Dia das Mães: como aproveitar a data para vender mais no e-commerce

O Dia das Mães está chegando. Essa é, reconhecidamente, uma das datas mais importantes para o varejo, e uma oportunidade de ouro para aumentar o número de vendas e lucrar muito! O post de hoje é indispensável para os gestores de e-commerce que planejam multiplicar o faturamento nessa data tão especial.

Quer saber como converter muito mais no Dia das Mães como auxílio da tecnologia? É só continuar acompanhando!

Ofereça entrega expressa

A logística é um dos principais entraves para as vendas online, afinal, consumidores de última hora nem sempre estão dispostos a aguardar o prazo de entrega. É importante se planejar e analisar a viabilidade de oferecer entrega expressa durante o período, seja firmando parcerias com transportadoras, seja lançando mão de inovações tecnológicas. 

Hoje, existem aplicativos móveis especializados em motofrete. Neles, é possível contratar serviços de motoboy, da mesma forma como os aplicativos de corrida particular funcionam.

Se essa possibilidade for viável para a sua loja, comunique a novidade no site e garanta a entrega para o Dia das Mães! Isso será um grande diferencial e ajudará sua loja a alcançar aqueles clientes esquecidos, que deixam as compras para a última hora. 

Esteja presente nos mais diversos canais de atendimento

Épocas de muito frenesi comercial são sempre conturbadas: os clientes têm mil dúvidas sobre prazos de entrega, política de trocas, opções de pagamento, entre outras questões que podem surgir durante o processo de compra.

Para atender a essa demanda, é importante que a sua empresa esteja presente nos mais variados canais de atendimento, para a conveniência do consumidor. Por isso, disponibilize contatos por telefone, e-mail, chat online, Skype, mídias sociais e WhatsApp, e utilize essas ferramentas para prestar suporte ágil e atencioso.  Isso é importante para melhorar a experiência do cliente, e pode ser uma ótima maneira de garantir mais vendas. 

Lembre-se de que seu cliente espera ser valorizado, portanto, esteja disponível para ouvi-lo, identificar as suas necessidades e atender às suas demandas. 

Invista em marketing

Em datas comerciais relevantes, com tantas lojas disputando a atenção e o dinheiro do público, o investimento em mídia paga pode ser o pulo do gato para conquistar novos consumidores. Portanto, essa é a hora certa de apostar em ações de marketing digital, como links patrocinados, anúncios em rede de display, ações de e-mail marketing e posts patrocinados em mídias sociais. 

Ainda dá tempo de separar uma verba exclusiva para investir em mídia! Cuide para que os anúncios sejam personalizados e alinhados à data, e que estejam focados nos produtos mais estratégicos da loja. Essa pode ser uma ótima isca para aumentar as conversões!

Aposte em cross-selling

Datas como o Dia das Mães são ótimas ocasiões para aumentar o volume de vendas e elevar o ticket médio. Uma ideia interessante é fazer cross-selling, relacionando mercadorias que normalmente são compradas juntas e oferecendo uma venda mais completa aos seus clientes.

Apresente produtos complementares ao adicionado no carrinho, sugira itens com base no comportamento do cliente.  Hoje, existem várias ferramentas de personalização que podem ser integradas às plataformas de e-commerce. Trata-se das ferramentas de recomendação, algoritmos capazes de automatizar essa tarefa.

Outra dica interessante é montar kits específicos para a data, de preferência com um precinho especial! Assim, o consumidor tenderá a comprar mais. 

Aproveite para capturar leads

Realize ações visando à captura de leads que, futuramente, podem gerar mais vendas. Aproveite que o número de acessos no site vai aumentar nessa época e coloque uma caixinha de opt-in na entrada. Você pode oferecer algum benefício para quem se cadastrar, como um brinde ou cupom de desconto.

Outra ideia legal é produzir um conteúdo rico exclusivo de Dia das Mães e vincular o download ao fornecimento dos dados do cliente. Um guia de como escolher o presente perfeito, por exemplo. Assim, você aumentará sua base de clientes para ações futuras. 

Produza conteúdo relevante

Utilize ferramentas como o blog corporativo, o e-mail e as mídias sociais para produzir conteúdo relevante para o Dia das Mães.

Você pode fazer hotsites com dicas de presentes e produzir postagens com sugestões de produtos para cada perfil de mãe. Além disso, pode produzir vídeos apresentando itens relacionados à data… a criatividade é o limite! O importante aqui é, de fato, ser útil e ajudar o cliente a escolher o presente certo.

Esperamos que essas sugestões sejam úteis para que a sua loja tenha um feliz Dia das Mães esse ano! 

Nexaas Soluções