Blog Nexaas

Qual o papel da gestão de custos e do rateio nas análises financeiras?

23 de fevereiro de 2018, às 18:25

Para uma empresa ter sucesso, é necessário que tenha uma boa gestão de custos e de rateio. Somente dessa forma é possível ter um panorama da situação da empresa no mercado e tomar decisões mais inteligentes.

Os custos são a base dos gastos corporativos e, portanto, saber analisá-los é essencial para ver o cenário como um todo, de forma realista, e orientar as ações estratégicas da melhor forma. Com essa análise, é viável para o gestor pontuar o que está sendo ou não interessante para a saúde financeira da empresa, verificar quais são os maiores acertos e identificar o que poderia ser otimizado para obter mais lucro.

Um erro comum de muitos gestores é só se preocuparem com os custos em períodos de maus resultados, mas para alcançar a prosperidade é necessário que essa preocupação seja constante. É preciso ter uma gestão de custos inteligente e eficaz também nos momentos de altos lucros, sempre visando a uma melhora constante nos resultados financeiros. 

Uma ótima maneira de controlar e organizar os custos de uma empresa é ter uma gestão de rateio eficaz. Com isso, é possível para o gestor descobrir quanto cada centro de custo da empresa gasta no total e, com isso, delegar as verbas para cada um deles, cortando dos setores de determinadas áreas e investindo mais naquelas que necessitam de um orçamento mais robusto.

Outro benefício da gestão de rateio é viabilizar a autoavaliação de cada gestor, já que cada um fica responsável por seu próprio orçamento e, portanto, deve responder por seus próprios resultados. Isso ajuda a reduzir as despesas e a melhorar o desempenho das equipes. Nesse post, já falamos um pouco sobre os centros de custos e como implementá-los.  

Automatizando os centros de custo

Para que a empresa tenha uma gestão de custos e de rateio eficiente de verdade, é necessário seguir alguns passos. Inicialmente, é preciso estruturar bem os centros de custo, organizando a maneira como eles se relacionarão e estarão dispostos. É preciso também definir objetivos claros e precisos para cada centro de custo, pois somente dessa forma será possível economizar recursos da empresa. Feito isso, é hora de a mágica acontecer: o gestor deve automatizar o processo da gestão de rateio!

Hoje em dia, fazer tudo à mão ou usando o velho e bom Excel já não são alternativas válidas para o gestor, pois os cálculos envolvidos nessa tarefa são muito complexos e fazê-los manualmente, via de regra, acarreta erros que podem atrasar todos os processos da empresa.

Para evitar erros de cálculo e, consequentemente, retrabalho, é imprescindível automatizar os processos com um sistema especializado, como o Myfinance, capaz de importar as faturas da empresa, fazer o rateio conforme regras configuradas pelo gestor e gerar todos os arquivos e relatórios necessários automaticamente.

Com os softwares desenvolvidos pela Nexaas, que se integram entre si e também com sistemas externos, todo esse passo-a-passo fica muito mais simples, pois as informações importantes da empresa ficam concentradas em um só lugar, facilitando o fluxo de trabalho de cada setor da empresa e tornando mais rápido o processo de tomada de decisões estratégicas.

Quer saber mais sobre isso? Visite agora o nosso site e conheça todas as nossas soluções tecnológicas para a sua empresa.

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.