Boleto bancário: quais são os benefícios para sua empresa?

Todas as relações comerciais têm um objetivo final obrigatório para que um negócio possa ser concretizado: o pagamento. Como tal, cabe a cada empresa assegurar que os seus clientes tenham, à disposição, ferramentas variadas que permitam uma cobrança sem burocracias e de fácil acesso. Notoriamente, o boleto bancário continua sendo um método bastante usado e preferido por uma grande parte das organizações.

Num universo de negócios cada vez mais tecnológico, seria de se esperar que a emissão de boletos bancários fosse um método prestes a cair em desuso. Contudo, a verdade é que ainda é fundamental oferecer aos consumidores do seu produto uma gama diversificada de formas de pagamento.

Quais são as facilidades do boleto bancário?

Confira alguns dos benefícios do boleto bancário e perceba como a sua utilização pode agilizar o dia a dia dos departamentos comercial e financeiro da sua empresa.

  1. Impessoalidade

Um atendimento diferenciado e personalizado pode marcar a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Cada vez mais, as empresas estão buscando formas de fazerem os seus clientes sentirem-se únicos. No entanto, cobrar um cliente pode ser um ponto bastante desagradável e pode até ser entendido como algo indelicado.

Nesse sentido, a utilização de boletos bancários pode ser extremamente vantajosa por tornar o processo de cobrança totalmente impessoal e livre de contato humano. O boleto pode sempre ser enviado por e-mail ou correio físico — assim, não será necessário incomodar o cliente com cobranças.

  1. Forma de pagamento acessível para todos

Muitos dos seus clientes não trabalham com cartão, independentemente de estarmos falando de pessoas físicas ou jurídicas. Se, por um lado, existem pessoas que nem conta bancária possuem, por outro, muitas organizações simplesmente não têm políticas de utilização de cartões.

Ao ter o boleto bancário como forma de pagamento, você impede que o difícil acesso a outros sistemas, como cartão ou transferência, seja usado como motivação para o não pagamento.

Além disso, essa ferramenta acaba evitando a perda de vendas, o que pode constituir um fator decisivo para a implementação e a manutenção dessa estratégia de pagamento.

  1. Taxa baixa

Esse é um dos benefícios mais marcantes: a taxa associada oferecida pelas instituições financeiras é mais baixa do que a taxa referente a transações com cartão. Não é por acaso que os pagamentos via boletos bancários costumam ter um desconto associado!

  1. O pagamento é liberado de forma rápida e segura

Essa é uma curiosidade que talvez grande parte das pessoas não saibam: o recebimento do pagamento para a empresa vendedora é mais rápido quando comparado com os cartões. Interessante, não é?

  1. Multas e juros de mora são calculados de forma automática

O Código de Defesa do Consumidor assegura que existe um limite máximo de 2% que pode ser cobrado para a multa por atraso de pagamento. O mesmo acontece com os juros que podem ir até 1% ao mês.

Contudo, quando o cliente opta por ter a alternativa de pagamento por boleto bancário, não é preciso preocupar-se com essas questões mais burocráticas, uma vez que a instituição financeira faz todo esse trabalho por você. O cálculo é feito de forma automática e o valor atualizado já é apresentado ao cliente, no momento do pagamento.

  1. Possibilidade de protesto

Se o cliente não efetuar o pagamento de um serviço já realizado ou de um produto entregue, a empresa pode seguir por via judicial, utilizando como referência os boletos que não foram pagos.

  1. Sensação de segurança para os seus clientes

Esta é a realidade: muitos clientes ainda sentem-se inseguros no momento de efetuar um pagamento na internet. O motivo é simples: em compras online, normalmente, são pedidos aos clientes diversos dados pessoais, e fornecer essas informações imprime a eles uma sensação de desproteção.

Com o boleto, o pagamento parece ser mais simples e direto, sem o fornecimento de tantos dados. Além disso, existe uma garantia mais palpável da prova de compra.

  1. Gerenciamento de boletos bancários

Tratando-se de procedimentos que envolvem transações financeiras, é conveniente possuir um sistema de gestão. A boa notícia é que existem diversas possibilidades nessa área.

As empresas podem optar por escolher entre sistemas integrados ou sem integração, gratuitos ou pagos e, ainda, com diferentes opções de otimização do processo. É fundamental estar bem informado sobre esse tema para garantir boas experiências de gerenciamento de boletos bancários.

Todos os boletos bancários são iguais ou existem diferentes opções?

A distinção é feita entre compras isoladas únicas e aquisições em parcelas. Confira os nomes atribuídos nas duas situações!

  • Boletos bancários avulsos

Esse caso diz respeito a um documento que permite o pagamento à vista de um serviço ou mercadoria e que envolve uma única operação para comprador e vendedor.

  • Boletos bancários carnê

Trata-se de uma sequência de documentos que envolvem o pagamento em prestações ou por cobrança recorrente. Existe a possibilidade de agendamento para as datas de vencimento ou, então, o cliente simplesmente assegura que efetuará os pagamentos nas datas devidas.

E como fazer para emitir boletos na minha empresa?

O primeiro passo é procurar um banco parceiro e firmar um contrato com a entidade. É nesse momento que é conveniente analisar o sistema de gerenciamento de boletos bancários mais ajustado à sua realidade.

Mas tenha atenção a uma questão: você pode optar pelo software sugerido pelo banco ou usar ferramentas de outros fornecedores. Existem algumas soluções bastante simplificadas e acessíveis para emissão de boletos online com pouca burocracia.

O próximo passo é fazer os procedimentos de abertura de uma conta compatível com a emissão dos boletos ou a adaptação da sua atual conta ao serviço. Depois, faz-se a reunião de dados da sua empresa e de seus clientes, a geração do boleto impresso ou do link que permite o envio por e-mail e, então, o controle posterior de todos os pagamentos efetuados.

No final das contas, esse é um processo bastante simples e direto após a sua implementação.

Ainda resta alguma dúvida sobre as vantagens da utilização do boleto bancário? Essa parece uma opção adequada à versatilidade da sua empresa?

Se você gostou do tema e acha que ele pode ajudar na sua rotina empresarial, então curta a nossa página no Facebook para acompanhar nossos próximos conteúdos!

Nexaas Soluções