Sales Development Representative - SDR - Saiba como revolucionar sua conversão

SDR – Saiba como esse profissional pode revolucionar suas conversões

7 de maio de 2018, às 14:40

Analisar e qualificar os leads da empresa é uma tarefa essencial para a conversão e, nesse contexto, os SDR são de fundamental importância. Mas você sabe o que, de fato, são os SDR? Nesse post, a gente explica tudo sobre eles!

O que são os SDR?

SDR é a sigla para Sales Development Representative. Na prática, os SDR são profissionais responsáveis pelo primeiro contato com os leads assim que eles entram na base da empresa e, assim, passá-los adiante no ciclo de vendas. São eles que identificam os potenciais clientes e utilizam essa informação para gerar vendas, contatando-os por telefone ou e-mail para identificar suas necessidades e objetivos, e também para oferecer o produto ou serviço fornecido pela empresa.

Um SDR deve ser persuasivo e comunicativo, pois é dele a responsabilidade de estabelecer um relacionamento com os possíveis clientes, e ter boas habilidades comerciais, além de um conhecimento profundo sobre os negócios da empresa. Afinal, se é verdade que a primeira impressão é aquela que fica, desnecessário dizer que, se o primeiro contato com o lead deixar a desejar, chances há de que ele jamais se converta em um cliente real.

É importante ressaltar que o trabalho do SDR é altamente personalizado, pois é com base no histórico e no perfil dos leads gerados que ele vai sugerir produtos ou serviços. Com essa segmentação, a chance de conversão é muito superior.

Por que sua equipe comercial deve contar com um SDR

Apostar na figura do SDR é muito importante, sobretudo para empresas grandes, pois a tarefa de análise e qualificação dos leads é demorada e exige muita atenção, portanto, demanda um profissional focado apenas nela. Afinal, de que adiantaria passar para a equipe comercial um contato que tem baixa aderência à empresa e poucas chances de se converter em cliente?

Delegar tal função à equipe de vendas, portanto, implicaria perder tempo e oportunidades de negócio, pois os vendedores teriam que utilizar no processo de qualificação dos leads parte do tempo em que poderiam estar fechando transações. Ter um SDR na “linha de frente” para agilizar esse processo ajuda a otimizar o tempo e a produtividade de sua equipe comercial, que passa a ficar livre para fazer o que sabe fazer de melhor: vender!

Mas como acontece esse processo? Na verdade, isso depende da empresa mas, em geral, funciona dessa maneira: o SDR identifica e qualifica um lead, ou seja, analisa se aquele lead está alinhado ao objetivo da empresa e, portanto, vale a pena investir nele. Depois dessa qualificação e do contato inicial estabelecido pelo SDR, o lead parte para a equipe de vendas, que fica encarregada de, finalmente, fechar o negócio. Por isso, o SDR deve atuar em conjunto com a área comercial da empresa, trabalhando lado a lado para atrair e qualificar os leads, e transformá-los em clientes reais.

Como você pode perceber, contar com um SDR em sua equipe pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar da concorrência e fechar novos negócios. E você, já tem esse profissional em seu quadro?

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.