A importância do mentoring para as empresas de contabilidade

Você conhece o conceito de mentoring? Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para ajudar as empresas a melhorar sua estratégia e desenvolver ações mais precisas. 

Neste post, explicaremos o que é esse conceito e como ele pode ser aplicado nas empresas de contabilidade. 

O que é mentoring?

Mentoring, em tradução literal, significa mentoria, e representa uma técnica de desenvolvimento profissional em que alguém com mais experiência no assunto que se quer aprimorar auxilia outra pessoa menos experiente. Um bom mentor deve suprir o mentorado com o conhecimento necessário para exercer suas atividades e crescer na carreira. 

Quem atua como mentor deve ter muita experiência acumulada e um alto nível de conhecimento em sua área de atuação. Aquele que é “apadrinhado” pelo mentor consegue ascender profissionalmente e evoluir para patamares mais elevados rapidamente, pois a orientação e a troca de conhecimentos dão mais segurança para fazer escolhas acertadas e aumentam as chances de crescimento nos negócios. 

E sabe o que é mais interessante nisso tudo? O mentoring também pode e deve ser utilizado em empresas, conforme veremos a seguir. 

O mentoring nas empresas

Como já explicamos, o mentoring é um processo de transmissão de experiências em que um mentor estimula o desenvolvimento profissional de outra pessoa. Isso pode acontecer, inclusive, em um âmbito empresarial. O chamado mentoring organizacional pode ser uma ótima opção para os empreendimentos que necessitam do auxílio de um mentor atuando de maneira mais abrangente. 

Em geral, as empresas procuram o aconselhamento de um mentor para melhorar sua performance na gestão de recursos humanos e também o seu desempenho em áreas mais específicas, como economia, contabilidade e mercado. O mentor também pode ser de extrema utilidade em ocasiões especiais, como nos casos de sucessão, fusão de empresas, troca de lideranças e outros acontecimentos que podem afetar a dinâmica do negócio. 

Um exemplo simples de mentoring em empresas é quando um profissional muda de cargo ou de setor, e precisa desenvolver novas competências com a ajuda de quem está há mais tempo na área. Outro exemplo disso é quando startups contratam executivos de sucesso no mercado para transmitir alguns conhecimentos que podem ser úteis no desenvolvimento do novo negócio. 

Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do mentor não é necessariamente aconselhar um único profissional. Ele também pode orientar toda uma equipe para desenvolver nela características interessantes para a empresa e torná-la mais produtiva e capaz. 

Além de dar conselhos baseados em sua experiência pessoal, o mentor também deve estar apto a identificar os pontos fortes e fracos de cada membro do time, perceber pontos de melhoria e gerenciar melhor as qualidades individuais, de modo que cada perfil seja alocado para a função mais adequada. 

As diferentes funções de um mentor dentro das empresas 

Em um âmbito organizacional, o mentor pode exercer diversas funções, como aquelas relativas a trabalho e carreira, em que ele se dedica a auxiliar os mentorados com os conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar corretamente suas obrigações. 

O mentor também pode exercer funções socioemocionais, aconselhando seus mentorados, ouvindo suas dúvidas e inquietações e ajudando-os a se sentirem mais seguros e prontos para cumprir seus trabalhos. 

Além disso, o mentor também pode desempenhar o papel de modelo a ser seguido pelos mentorados, servindo de exemplo de postura e comportamento, e fornecendo uma verdadeira inspiração. 

Como utilizar o mentoring em empresas de contabilidade

Conforme já mencionamos, os mentores são solicitados para ajudar as empresas a superarem barreiras em suas trajetórias, e dar sábios conselhos sobre como agir de maneira mais inteligente e segura, visando a crescer cada vez mais. No que diz respeito à contabilidade, uma área de tamanha responsabilidade, uma certa ajuda pode vir bem a calhar! E essa é uma grande oportunidade para os contadores e empresas contábeis. 

O mentoring está se tornando uma grande tendência para profissionais dessa área, e desponta como uma nova frente de trabalho que tem tudo para ressignificar totalmente a atuação dos contadores. As empresas de contabilidade atentas a esse movimento já estão incluindo a mentoria no leque de serviços que oferecem. 

Não são poucas as organizações e gestores corporativos que necessitam, vez ou outra, da expertise de um profissional da área contábil. Mesmo quem já tem certo conhecimento no assunto pode precisar de ajuda na hora de tomar certas decisões, como o melhor regime de tributação, a possibilidade de praticar a elisão fiscal, entre outras ações. Por isso, contadores autônomos e empresas especializadas que desejam ampliar seus portfólios devem investir no mentoring e aproveitar esse mercado em ascensão. O retorno pode ser surpreendente!

Nexaas Soluções