Bancos digitais – por que eles estão revolucionando o mercado financeiro?

Bancos digitais – por que eles estão revolucionando o mercado financeiro?

Os bancos digitais inauguram a migração para o modelo de relacionamento online de uma das esferas mais improváveis – a financeira – e já chegaram no mercado revolucionando e conquistando muitos usuários, a ponto de ameaçarem a hegemonia dos bancos tradicionais. Esse fenômeno foi possível graças às condições especiais oferecidas por essas instituições financeiras, como cartões de crédito sem juros, isenção ou redução de taxas administrativas, possibilidade de fazer transferências entre outros bancos sem custo, e toda a modernidade que o digital tem a oferecer.

Mas você sabe exatamente o que são e como funcionam os bancos e as contas digitais? Vem com a gente que vamos explicar tudo!

O que são as contas digitais?

As contas digitais são 100% operadas pela internet, sem necessidade de atendimento pessoal em agência. A conta pode ser aberta pelo próprio cliente na internet, sem entraves burocráticos. A movimentação bancária também é feita online, pelo internet banking ou o aplicativo do banco.

Essa característica permite a isenção de taxas operacionais e uma série de facilidades para o cliente. Dentre elas, podemos citar:

– Na maioria das vezes, não há cobrança de anuidade ou taxas extras, e mesmo os bancos que cobram taxas mensais praticam valores muito mais baixos do que os bancos tradicionais.

– Em geral, serviços como DOC e TED são gratuitos.

– É prático, pois tudo pode ser feito diretamente do computador ou do celular, sem ter que se deslocar para ir ao banco.

– Não há filas intermináveis no caixa.

– As transações bancárias, graças à tecnologia atual, são mais seguras, e os bancos digitais ressarcem o cliente no caso de fraudes.

– As informações estão acessíveis: com poucos cliques, é possível visualizar seu saldo, limite de crédito, entre outros dados, sem burocracia.

Como abrir uma conta digital?

Assim como tudo que acontece nos bancos digitais, a abertura de conta também é feita pela internet. Para isso, é necessário preencher os dados pessoais e aguardar a análise da instituição, que costuma ser rápida. Não é necessário o envio de cópias dos documentos por e-mail ou correios.

Os bancos digitais só atendem pessoas físicas?

O tipo de conta varia de banco para banco. Hoje, existem alguns que só atendem pessoas físicas, mas também há instituições digitais que oferecem esse serviço exclusivamente para pessoas jurídicas, como o PJBank, que permite abrir uma conta com CNPJ sem complicações e burocracias desnecessárias. Por isso, é uma ótima opção para empresas que desejem economizar e ganhar produtividade.

Quais as diferenças entre os principais bancos digitais que atuam hoje no Brasil?

Todos os bancos digitais atuantes no mercado oferecem uma cartela de serviços financeiros básicos, como seguros, fundos de investimento, pagamento de boletos e faturas, e cartão, que pode ser de débito, crédito ou ambos. Entretanto, cada instituição opera de uma maneira diferente, e cabe ao futuro cliente pesquisar as condições oferecidas por cada uma delas antes de abrir a sua conta.

O PJBank e as cobranças automáticas

Uma das alternativas mais inovadoras e promissoras do mercado financeiro é o PJBank. Na verdade, o PJBank não é um banco, mas uma conta digital, que permite que três serviços financeiros sejam contratados separadamente: o recebimento de boletos automaticamente, o recebimento com cartão de crédito e a conta em si.

Ele é perfeito para os empreendedores e gestores de empresas, porque permite eliminar entraves como  o CNAB de remessa e retorno, e o prazo de dois dias úteis para enviar o boleto registrado ao cliente. O PJBank inaugura a cobrança automática e é perfeitamente integrável com o Cobrato, software de cobranças da Suite Nexaas que viabiliza a automação do sistema financeiro das empresas.

O Cobrato atua 100% online e é totalmente personalizável de acordo com as necessidades da empresa. Com ele, é possível fazer cobranças de maneira simples, que você configura como bem entender. E agora, o Cobrato inova mais uma vez com a integração exclusiva com o PJBank. Esse é mais um passo em direção a uma gestão financeira cada vez mais moderna e eficiente.

Como você pode perceber, as contas digitais são uma revolução no mercado financeiro e, se bem usadas, podem ajudar as empresas a economizar recursos e tempo, já que é tudo feito online. Aliar essas possibilidades a um sistema integrado de cobranças automatizadas é o cenário ideal para revolucionar a gestão.

Quer saber mais sobre como utilizar o Cobrato para automatizar as cobranças de sua empresa? Entre no nosso site e conheça todas as funcionalidades dessa poderosa ferramenta.