Boleto Bancário – Tire suas dúvidas sobre essa forma de pagamento

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais aceitas por e-commerces e prestadores de serviço pela internet, devido principalmente à segurança que ele oferece ao pagador. De acordo com uma pesquisa feita pela E-commerce Brasil em parceria com o SEBRAE, 75% dos consumidores optam por pagar suas compras através do boleto bancário, devido às baixas taxas envolvidas nessa modalidade de pagamento. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 3 bilhões de boletos são emitidos no Brasil todos os anos. 

Você tem dúvidas sobre como são feitas essas cobranças? Neste post, vamos esclarecer. Acompanhe! 

Como funciona o boleto bancário

Um boleto bancário tem vários campos. O vendedor é o cedente, enquanto o comprador é referido como sacado, e deve quitar o boleto até o vencimento. Dependendo da instituição emissora, haverá tarifas variadas envolvidas. 

O recebimento do valor pago será feito por meio da conta bancária identificada pela empresa, em um prazo que pode variar conforme a negociação da empresa com a instituição. Normalmente, a compensação se dá entre um a três dias úteis.

Ah! Uma curiosidade que muitos desconhecem é que, apesar de ser muito mais popular entre pessoas jurídicas, o boleto bancário também pode ser emitido por pessoas físicas, o que evidencia a sua versatilidade. 

Vale lembrar ainda que, até 2018, existiam duas modalidades de boleto: com registro ou sem registro. Porém, por razões de segurança, a modalidade de boletos não registrados no sistema bancário foi extinta em todo o país. 

As vantagens do boleto bancário

O boleto bancário oferece uma série de vantagens em relação a outras formas de pagamentos.Por exemplo, a taxa associada oferecida pelas instituições financeiras é mais baixa do que aquela referente a transações com cartão, as multas e juros de mora são calculados de forma automática, e o pagamento é liberado com agilidade e segurança. O boleto também é um meio de pagamento de cobertura nacional e, ainda por cima, vários produtos ou serviços vendidos a pessoas jurídicas ou a órgãos públicos não têm outra opção de pagamento fora o boleto bancário. Ou seja, na prática, não oferecer pagamento por boleto equivale a perder dinheiro!

Como emitir boletos bancários

Para emitir boletos, o primeiro passo é procurar uma instituição bancária e firmar um contrato. Nessa hora, atente para as condições oferecidas, e opte pela alternativa que esteja mais alinhada à realidade da empresa. É possível escolher o software sugerido pelo banco ou utilizar ferramentas desenvolvidas por outros fornecedores. 

O passo seguinte é realizar todos os procedimentos de abertura de conta, se já não houver. Feito isso, é necessário então realizar a reunião de dados da empresa e dos seus clientes, a geração do boleto impresso (ou do link a ser enviado ao consumidor por e-mail) e, finalmente, o controle de todos os pagamentos efetuados.

Para economizar tempo e otimizar as operações de cobrança, uma boa dica a se considerar é a adoção de uma ferramenta específica para a emissão automática de boletos, como o Cobrato, um software de cobranças que automatiza processos, poupa tempo de trabalho e diminui as chances de falhas humanas.

Com ele, é possível realizar a emissão, o envio e a quitação de boletos de forma pré-configurada e muito simples, sem necessidade de homologação. O registro é feito de modo automático pelo software, e o arquivo de remessa também é transmitido automaticamente para a instituição com todos os dados necessários, sem demandar esforços extras de sua equipe. 

Boletos emitidos pelo Cobrato são aceitos pelos bancos, casas lotéricas, agências postais e qualquer estabelecimento credenciado, sem complicações. A segurança é total, pois o arquivo fica armazenado na nuvem, o que garante que não será perdido ou corrompido. Tudo é feito online, com possibilidade de integração com os sistemas de gestão empresarial mais utilizados no mercado, para facilitar ainda mais a rotina. 

Com o Cobrato, automatizar a emissão de boletos é muito rápido e simples. Quer saber mais sobre a ferramenta? Clique aqui e conheça todas as vantagens

Nexaas Soluções