Com a mudança no comportamento do consumidor estar presente no mundo digital é hoje imprescindível para que as empresas consigam se manter competitivas no mercado, e uma das maneiras para conseguir isso é estando dentro dos marketplaces.
Ter uma presença online é hoje uma exigência do mercado para que as empresas varejistas tenham sucesso em sua jornada. Porém não basta só estar inserido no mundo digital, para ter sucesso nesse meio é imprescindível ter uma presença digitalforte e reconhecida. É por isso que estar dentro de Marketplaces é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. Afinal, essas plataformas são reconhecidas pelo grande número de visitantes que recebem diariamente.
Mas você já conhece os desafios e oportunidades que adotar um marketplace como canal de venda pode trazer para sua empresa? Então continue conosco, pois nosso post de hoje fala exatamente sobre esse assunto.
Antes de abordarmos os desafios de vender em um marketplace, é preciso que você entenda o porquê isso é tão importante nos dias atuais para as empresas varejistas. Nesse sentido, é preciso refletir sobre a forma de consumo que vivemos atualmente. Não é novidade que com o enorme envolvimento da internet no dia a dia, um grande número de clientes está comprando produtos online em todo o mundo, não é verdade?
O avanço da indústria de e-commerce está florescendo dia a dia. Se você é um varejista, a ideia de vender online deve ser uma das principais prioridades para seu negócio. Isso porque, vender online expande seu alcance globalmente. Isso ajuda o mercado online a ter mais lucros do que o normal.
Porém, com a facilidade trazida pela transformação digital existem inúmeras maneiras de vender online além de iniciar um site online. É aí que entram os Marketplaces, que permitem aos varejistas venderem seus produtos em plataforma de grandes renomes. A competição crescente entre os vendedores os incentiva a implementar algumas novas estratégias para atrair mais clientes para o seu produto.
A enorme popularidade dos Marketplaces para compras online fornece automaticamente a você a acessibilidade a todos os seus clientes sem ter que gastar nenhum dinheiro em marketing. É uma boa oportunidade para os proprietários de pequenas empresas obterem bons lucros sem quaisquer investimentos avançados. Portanto, vender produtos em Marketplaces pode ser extremamente benéfico para marcas e vendedores online.
Para se ter uma ideia, segundo a 42ª edição do Webshoppers, que é atualmente o maior relatório sobre e-commerce do país, realizado pela Ebit|Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses do ano passado, são de lojas que fazem parte de marketplaces, o que significa um crescimento de 56% sobre o mesmo período de 2019.
Como vimos investir em um Marketplace como canal de venda é um passo importante nos dias atuais. As plataformas que contam com um grande número de visitantes, oferecem diversas oportunidades que possibilitam que as marcas aumentem suas vendas e conquistem novos clientes de uma forma muito mais prática.
Porém, como nem tudo são flores vender em marketplaces também pode ser desafiador para diversas empresas, pensando nisso listamos abaixo os principais desafios que sua empresa pode enfrentar ao vender nesses canais, confira:
Bom, que os marketplaces tem um grande potencial para aumentar o faturamento de uma empresa já não é uma novidade. Apesar disso, para que as empresas tenham sucesso nesse canal de venda é fundamental estar preparada para superar os desafios que a plataforma pode apresentar ao varejista.
A Nexaas, possui uma solução completa para que as marcas consigam superar esses desafios, a partir de uma plataforma de Omnichannel que permite a integração de canais de vendas, estoque e demais sistemas. Quer saber mais como podemos ajudar seu negócio a