Entenda a importância da tecnologia em gestão de finanças

O atual mundo dos negócios exige decisões mais inteligentes e rápidas. Por isso, a cada dia mais empresas vêm buscando ferramentas na tecnologia que as auxiliem na gestão de finanças. O bom e velho sistema de caneta e papel pode até ter seu lugar, no entanto, ele ficou restrito a poucas utilizações.

Hoje, somente a tecnologia pode dar suporte às empresas para se adequar ao mercado, acompanhar as mudanças e mitigar o risco financeiro. Quer saber mais como a tecnologia pode ser decisiva para que as empresas possam gerir suas finanças? Confira aqui no post!

O start da inovação

O maior caso de amor com a inovação tecnológica no mundo dos negócios começou com a invenção do computador, que foi grandemente impulsionado com o nascimento da Internet.

Nos anos 80, as inovações financeiras eram coisas que hoje não fazem tanta diferença, como, por exemplo, uma simples caixa registadora que evitasse que funcionários dessem prejuízos. Tudo isso mudou no dia 6 de Agosto de 1991, quando a World Wide Web foi ao ar para o mundo.

A maioria das pessoas ao redor do globo não tinha ideia da existência da Internet. Mas, apesar da invenção de Tim Berners-Lee ter mudado o mundo, foi apenas no fim da década que a Internet tornou-se popular. No entanto, rapidamente ela revolucionou o mundo das finanças — que, atualmente se apoia com força total nessa tecnologia.

Melhoria na comunicação de dados

A tecnologia tornou a comunicação de dados mais fácil, uma vez que as empresas podem usar inúmeros sistemas para transmissão de dados. Variando de e-mail a compartilhamento de dados em nuvem e softwares de análise de dados bancárias, são muitas as opções que a tecnologia da informação proporciona para transmissão de dados financeiros.

Além disso, a tecnologia torna mais ágil não apenas a comunicação entre os funcionários de uma equipe de gestão das finanças, mas também entre as empresas e os sistemas bancários.

Aumento da produtividade

Os softwares de gerenciamento de finanças e armazenamento eletrônico de informações e negócios contribuem para o aumento da produtividade, já que os arquivos são facilmente recuperados.

A estabilidade dos dados é aprimorada por meio da utilização de armazenamento virtual, onde os documentos podem ser compartilhados em nuvem e, até mesmo, trabalhados simultaneamente por mais de um usuário.

Maior agilidade na gestão de finanças

Com a tecnologia da informação, dados que levariam dias para serem analisados por gestores financeiros, atualmente podem ser processados em instantes pelos softwares de gestão financeira. A única coisa que o analista precisa fazer é inserir os dados no sistema, dar um comando para que ele rode as análises e esperar que gere os resultados.

Melhores relatórios

Os relatórios financeiros também melhoraram bastante com a tecnologia da informação. A linguagem conhecida como XBRL (Extensible Business Reporting Language) baseada em XML, é utilizada para transferir informações pela Internet.

E, as empresas podem ser classificadas através de registros neste formato, assim investidores conseguem encontrar dados estatísticos que necessitam para determinar em quais empresas investir.

Possibilidade de gerir as finanças em qualquer lugar

No passado, a única forma de trabalhar em uma organização de gestão financeira era lá de dentro do escritório da empresa, mas as empresas modernas precisam ser móveis. Muitas vezes, elas têm funcionários que trabalham em casa ou em viagem de negócios, assim, aplicativos financeiros para smartphones e computadores portáteis se tornaram cruciais para fazer um bom controle de despesas, realizar reembolso dos colaboradores e melhorar a gestão como um todo.

Hoje, é difícil imaginar os negócios sem a revolução da tecnologia. E, para aquelas empresas que ainda resistem em implantar o uso da tecnologia na gestão de finanças, a dica é que o mundo continua mudando rapidamente. Portanto, a sua melhor chance de se manter no mercado é possuindo uma infraestrutura de TI a altura das exigências do mercado.

Como você vem utilizando a tecnologia a favor de sua gestão financeira? Responda nos comentários!

Nexaas Soluções