Se você é um profissional de vendas, não pode perder estes filmes

30/11/18
4 min de leitura

Assistir a filmes pode ser uma maneira lúdica e muito divertida de aprender novos ensinamentos, sem nem perceber. Neste post, vamos dar algumas dicas de filmes imperdíveis para os profissionais de vendas. Certamente os títulos que figuram nesta lista podem ajudar – e muito – no sucesso dos negócios! 

Quer tirar a prova? Confira nossas sugestões!

O Homem que Mudou o Jogo

Não é de hoje que histórias que façam analogias entre os esportes e a motivação fazem muito sucesso. Nesse filme, Brad Pitt interpreta um técnico de beisebol que se utiliza de técnicas pouco ortodoxas para fazer com que seu time supere seus medos e se entregue de corpo e alma aos jogos, buscando um único objetivo em comum: vencer! Ele consegue, em pouco tempo, trazer de volta a motivação que faltava aos jogadores, e isso faz toda a diferença. 

A maior lição do filme, e que também pode ser aplicada no contexto das vendas, é uma das frases do treinador: “Se não acreditarmos que é possível, jamais será”. Inspirador, não?

O Primeiro Milhão

Esse filme retrata um sonho muito comum: o de conquistar o primeiro milhão! Trata-se da história de um grupo de jovens um tanto quanto antiéticos que têm um único propósito na vida: ganhar muito dinheiro, custe o que custar.

O longa aponta temas como a ambição, a ética e a honestidade, e traz uma lição importante para quem trabalha com vendas: nem sempre é possível ultrapassar limites para fechar um negócio, e as coisas nem sempre são tão fáceis quanto parecem ser.  

O Discurso do Rei

Uma das habilidades mais importantes para um bom vendedor é a capacidade de saber se expressar e falar em público. Ter boa oratória e poder de persuasão faz toda a diferença no fechamento de novas vendas e, por isso, O Discurso do Rei é um filme imperdível.

Trata-se de uma obra inspirada em fatos reais, que conta a história do rei Jorge VI, que consegue contornar suas falhas de comunicação e sua dificuldade de falar para uma grande audiência quando isso se faz necessário. 

Joy: O Nome do Sucesso 

Em uma época em que o empoderamento feminino está tão em voga, é sempre bom exaltar os grandes feitos de mulheres inspiradoras. Joy, inspirado em uma história real, narra a jornada da personagem-título.

Ao inventar uma ferramenta superinovadora para a sua época, ela usa de sua criatividade para elaborar uma estratégia de divulgação pesadíssima e propagar sua criação para o mundo. Isso faz com que ela triunfe como a fundadora de um verdadeiro império. Imperdível!  

A Lenda de Bagger Vance

Mais um filme envolvendo esportes para esta lista! A Lenda de Bagger Vance narra a história de um atleta do golfe que acaba perdendo toda a autoconfiança e quase vai parar no fundo do poço, mas, ao encontrar um mentor totalmente imprevisto, ele acaba recuperando o gosto pelo esporte, pela vida e, de quebra, fortalece sua autoestima novamente. 

É um filme que exalta a importância de acreditar em si mesmo e, além disso, de ser capaz de aprender com a experiência de outras pessoas e se inspirar nos grandes feitos de referências da área. Para quem trabalha com vendas, são importantes lições a se seguir. 

À Procura da Felicidade 

Não dá para falar de temas como motivação e persistência sem falar no filme À Procura da Felicidade, em que o personagem interpretado por Will Smith consegue, com esforço, dedicação e força de vontade, mudar a sua história e construir um futuro mais digno para seu filho.

O filme é uma baita inspiração para vendedores de qualquer segmento, e vale muito a pena para quem precisa de uma dose extra de motivação! 

Steve Jobs

Quem não conhece a figura de Steve Jobs? O grande nome por trás do sucesso da Apple é uma grande referência quando se trata de inovação, algo muito bem vindo em vendedores. Mas você conhece a história por trás do mito?

O filme sobre a vida de Jobs destaca alguns momentos decisivos de sua vida, desde o lançamento do primeiro Macintosh até a revolucionária invenção do iMac. Conhecendo mais a fundo a história do empreendedor, é possível ficar com o ensinamento de que a determinação e o espírito revolucionário são fundamentais para tornar os sonhos possíveis. 

De Porta em Porta 

Esse filme também é baseado em um fato real, e conta a história de Bill Potter, um homem com paralisia cerebral que acaba conseguindo uma vaga de vendedor na Watkins, a primeira empresa de vendas diretas do mundo, e, apesar de todos os preconceitos sofridos e os obstáculos no caminho, consegue ter sucesso na profissão. 

Com força de vontade e muita fé no próprio potencial, Potter consegue dar a volta por cima e superar todas as dificuldades, se tornando um dos mais importantes vendedores da equipe em uma região que tinha sérios problemas com as vendas.

 

Você já assistiu a algum desses filmes? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas também possam aproveitar essas dicas!