SPED Contábil – saiba o que é e como funciona essa obrigação

5 de fevereiro de 2018, às 15:00

Você sabe o que é o SPED Contábil? O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi idealizado para dinamizar e automatizar o trabalho do setor contábil. A partir de sua implementação, passou a ser possível transmitir dados digitalmente à Receita Federal, sem a necessidade de entregar os livros físicos. Isso proporciona confiabilidade e autenticidade às informações, além de tornar a rotina do contador muito mais prática.

O que é, exatamente, o SPED Contábil?

O SPED Contábil é uma solução tecnológica que permite o envio de dados da contabilidade das empresas em formato digital e, com isso, padroniza os tipos de arquivos que são usados na prestação de contas para a Receita Federal. Com ele, a coleta e o cruzamento de dados ficam muito mais fáceis.

O objetivo do SPED Contábil é simplificar a coleta, a transmissão e a manipulação de dados, economizando tempo do contador em tarefas que antes eram feitas manualmente. Essa tecnologia permite também a integração da Escrituração Contábil Digital (ECD) com outros sistemas necessários para o funcionamento da empresa, como o sistema da nota fiscal eletrônica, por exemplo.

O sistema tem muitas vantagens. Uma delas é uniformizar as obrigações das empresas por meio de transmissão única. Outra é auxiliar e agilizar a identificação dos maus pagadores de impostos. Uma terceira vantagem é que o SPED ajuda a reduzir a papelada e a burocracia necessárias para a administração dos impostos.

Além de tudo isso, com o SPED há maior controle da fiscalização e mais legitimidade entre as ações. Como facilita a regulamentação, a tendência é que essa tecnologia ajude a coibir a sonegação de impostos, contribuindo para uma possível redução da carga tributária.

Vale lembrar que o SPED Contábil é obrigatório para empresas de lucro presumido, real, imunes e isentas, e não é exigido para empresas enquadradas no Simples Nacional, por exemplo.

Como funciona o SPED Contábil?

As empresas precisam registrar todas as transações envolvidas em sua vida contábil por meio do SPED Contábil. Os dados registrados precisam ter identificação de data, CPF ou CNPJ das partes envolvidas, documentos de registro e classificação contábil para que sejam transmitidos eletronicamente à Receita Federal, que, dessa forma, será capaz de cruzar as informações com maior facilidade.

Ao invés dos livros físicos, o que deve ser entregue no SPED Contábil?

  • Livro diário e auxiliares
  • Livro razão e auxiliares
  • Livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias, tudo em formato digital.

Os livros contábeis em formato eletrônico devem ser digitalmente assinados e ter o certificado de segurança mínima tipo A3, para garantir a segurança das informações. Esse arquivo é, então, submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo SPED, que é atualizado anualmente, ou seja, você precisa renovar o validador todos os anos.

A entrega desses arquivos digitais deve ser feita até o último dia útil do mês de maio no ano posterior ao da escrituração. O descumprimento desse prazo acarreta em multas para a empresa.  

Como entregar o SPED de uma forma segura e sem erros?

Se os dados contábeis da empresa estiverem errados, o SPED torna-se inválido e não é aceito pela Receita Federal. Por isso, apresentar todas as informações necessárias corretamente é fundamental para evitar problemas futuros.

Para facilitar a tarefa, o ideal é utilizar um bom software de gestão contábil, como o ContabilOne. O ContabilOne  é o sistema mais indicado para gerar o SPED totalmente online, sem erros e complicações, e com toda a segurança necessária. Com ele, organizar a contabilidade da empresa fica muito mais fácil, pois as tarefas são automatizadas, minimizando a necessidade de intervenção humana. O software também possibilita a integração com outros sistemas, automatizando a gestão do negócio de uma ponta a outra.

Além do SPED Contábil, o ContabilOne também é capaz de gerar relatórios dos mais variados para atender as demandas da empresa. Quer saber mais sobre o que ele pode oferecer para melhorar a contabilidade de seu negócio? Entre em contato e solicite um orçamento.

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.