Vantagens de ter um aplicativo móvel para o seu comércio

23/08/18
3 min de leitura

Hoje em dia, nossas vidas costumam girar em torno do smartphone. Uma pesquisa realizada pela empresa Kantar Millward Brown do Brasil apontou que os brasileiros passam mais tempo em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, do que em outros dispositivos, como o desktop.

Seja para verificar as mídias sociais, estabelecer comunicação com outras pessoas, ler ou receber e-mails ou até mesmo consumir as principais notícias do dia, praticamente toda forma de relacionamento passa pelo mobile. Isso prova que há, na atualidade, uma urgência de maior mobilidade e praticidade no dia a dia.

Nesse contexto, contar com um aplicativo móvel para a sua loja online pode ser um excelente negócio. Quer saber o porquê? Então continue lendo esta postagem e conheça os principais benefícios de contar com um app próprio!

1- Fortalecimento da marca

Ter uma presença forte no mundo dos aplicativos móveis ajuda a fortalecer a marca. Primeiro, porque o app pode ser usado a qualquer instante, com a maior praticidade, e quanto mais você tiver clientes instalando seu aplicativo, mais cedo eles estarão inclinados a comprar (ou tornar a comprar) em sua loja. Segundo, porque a capacidade de sincronização do aplicativo com as mídias sociais ajuda a difundir os conteúdos e aumentar a exposição da marca.

2- Acessibilidade e praticidade

Com o aplicativo de sua loja instalado no telefone, o cliente consegue navegar e fazer compras de uma maneira muito mais rápida e simples, pois não será necessário abrir o navegador e digitar a URL do site toda vez que resolver fazer uma compra. Ele pode acessar a loja virtual, literalmente, com apenas um toque na tela! Isso, é claro, reflete no aumento das conversões, afinal, facilitar a vida do consumidor é sempre uma boa ideia.

3- Divulgação de promoções

Dispondo do próprio aplicativo móvel, a empresa consegue enviar mensagens personalizadas que aparecem via notificação no smartphone. Essa funcionalidade permite mil usos diferentes, como a divulgação de ofertas ou cupons de desconto, de notícias, lançamentos ou até mesmo para sugerir produtos que possam interessar ao cliente.

Isso pode se tornar um canal de marketing muito efetivo e gerar um retorno impressionante, sem necessidade de altos investimentos.

4- Informações rápidas, ao alcance das mãos

Com o aplicativo, você pode fornecer todas as informações importantes sobre a sua empresa instantaneamente, como o horário de funcionamento, os meios de pagamento aceitos, os valores, as informações de contato, os dados sobre prazos e frete, entre outras. Isso facilita muito a vida do usuário, que não precisa pesquisar muito, o que evita a desistência.

5- Melhora no atendimento

Uma das grandes vantagens de se investir em um aplicativo móvel é a possibilidade de construir um canal direto de relacionamento com os consumidores, permitindo que, pelo próprio app, ele abra tickets para sua central de suporte a qualquer momento do dia.

Manter uma comunicação fluida e ilimitada com o cliente via dispositivos móveis melhora o índice de solução dos problemas, aumenta a eficiência e o grau de satisfação. O resultado disso não poderia ser diferente: o cliente, surpreendido por um atendimento diferenciado, torna-se ainda mais fiel à marca.

6- Compreensão do comportamento do cliente

O aplicativo permite que a empresa mantenha um cadastro completo e atualizado dos clientes, contendo os produtos comprados, a hora em que costumam fazer compras, entre outras informações úteis para entender o comportamento desse público.

De posse de tais dados, é possível traçar um planejamento estratégico mais eficiente, com maior potencial de atingir o cliente em cheio e estimular a conversão.

7- Forneça valor e busque a fidelidade

Outra possibilidade bacana é usar o app como um cartão-fidelidade moderno e, assim, melhorar a retenção e a conversão. Com um  aplicativo funcional, é possível criar um sistema de incentivos e pontos. Nesse modelo, o cliente que comprar na loja ganha uma pontuação, e o controle é feito em ambiente virtual e com uma nova roupagem. No app, é possível que o cliente acompanhe em tempo real suas recompensas e bônus acumulados, o que o estimula a fazer novas compras para, assim, juntar mais pontos.

Como você pode perceber, os aplicativos móveis se mostram muito vantajosos, e investir nessa inovação pode ser um ótimo caminho para se manter competitivo no mercado, sobretudo se os seus concorrentes ainda não desenvolveram seus próprios apps.

Portanto, se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, esse pode ser o momento certo de começar a fazê-lo. A gente garante que os benefícios podem ser incríveis!