Como a matriz GUT pode ajudar na fidelização de clientes?

Você sabe o que é a matriz GUT? Trata-se de uma ferramenta usada pelas empresas para priorizar as atividades a serem realizadas e o os problemas a serem revolvidos pelo gestor e suas equipes. Neste post, vamos detalhar como ela funciona e mostrar por que ela pode ser tão importante para a sua gestão.

O que é a matriz GUT?

A matriz GUT é extremamente útil para a administração de empresas, já que auxilia o gestor a priorizar o que deve ser feito de acordo com três elementos:  a gravidade do problema, a urgência da solução e a tendência que a situação tem de piorar.

Por ser bem pragmática e simples de usar, a matriz GUT ajuda a analisar eventuais complicações de maneira racional e quantitativa, permitindo que se tomem medidas para a prevenção e correção de maneira mais ágil, evitando que os problemas se agravem demais. 

Os elementos da matriz GUT

Os elementos essenciais da matriz GUT estão relacionadas a três características que classificam um problema, como você verá a seguir. 

Gravidade

A gravidade de uma situação adversa é analisada com base na intensidade do impacto que ela possa vir a causar se não for prontamente resolvida. É possível avaliar esses danos de maneira quantitativa ou qualitativa. 

A gravidade que um problema pode gerar para a empresa varia entre: sem gravidade, pouco grave, grave, muito grave e extremamente grave. Na hora da análise, é importante levar em conta se a não resolução do transtorno, ou o atraso em contorná-lo, pode arranhar a imagem da empresa no mercado, se pode levar à perda de clientes ou, em casos extremos, se pode levar a companhia à falência. 

Urgência

A urgência da resolução do problema pode ser mensurada com base no tempo disponível para solucionar a adversidade, levando em consideração que situações urgentes são aquelas em que o prazo para a solução é definido pelo cliente ou pela legislação. 

A urgência de um problema pode ser classificada em números entre um e cinco, sendo as variações: pode esperar, pouco urgente, urgente, muito urgente e solução imediata.

Tendência

Aqui, deve-se levar em conta a tendência que uma situação adversa tem de evoluir ao longo do tempo caso não seja tomada uma medida efetiva para solucioná-la. Logicamente, deve-se priorizar os empecilhos que apresentam grande provabilidade de agravamento com o passar do tempo, para evitar que eles se tornem incontornáveis. 

A tendência de um problema pode ser classificada em valores que variam entre um e cinco, sendo eles: não mudará ao longo do tempo, piorará com o passar do tempo, piorará  a médio prazo, piorará  a curto prazo e piorará muito rapidamente. 

A importância da Matriz GUT

A matriz GUT é extremamente importante para a gestão corporativa, uma vez que permite uma avaliação quantitativa e qualitativa dos problemas a serem solucionados.

Ela fornece números consistentes e precisos, com um grau específico de prioridade. Usando esses dados, o gestor tem mais facilidade de priorizar ações corretivas e/ou preventivas para contornar os problemas identificados. Por isso, a matriz GUT auxilia muito no processo de tomada de decisão, já que o gestor consegue avaliar rapidamente que ações devem ser tomadas antes para resolver quaisquer situações indesejadas. 

Outra grande vantagem é que a matriz GUT é uma ferramenta simples de ser aplicada e muito versátil, pois pode ser empregada para diversos fins e até mesmo combinada com outras ferramentas de qualidade, como a Análise SWOT, o Diagrama de Ishikawa e o Ciclo PDCA.

Ao aplicar a matriz GUT, o gestor corporativo consegue priorizar as ações a serem realizadas de maneira racional, considerando a gravidade, a urgência e a tendência de um problema se agravar. Isso ajuda a orientar melhor a ação e proporciona uma visão mais ampla do cenário que precisa ser enfrentado, além de permitir mais organização na resolução de problemas e, consequentemente, otimiza o tempo das equipes envolvidas. 

Solucionar adversidades com maior agilidade e de maneira mais estratégica evita que os problemas se tornem tão sérios que causem danos permanentes à empresa e tragam enormes prejuízos. Isso, é claro, se reflete na percepção que os clientes têm da marca e, consequentemente, no seu grau de fidelização. Afinal, ninguém quer consumir produtos ou serviços de empresas que não conseguem contornar as situações imprevistas e driblar as crises com eficiência. As companhias que conseguem elencar corretamente as ações a serem tomadas por ordem de prioridade e, assim, resolver os problemas rapidamente, ganham muitos pontos com os consumidores, pois isso é visto como um indicativo de eficiência, comprometimento e seriedade. 

Como você pode perceber, utilizar a matriz GUT em sua empresa não só facilita a rotina e o processo de tomada de decisão, como também ajuda a economizar tempo e recursos e tem um papel fundamental para a confiança, a credibilidade e a fidelização dos clientes. Por isso, se você ainda não faz uso dela, pode ser uma boa pensar no assunto o quanto antes!

Esperamos que você tenha achado este conteúdo útil. A gente se vê no próximo. 

Nexaas Soluções