Tecnologia financeira: quais softwares podem te ajudar?

Tecnologia financeira: quais softwares podem te ajudar?

Questões de gestão financeira apresentam alguns dos maiores desafios em gerir uma empresa e construir seu valor. E para alcançar um crescimento sustentável, os empresários devem ser capazes de antecipar e resolver estas questões da forma mais eficaz.

Por isso, recorrer à tecnologia financeira é a melhor opção, pois ajuda a economizar dinheiro e tempo ao lidar com as tarefas financeiras. Neste post vamos explorar algumas ferramentas que lhe auxiliarão na gestão financeira de sua empresa. Continue a leitura e confira!

A importância da tecnologia financeira

Na era tecnológica em que vivemos, essas ferramentas online ou que automatizem as atividades financeiras se tornam necessárias uma vez que, dentre outras vantagens, podem:

  • Ajudar a acelerar a cobrança de recebíveis — melhorando o fluxo de caixa — e a usar o fluxo de caixa existente para pagar fornecedores;
  • Auxiliar no balanço patrimonial;
  • Fazer melhores e mais precisas demonstrações de resultados;
  • Otimizar o sistema de cobrança;
  • Armazenar os dados financeiros de sua empresa na nuvem.

Algumas ferramentas essenciais para o setor financeiro

Ferramentas de monitoramento do fluxo de caixa

fluxo de caixa possibilita registrar o dinheiro que entra e que sai de sua empresa em um determinado período. Ele é usado para medir quanto dinheiro a empresa tem disponível, o que influencia sua capacidade de pagar fornecedores e funcionários, e cumprir outras obrigações de curto prazo. O fluxo de caixa também é tipicamente utilizado para:

  • Projetar quanto de receita pode ser esperada em um futuro próximo;
  • Estimar o montante de despesas futuras;
  • Julgar onde pode haver eventuais lacunas de receitas com o potencial de não-pagamento de passivos e dívidas.

É possível escolher — online — o software ideal para realizar essa parte da gestão financeira da sua empresa. Pesquise por ferramentas eficientes e de fácil utilização, que possibilitem maior agilidade e o estudo do resultado financeiro que sua empresa espera atingir no futuro com base em sua saúde financeira atual.

Ferramentas de balanço patrimonial

O balanço patrimonial é muitas vezes descrito como um instantâneo do desempenho de uma empresa em um determinado momento, como o final de um trimestre ou ano fiscal. Ele é muito importante, pois identifica os ativos e passivos da sua empresa — divididos em obrigações de curto e longo prazo — e o patrimônio líquido.

Essa declaração financeira é o guia direcional mais importante sobre a saúde do seu negócio, pois ele indicará exatamente o quanto seu negócio possui e quanto deve. Para essa tarefa também é possível encontrar ferramentas online que a realizem de maneira mais eficiente e prática.

Ferramentas para demonstração de resultados

Também conhecidas como demonstração de lucros e perdas, as ferramentas de demonstração de resultados podem resumir as receitas e despesas da sua empresa durante um determinado período de tempo de forma mais rápida e prática. Fazer essa demonstração é crucial porque lhe dá uma visão muito clara de sua receita e despesas mensais, lado a lado, sem qualquer outra informação no caminho.

Ferramentas de cobrança

A emissão de notas fiscais e boletos de pagamento é um pouco complicada para os empreendedores novatos. Mas eles podem recorrer a ferramentas online que os auxiliem nessas atividades de forma automática, tornando a cobrança e o controle financeiro mais eficientes e muito mais fáceis.

Além disso, como essas ferramentas são alimentadas com informações automaticamente, há maior controle da inadimplência, fazendo sua empresa ter mais saúde financeira.

Ferramentas com uso da nuvem

Os avanços nos sistemas de fornecedores de nuvem e software como serviço (SaaS) agora oferecem soluções mais econômicas para empresas de médio porte que procuram terceirizar funções de RH, por exemplo.

É possível encontrar ferramentas capazes de armazenar as informações financeiras da sua empresa e, o melhor, existem programas que oferecem degustação gratuita, ou até mesmo planos mais básicos livres de cobrança.

Como você pode ver, no mercado cada vez mais exigente e dinâmico em que vivemos, o uso da tecnologia no setor financeiro pode ser um agente facilitador para que sua empresa se organize melhor, construa seu valor e alcance o sucesso.

Se você gostou do post, assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdo com dicas sobre soluções financeiras!