Como a contabilidade pode colaborar com a gestão financeira?

Toda empresa almeja o lucro, e análise financeira é fundamental para conquistar esse objetivo. É necessário administrar bem os recursos e ativos e monitorar os resultados para se obter um negócio mais rentável. Nesse sentido, há dois caminhos possíveis: a contabilidade e a gestão financeira.

Essas duas abordagens não são mutuamente excludentes. Pelo contrário, é extremamente vantajoso combinar ambas. Quer saber o motivo? Então continue acompanhando. 

Gestão financeira x contabilidade

Apesar de o assunto ainda causar confusão em algumas pessoas, esses dois temos se referem a conceitos diferentes. A contabilidade é a atividade de registrar as movimentações financeiras de uma empresa, e é responsável pelos cálculos dos impostos a serem pagos e pelos registros de lucros e prejuízos. Já a gestão financeira é mais estratégica, se valendo de ferramentas como o fluxo de caixa para realizar o acompanhamento e a análise da performance dos negócios. 

Ou seja, pode-se dizer que, enquanto a contabilidade faz o registro de todas as movimentações, a gestão financeira as analisa de maneira mais profunda para garantir que os objetivos da empresa serão conquistados. Uma não caminha sem a outra, afinal, não se pode fazer uma análise estratégica sem o registro inicial. 

A importância da integração entre contabilidade e gestão financeira

Conforme já explicamos, a contabilidade e a gestão financeira estão diretamente relacionadas, uma vez que a atuação de uma favorece a outra. Mas além disso, essa integração traz outros benefícios. Para começar, a união das duas abordagens aumenta a confiabilidade dos dados e das análises posteriores, já que, ao se analisar somente as movimentações isoladamente, não dá para enxergar os resultados com tanta clareza.

Nesse sentido, aliar a contabilidade  à gestão financeira é uma forma de garantir que as informações serão as mais confiáveis possível, e que elas serão adquiridas, processadas e analisadas da melhor forma. 

Outra vantagem é que essa integração auxilia no processo de tomada de decisão, já que permite que ela seja fundamentada em dados sólidos. Aliada à contabilidade, a gestão financeira fornece subsídios para que o gestor tome decisões mais assertivas e distribua os recursos de maneira mais adequada. 

A união entre gestão financeira e contabilidade também proporciona uma otimização na atuação e, consequentemente, uma redução dos gastos, ao permitir a identificação rápida de pontos de melhoria e de gargalos que possam ser eliminados.  Dessa maneira, a contabilidade, ao invés de apenas remediar os problemas, passa a ter ação preventiva, funcionando como um instrumento para melhorar os resultados. 

Outro benefício que não podemos deixar de citar é que a integração das duas abordagens também oferece uma vantagem competitiva para a empresa que a adota, já que um processo de tomada de decisão mais eficaz, a melhoria constante e a otimização dos recursos também ajudam o negócio a se diferenciar da concorrência. 

Quando a gestão financeira caminha lado a lado com a contabilidade, a organização consegue aproveitar melhor as oportunidades e identificar as ameaças antes que causem problemas mais sérios. 

Por fim, pode-se afirmar que a integração também ajuda a empresa a alcançar os objetivos traçados. Isso porque, como os recursos financeiros permitem os investimentos necessários para o negócio deslanchar, a análise mais estratégica e aprofundada faz com que esses recursos sejam utilizados de maneira mais inteligente. 

Como realizar a integração entre gestão e contabilidade?

O ideal é que as duas áreas fiquem sob a responsabilidade do setor de contabilidade para que sejam integradas da maneira adequada e proporcionem os benefícios descritos acima. Adotando uma abordagem mais profunda e estratégica, a contabilidade se torna mais eficiente e traz mais retornos para a empresa, favorecendo seu crescimento.

Sem contar com as informações da contabilidade ou sem a análise estratégica da gestão financeira, a empresa não consegue enxergar claramente a sua atuação, suas ameaças e oportunidades e seus resultados, e não consegue descobrir o que pode ser feito para se desenvolver ainda mais. 

A contabilidade é uma ferramenta crucial para a saúde econômica e financeira de uma empresa, e é também uma ferramenta fundamental para que a gestão financeira seja feita de forma segura e efetiva, pois permite que o gestor trace estratégias, faça planejamentos para o futuro e tome decisões mais bem embasadas que podem fazer toda a diferença para o sucesso do negócio.

E você, o que pensa sobre essa integração? Já a utiliza em sua empresa? 

Nexaas Soluções