Chegamos ao fim da pandemia, e agora? Estamos tratando do Covid-19 como uma endemia, de acordo com alguns especialistas. Como será o retorno as compras na loja física?
A dúvida do que fazer após o fim da pandemia pairava na cabeça das pessoas há tempos atrás, e, hoje, após mais de 2 anos reclusos, podemos observar o retorno da normalidade, grande movimento de volta às lojas físicas, mas, como fazer para reconectar o cliente ao varejo físico?
Fizemos um compilado de ações e estratégias que podem ajudar você a trazer de volta para a sua loja física, por meio da sua presença online, acompanhe.
Se você já tem uma presença online, o marketing digital pode ser um grande aliado na sua estratégia de vendas na loja física. Ao diversificar os canais de contato com seus clientes, você garante presença entre seus clientes, gerando confiança e reconhecimento.
Veja algumas estratégias de marketing digital que podem alavancar suas vendas na loja física:
Estar presente em todos os canais nunca foi tão necessário quanto agora, os clientes desejam ser atendidos em qualquer canal, mostrando a necessidade de um sistema omnichannel.
Utilizar e-mail marketing para promover uma ação de compras com seus clientes do e-commerce, pode ser uma saída para aumentar suas vendas. Crie campanhas com preços específicos para a loja física, adicione novas formas de pagamento com descontos, como por exemplo, pague com o PIX e obtenha o produto com 5% de desconto ou receba em casa.
Promova a sua loja através de posts em redes sociais. Utilize redes como, Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok, Twitter, entre outras, que juntas possuem mais de 4,2 bilhões de pessoas conectadas pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial, de acordo com uma pesquisa do Monitor Mercantil.
As redes sociais podem ser utilizadas para criação de vídeos de Unboxing, novidades da loja, teste de produtos e até as famosas “live commerces”, onde as lojas fazem liquidações ao vivo por tempo limitado com retirada na loja.
Clientes que começam a jornada de compra online, muitas vezes conhecem a média de preço praticada para produto que está comprando. Portanto, é importante que os preços dos seus produtos estejam alinhados em todos os seus canais de vendas.
O retargeting é uma forma estratégica de lembrar o consumidor de seu interesse inicial e levá-lo de volta para o seu site para comprar. Por exemplo, um potencial cliente navega em sua loja virtual pelo computador, mas desiste sem adicionar nenhum item ao carrinho de compras. Dias depois, este mesmo usuário é impactado no smartphone com um anúncio de um produto que já havia visualizado e associa este item à sua marca, fazendo com que ele volte ao site e faça a compra. Isso é retargeting.
O retargeting inteligente é um modelo mais avançado que traz dados de compras offline e online, baseado em buscas que seu cliente fez. Uma maneira utilizar o retargeting para sua loja física é disponibilizar um totem de autoatendimento, onde o cliente pode acessar um catálogo ou e-commerce, para procurar um produto específico. Ao fazer isso o software de retargeting vai pegar esses dados e oferecer produtos relacionados em lojas virtuais ou anúncios de outros produtos da loja física.
Campanhas de retargeting podem ser utilizadas para criar vendas cruzadas (cross sells), um cliente que comprou um produto online pode ser atingido com campanhas para um produto relacionado que está na loja física.
Criar campanhas em conjunto com um parceiro também é uma técnica muito utilizada, cruzando informações sobre o seu negócio e o do parceiro, você pode obter um público-alvo ainda mais segmentado e pronto para a compra.
Selecione parceiros que tenham sinergia com o seu negócio, aprimorando suas relações com parceiros e trazendo novos potenciais clientes para dentro da sua loja.
Showrooms são ideais para demonstrações rápidas de produtos e serviços. Utilize espaços estratégicos para esta exposição, dentro de outras empresas, shopping centers ou até mesmo em sua própria loja.
As demonstrações em showroom sempre trazem credibilidade para as empresas e mesmo quando não há vendas, o reconhecimento da marca é sempre afetado positivamente.
Ter uma loja online impacta diretamente no posicionamento da sua loja física. Ofereça opções de retirada na loja, troca ou devolução na loja física ou até despacho a partir da loja.
Este é um fator determinante para os dias atuais. Forneça opções de self-checkout, permitindo que o cliente tenha autonomia para fazer determinada tarefa, sem a necessidade de um vendedor ou instrutor.
Crie uma área de testes, onde o seu cliente ou mesmo algum atendente possa testar um produto ou demonstrar um serviço.
São muitas as estratégias que podem ser adotadas para o seu negócio, obviamente nem todas vão fazer sentido para a sua empresa.
O Nexaas.OMS é a solução ideal para garantir o gerenciamento de pedidos em todos os canais, seja pelas vendas em lojas físicas, e-commerce, marketplaces ou aplicativos.
Converse com um de nossos consultores e saiba como a Nexaas pode te ajudar neste processo.