Como usar o copywriting para criar novas estratégias de abordagem

8/03/19
4 min de leitura

O copywriting é uma técnica poderosa que pode fazer toda a diferença quando o assunto é aumentar as vendas da empresa e criar novas formas de abordar o cliente. Mas você realmente sabe o que é e como usar essa estratégia?

Neste post, explicamos o conceito de copywriting e damos dicas de como aplicá-lo em seu negócio com sucesso. 

O que é copywriting

Pode-se definir como copywriting qualquer texto estratégico e persuasivo, voltado para divulgar um negócio e gerar mais vendas. No mercado do marketing digital, chamam-se de copywriters aqueles profissionais que escrevem textos curtos focados em conversão, como é o caso de anúncios e até mesmo textos de e-mail marketing.

O copywriting envolve muita pesquisa de mercado para identificar as demandas e oportunidades, e também uma constante análise de desempenho focando no resultado das ações a curto prazo. Um bom texto de copywriting é capaz de gerar vendas rapidamente, em ações facilmente mensuráveis. 

Um texto realmente convincente e bem elaborado melhora a comunicação entre empresa e cliente, conquistando-o e cativando-o, e estimulando-o a adquirir o produto ou serviço. Ele também é importante para trazer mais tráfego para o site e até mesmo para gerar novos leads.

Como aumentar o engajamento de seus textos

Liste as dores e desejos dos prospects

Antes de criar o texto propriamente dito, é preciso pesquisar os problemas mais comuns e as necessidades do possível comprador, fazendo uma lista para identificar as oportunidades. Seu texto deve focar em mostrar como seu produto ou serviço pode facilitar sua vida.

Utilize um bom gancho

Usar um gancho é uma ótima maneira de chamar a atenção em poucos segundos. Para garantir o efeito desejado, utilize informações intrigantes, perguntas curiosas e capciosas, entre outras técnicas para captar o lead de uma só vez. 

Apresente o produto com entusiasmo

Na hora de apresentar o produto, é preciso vesti-lo em um lindo traje, que valorize suas características e diferenciais, esclareça sua missão na vida do prospect. 

Também é importante deixar claro quais problemas ele é capaz de solucionar, para despertar ainda mais o interesse e a curiosidade. Esclareça também para que público o produto ou serviço é destinado, validando a ideia com depoimentos, citações, prints e outras técnicas de demonstrar valor. 

Liste os benefícios do produto ou serviço

Além de especificar as características básicas, é importante listar também os bônus de seu produto para quem está comprando, aqueles benefícios que somente sua empresa oferece. 

Forneça as informações básicas

Não adianta enfeitar o texto e listar mil vantagens se você não deixar claras todas as informações mais básicas. Portanto, esclareça o formato do produto ou serviço, o valor a ser desembolsado, as condições de pagamento,  como é feita a compra, entre outras informações que assegurem os direitos do consumidor.

Utilize um bom call to action

Depois de ter prestado todas as informações necessárias e listado os diferenciais e benefícios, o próximo passo é utilizar um call to action matador. Ele deve ser claro e especificar o que você espera que o lead faça após ler o texto, como, por exemplo, clicar em um link, preencher um cadastro ou fechar um pedido. 

Normalmente, costuma-se utilizar chamadas para ação no imperativo para ser mais enfático e gerar melhores resultados.

Gatilhos mentais para copywriting

Pode-se dizer que os gatilhos mentais são os facilitadores do cérebro para simplificar a tomada de decisão, funcionando como um “empurrãozinho”. Os gatilhos mentais são uma das ferramentas mais poderosas para convencer um cliente a adquirir um produto ou serviço. Você pode utilizar os gatilhos a seguir para incrementar seu texto de copywriting e deixá-lo mais persuasivo.

Escassez

Quantidades limitadas de estoque e promoções de curta duração ajudam o público a atribuir mais valor ao produto ou serviço, já que eles entendem que aquela pode ser a última oportunidade de aproveitar a oferta. Use e abuse desse recurso para criar um senso de urgência! 

Autoridade

Além de falar dos benefícios, é necessário trazer fontes para garantir a autenticidade da informação dada, demonstrando sua autoridade sobre o tema exposto, afinal, as pessoas tendem a dar mais valor às opiniões de quem é referência na área. 

Prova social

Avaliações positivas sobre um produto ou serviço podem ser um grande fator de decisão para o cliente. Hoje, com as facilidades da internet, é muito comum pesquisar opiniões de outros compradores antes de decidir fechar um negócio. Porém, é preciso lembrar que a prova social deve ser real e honesta para trazer os resultados esperados: se forem forjadas, o cliente se sentirá traído.

Comunidade

O homem é um ser social, e tem uma forte necessidade de pertencimento. Por isso, muitas vezes seu público consome justamente para fazer parte de uma comunidade. Oferecer essa sensação para ele pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas! 

Além de tudo isso, também é preciso tomar alguns cuidados, como inserir links nos textos, selecionar boas palavras-chave e utilizar imagens impactantes para enriquecer o conteúdo. São cuidados simples que podem fazer total diferença.

 

E aí, convencido sobre o que o copywriting pode fazer pelos seus negócios? Então que tal começar a colocar essas dicas em prática agora mesmo?