Benefícios do onboarding para platafomas SaaS

As empresas de SaaS (software como serviço) que ganham escala rapidamente, em geral, têm um segredinho: o onboarding, que aumenta a probabilidade de novos usuários compreenderem o funcionamento do software e se beneficiarem dele, e, consequentemente, evita o churn

Você sabe o que, exatamente, é o onboarding, e como ele pode beneficiar sua empresa? Neste post, a gente explica. 

O que é onboarding

O onboarding é um método orientado utilizado para “guiar” os clientes novos no uso do serviço e fornecer informações essenciais, facilitando a primeira interação com o software e tirando do caminho eventuais obstáculos, como limitações técnicas e desconhecimento do modo de operação. Essa técnica ajuda a melhorar a percepção de valor e a experiência do usuário, aumentando as chances de sucesso. 

O conceito pode servir para diversos modelos de negócios, e é especialmente produtivo para os SaaS, que dependem da satisfação do usuário com os serviços oferecidos para obter lucro. A implementação inicial pode ser realizada de diversas formas, como reuniões presenciais com os clientes, treinamento online,  materiais educativos (como manuais de instrução ou vídeos explicativos), e outros. 

Os benefícios de usar o onboarding como estratégia

Alcançar um primeiro valor

Chamamos de “primeiro valor” aqueles resultados iniciais, conquistados rapidamente, e que têm papel fundamental para causar uma belíssima primeira impressão no usuário. Quando isso é alcançado, as chances de satisfação aumentam, o que é essencial para a manutenção do cliente. 

Melhorar a experiência do cliente

Quando se trata de serviços online, a experiência é tudo. Não adianta sua empresa prometer mundos e fundos se, na prática, a interface não for acessível ao cliente e ele tiver muita dificuldade em utilizar o software. Portanto, o melhor a se fazer é usar o onboarding como forma de aproximar a comunicação e melhorar o nível de experiência do usuário. 

Em muitos casos, esse método é a melhor forma de fazer configurações técnicas e oferecer acompanhamento profissional, eliminando barreiras de uso e garantindo que tudo funcione na mais perfeita ordem. 

Adotando o método do onboarding, é possível oferecer ao cliente uma experiência muito mais satisfatória, fazendo com que ele se fidelize.  

Aumentar o engajamento

No modelo de negócios Saas, além de buscar melhorar as vendas e aumentar o faturamento, é necessário também se preocupar com a redução do churn rate. Uma boa maneira de evitar que os clientes abandonem o serviço é aumentar o engajamento. 

Entregar o primeiro valor é a etapa inicial, mas também é muito importante continuar guiando o cliente na trajetória certa, deixando claros quais devem ser os próximos passos. Assim, evita-se que, após um empolgamento inicial, o engajamento do cliente acabe se perdendo. Por conseguinte, previne-se o churn. 

Utilizando a técnica do onboarding, é muito mais simples dirigir o cliente aos seus objetivos, atendendo suas demandas e oferecendo o máximo de conveniência possível. Se preocupar com o sucesso do consumidor é o primeiro passo para mantê-lo engajado e fiel à empresa. 

Melhorar a comunicação com os clientes

Com o user onboarding, é possível otimizar a estratégia de comunicação e se aproximar ainda mais do cliente, estreitando o relacionamento com ele. Isso é essencial para fidelizá-lo e, mais ainda, para garantir que o serviço prestado atenda às expectativas.

Trata-se de uma ótima maneira de obter feedbacks reais e confiáveis e, a partir deles, aprimorar constantemente o software. 

Levantar métricas com facilidade

Aplicar o onboarding permite levantar métricas e dados relevantes e, a partir desses dados, compreender melhor o comportamento do público. Com essa análise, é muito mais simples realizar um plano de ação eficaz, identificar problemas e realizar melhorias constantes.

Assim, você garante que o serviço oferecido esteja sempre atualizado e aperfeiçoado, e que ele seja útil para suprir as necessidades dos usuários. 

Como você pode perceber, o onboarding pode trazer diversos benefícios para variados modelos de negócios, especialmente para as plataformas SaaS. Se você ainda não conhecia esse método, vale a pena mantê-lo no radar e considerar sua implementação. 

Você já conhecia o conceito de onboarding? 

Nexaas Soluções