crime. Empresas que fornecem informações inconclusivas à Receita Federal estão sujeitas a ações do fisco. Caso o contribuinte perceba o erro e comunique, deverá pagar multa de 20% sobre o valor sonegado e juros moratórios. No caso de o erro ser constatado pela própria autoridade fiscal, a multa é de 75% do valor, mais juros.

Recentes julgamentos apontam que se a multa não for paga pela empresa sonegadora, pode recair sobre os bens dos sócios, fazendo com que sejam executados — algo que já tem se tornado recorrente.

Tenha tudo na ponta do lápis

A Receita Federal exige uma prestação de conta com a respectiva contribuição. Para evitar valores inconclusivos, a maior aliada é a nota fiscal. Muitos clientes de empresas de pequeno e médio porte exigem a emissão dessa nota, o que gera benefícios para as duas partes.

Cumprir uma exigência legal é uma maneira de manter o cliente fiel à sua empresa, mas também garante para o empresário a legalização de todo o processo fiscal.

O uso de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, automatiza o processo, que deixa de ser tão burocrático. Essa nota ainda gera benefícios para empresas com uma apuração correta dos valores. Isso evita eventuais problemas com fisco sobre valores incertos, garantindo assim que não haja multas ou sanções.

Fique de olho e evite

Apesar de ser uma prática recorrente, está claro que é um crime que pode gerar muitas complicações, tanto para empresa quanto para os sócios dela.

A Receita Federal tem cada vez mais modernizado seus sistemas de pesquisa e é inevitável que uma hora ou outra todo sonegador seja pego.

Andar dentro da lei beneficia não só a sua empresa, mas também seus clientes. O recolhimento correto, além de garantir uma boa imagem perante seus consumidores, permite uma apuração rápida, pouco onerosa e prática.

Você recolhe seus impostos para prestação de contas? Conhece alguém que está na dúvida sobre sonegar impostos para ter uma vantagem em curto prazo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a solucionar as dúvidas deles!

Nexaas Soluções