Conheça os benefícios de adotar um software de gestão financeira na empresa

Manter um controle apurado das finanças da empresa é essencial para manter a competitividade. Para garantir a eficiência, o ideal é automatizar as tarefas da área por meio de um software de gestão financeira, já que tais sistemas facilitam a rotina simplificando o processo de pagamento e recebimento das contas e otimizando a gestão do fluxo de caixa, a conciliação bancária, entre outras.

Neste post, vamos explicar como funciona um software de gestão financeira e contar os principais benefícios de adotar um deles em sua empresa.

Como funciona o software de gestão financeira

Uma gestão financeira inteligente é fundamental para os negócios crescerem de maneira saudável. E automatizar a gestão com o apoio de um sistema especializado ajuda a modernizar a rotina da empresa, poupar tempo, evitar erros e ganhar produtividade.

Conforme uma organização cresce, o volume de dados que passa por ela também aumenta, e é muito mais difícil controlá-los manualmente, por meio de planilhas ou outros métodos mais antiquados. Os softwares de gestão financeira conseguem integrar diversas operações, fornecer dados em tempo real e transformá-los em informações úteis para melhorar o processo de tomada de decisão e, é claro, promover uma gestão mais eficiente.

Com um sistema automatizado, é muito mais simples gerenciar os lançamentos financeiros e controlar o fluxo de caixa, mantendo sob o radar do gestor todas as movimentações de recursos da empresa. Isso ainda permite fazer uma análise mais profunda para gerir melhor as contas a pagar, identificar a necessidade de capital de giro e ter outros insights acerca da saúde financeira do negócio. Com isso, é possível administrar o dinheiro disponível de forma muito mais inteligente e alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro, além de obter diversas outras vantagens, como veremos a seguir.

Por que adotar um software de gestão financeira

Permite monitorar a movimentação financeira

Uma boa gestão financeira demanda um monitoramento constante de todo o dinheiro que entra e sai da conta da empresa, porém, esse acompanhamento pode ser muito trabalhoso e exaustivo se for feito de maneira manual. Além disso, é inevitável que, mais cedo ou mais tarde, algum erro aconteça, e a probabilidade de falha humana aumenta de acordo com o volume financeiro a ser acompanhado. Ou seja, quanto mais a empresa cresce, mais complicado e arriscado se torna realizar esse processo manualmente.

Isso para não mencionar o tempo desperdiçado nessa tarefa hercúlea! Imagine quantas atividades poderiam ser adiantadas pelo gestor caso o monitoramento fosse realizado automaticamente! Certamente, ele poderia focar mais no core business e deixar as ações repetitivas de lado, tornando-se muito mais produtivo.

Por isso, o ideal é adotar um sistema capaz de realizar o acompanhamento financeiro de forma automática, o que não só economiza tempo (já que as máquinas conseguem trabalhar com um grande volume de dados de maneira mais ágil) como também reduz a incidência de erros e libera o gestor para se dedicar a tarefas mais produtivas para os negócios.

Diminui os custos

Em empresas que movimentam muito dinheiro, pode ser necessário envolver profissionais mobilizados apenas no controle financeiro, o que gera gastos extras. Um dos segredos da gestão eficiente é saber otimizar os processos e reduzir custos desnecessários.

Sendo assim, seria uma decisão muito mais inteligente “terceirizar” a gestão financeira para o software e deixar os profissionais livres para pensar estrategicamente, buscar soluções para melhorar os retornos e focar mais em suas funções, sem necessidade de “perder tempo” com tarefas burocráticas e repetitivas.

Apresenta dados e indicadores em tempo real

Um sistema de gestão financeira moderno permite que o gestor consiga verificar e analisar a saúde financeira da empresa a qualquer momento, de qualquer lugar, uma vez que é tudo feito online e as informações podem ser acessadas a partir de um dispositivo com acesso à internet.

O software centraliza, em um único local, dados e indicadores importantes, que ajudam na tomada de decisão e auxiliam o gestor a definir melhores estratégias e escolher os melhores caminhos para os negócios.

Simplifica a rotina

Usar um sistema de gestão financeira é capaz de simplificar e agilizar a rotina do setor, já que as informações ficam centralizadas e ocorre redução ou até mesmo eliminação de arquivos físicos, cujo armazenamento gera mais trabalho para a equipe. Isso tudo, além de evitar retrabalho, atrasos e facilitar a vida dos profissionais, ainda diminui a incidência de erros.

Agiliza a obtenção dos resultados

Adotar um software de gestão financeira torna as operações mais rápidas, uma vez que a importação e a exportação dos dados para o sistema são realizadas a partir de comandos simples, com poucos cliques.

O próprio sistema dá conta de cálculos, relatórios e registros, assim o gestor e seu time conseguem focar na parte estratégica visando a obter um desempenho melhor. Isso traz resultados muito mais sólidos e duradouros.

Proporciona uma integração melhor dos dados

Com sistemas manuais, é extremamente complicado e demorado integrar diferentes dados, dificuldade que é eliminada ao utilizar um software. Com uma plataforma integrada, o gestor empresarial consegue acessar simultaneamente as apurações financeiras da empresa, o planejamento orçamentário e a conciliação bancária. A gestão se torna muito mais fluida, eficiente e à prova de erros.

Esses são apenas alguns dos benefícios de se adotar um software de gestão financeira. Se você se interessou pelo assunto e quer ficar sabendo de ainda mais vantagens, você precisa conhecer o Myfinance, o software financeiro da Nexaas que é 100% online, integrável e totalmente seguro, para proporcionar resultados surpreendentes. Visite nosso site e veja as principais funcionalidades que o Myfinance oferece para sua empresa.

Nexaas Soluções