Siga nossas dicas para vender mais nas datas importantes para o varejo

27/11/18
4 min de leitura

Uma das maneiras de aumentar as vendas no e-commerce é aproveitar as datas comemorativas para divulgar a marca, fazer promoções temáticas e conquistar mais clientes. 

No varejo online, como sabemos, é muito importante criar estratégias distintas para cada data comemorativa, com o objetivo de atrair o público e fomentar as vendas. Entretanto, o planejamento de marketing deve ser feito com muito cuidado e estudo, e as campanhas devem estar alinhadas às especificidades de cada segmento para evitar que essas celebrações acabem desviando o foco do negócio. 

Neste post, vamos dar algumas dicas de como usar as datas sazonais para lucrar mais

O que é marketing sazonal?

Antes de conferir nossas sugestões para vender mais nas datas importantes para o varejo, é importante compreender o conceito de marketing sazonal. Trata-se, em linhas gerais, do conjunto de estratégias  relacionadas a determinada época do ano.

As campanhas e ações de marketing sazonal se referem a datas comemorativas específicas e visam a aumentar a conversão naquele período, usando as ocasiões especiais como apelo de vendas.

Dicas para vender mais nas datas comemorativas

Estipule as condições comerciais

Para ter sucesso nas campanhas sazonais, é necessário determinar quais serão as condições comerciais oferecidas durante a campanha. Não tem jeito: o consumidor sempre espera algum tipo de vantagem nas ocasiões comemorativas.  

Sendo assim, o que você pretende ofertar como benefício durante esse período? Descontos? Brindes? Frete grátis? Promoções do tipo “leve 3 e pague 2”?  É preciso definir isso com muito cuidado pois, sem um benefício especial, será muito mais complicado atrair mais público para o site e estimulá-lo a comprar. 

Atente para as datas escolhidas

Existem datas comemorativas que são essenciais e não podem ser esquecidas pelos varejistas, tais como o Natal, o Dia das Mães, O Dia dos Namorados, a Black Friday. Mas nada impede que a loja online inove e crie ações e promoções específicas para outras datas menos canônicas, contanto que elas estejam alinhadas com o nicho de atuação. Aplique as datas comemorativas em seu e-commerce de acordo com o segmento, os interesses do público e os produtos comercializados para atrair a atenção do consumidor. 

Por exemplo, para um supermercado ou restaurante pode ser interessante criar uma campanha para o Dia da Pizza, já para uma floricultura online, o Dia da Secretária talvez seja uma data marcante. É possível, ainda, usar a criatividade e inventar promoções especiais com foco em Carnaval, Halloween, Réveillon, entre outras. Tudo vale a pena se a vontade de vender não for pequena, porém, tenha em mente que um bom planejamento é essencial para viabilizar as campanhas sazonais.

Monte um calendário de datas comemorativas

Trabalhar com datas comemorativas demanda um excelente planejamento, que deve ser feito com muita antecedência para viabilizar a criação de ações que gerem impacto e garantir que tudo esteja alinhado quando a campanha efetivamente começar. Tomando esse cuidado, haverá tempo disponível para fazer ajustes e realizar melhorias. 

Por isso, é importante mapear todas as datas relevantes para o seu negócio antecipadamente. Tenha em mente que qualquer data comemorativa se inicia vários meses antes de sua comemoração, e se programar com antecedência pode fazer toda a diferença para alcançar melhores resultados. 

Invista na divulgação

Quando o assunto são as campanhas sazonais, quanto mais divulgação, melhor para o lojista. Por isso, invista em comunicação e propaganda utilizando ferramentas como as mídias sociais, o e-mail marketing, as campanhas de links patrocinados, os comparadores de preço, os sites especializados em divulgar cupons de desconto e as mídias no formato CPA (Custo Por Aquisição), entre outros instrumentos eficientes para atrair mais tráfego para o site.  

Não se esqueça, porém, de que você deve divulgar para quem realmente tem potencial de consumir, daí a importância da segmentação de leads e da pesquisa de mercado. Focando no público certo, é muito mais fácil ter bons resultados. 

Otimize seu site para vender mais

De nada adianta investir pesado em mídia e ter as ideias mais criativas para aumentar o tráfego se você não preparar o site para receber os visitantes.

É essencial otimizar a experiência do usuário e o processo de checkout, consertar eventuais bugs, garantir que o estoque esteja em dia e se assegurar de que os produtos expostos na Home estão relacionados à data que está sendo comemorada, entre outros cuidados. Também é importante criar uma identidade visual própria para a campanha para ajudar a segmentar a comunicação e não dispersar seu público. 

Uma dica que pode ser muito interessante é apostar na criação de hot sites promocionais especialmente para a campanha, em que somente os produtos que tenham a ver com a data comemorativa sejam exibidos. Isso funciona como estímulo à conversão e pode trazer um excelente retorno. 

Cuide da logística

Em datas especiais, a tendência é que o número de pedidos aumente, e você precisa estar preparado para suprir essa demanda. Falhas de logística podem jogar toda a estratégia de marketing e divulgação por água abaixo e causar muitos transtornos.

Por esse motivo, atente para cada detalhe, garanta a entrega das mercadorias nos prazos determinados e, é claro, redobre os cuidados com o pós-venda. Surpreender os clientes em datas comemorativas pode ajudar a fidelizá-lo à loja online.  

 

Como você pode perceber, usar as datas comemorativas a seu favor pode ser uma ótima oportunidade de movimentar o e-commerce! Aproveite que 2019 já está batendo à porta e já comece a montar seu calendário de datas comemorativas e a planejar suas ações ações de marketing sazonal.  Assim, o próximo ano será ainda mais próspero e lucrativo!