Os filmes que todo empreendedor precisa assistir

16/07/18
4 min de leitura

Quem é que disse que não se pode tirar grandes lições de vida e de negócios a partir de filmes? Um empreendedor realmente visionário é capaz de extrair importantes ensinamentos de diferentes fontes, e o cinema é, sem dúvida, uma das principais inspirações quando o assunto é criatividade, inovação e, por que não dizer, motivação.

Por isso, resolvemos listar os filmes a que todo empreendedor precisa assistir para expandir seus horizontes, ter novas ideias e continuar inovando cada vez mais no mundo dos negócios. O melhor de tudo é que tem títulos para todos os gostos nessa seleção! 

1- À procura da felicidade

Esse filme com Will Smith já se tornou praticamente um clássico no que diz respeito a histórias de sucesso e lições de perseverança. Chris está desempregado, sem perspectiva, dinheiro e sequer um teto debaixo do qual viver. Para piorar, foi abandonado pela esposa e precisa sustentar seu filho de 5 anos. Sem saída, passa a dormir em banheiros públicos e abrigos. 

A única experiência profissional que tem é a de vendedor, e é justamente ela que será responsável por ajudá-lo a subir na vida. Ao conseguir um estágio não-remunerado em uma grande empresa, Chris mostra ao telespectador como, com uma boa dose de talento, determinação, capacidade de argumentação e disciplina,  é possível virar o jogo. Emocionante e muito motivador!

2- Joy: o nome do sucesso

O plot desse filme é inusitado e sensacional! A personagem-título, Joy, inventa um esfregão de limpeza diferente e a criação, que parecia simples, acaba conquistando o público e se tornando um sucesso de vendas. E o que é a definição de criatividade senão a criação de novas soluções para problemas antigos? O bom empreendedor, antes de tudo, é aquele que consegue atender as demandas de seus clientes, criando formas de resolver seus problemas e anseios com soluções descomplicadas. 

A “faixa-bônus” do filme é ter uma mulher como protagonista de sua própria vida e que encontra seu caminho através da inteligência, da criatividade e do pensamento revolucionário. 

É por isso que Joy é uma lição de empreendedorismo para todos, sobretudo para quem está no começo e precisa criar seu negócio do zero. Além de divertido, é um filme inspirador! 

3 – A teoria de tudo

A cinebiografia do gênio Stephen Hawking é um filme muito bom para chorar e refletir, mas também para tirar alguns ensinamentos para a vida e para a carreira.

Diagnosticado com uma doença degenerativa ainda na juventude, e desenganado pelos médicos, o físico contrariou todas as expectativas ao conseguir concluir seus estudos e se tornar um dos cérebros mais brilhantes dos nossos tempos, com suas ideias avançadas e suas contribuições para a ciência. E, de bônus, também nos deu uma bela lição de empreendedorismo ao inventar uma maneira completamente inovadora de se comunicar com o mundo externo e transmitir seu conhecimento. 

O filme conta toda a trajetória de Hawking e é uma verdadeira lição de superação! Prepare os lencinhos e assista.

4- Um senhor estagiário

Esse é aquele tipo de filme que, à primeira vista, parece ser apenas bonitinho e uma fonte de entretenimento para um sábado chuvoso. Entretanto, ele também traz algumas lições importantes.

Ben Whitaker é um aposentado de 70 anos, que se sente entediado em sua nova rotina e,  por isso, resolve se candidatar a uma vaga de estágio de uma grande empresa do ramo da moda. A empresa pertence a Jules Ostin, uma jovem supercriativa e workaholic, que começa a mudar sua maneira de pensar, agir e gerir sua própria companhia a partir das reflexões que o convívio com seu novo estagiário desperta nela.  Quem diria que duas pessoas de perfis tão distintos teriam tanto a aprender uma com a outra?

A principal lição empreendedora desse filme, no fim das contas, é: tenha um mentor intelectual para o seu negócio! E, é claro, não tenha medo de mudar os planos quando necessário.

5- Walt antes do Mickey

Por fim, mas não menos importante, a história do criador do ratinho mais famoso do planeta também vale o play. Muito já se contou sobre a biografia de Walt Disney, mas esse filme tem uma pegada diferente dos demais, e mostra todos os percalços envolvidos na vida de Walt até construir e consolidar o império que hoje conhecemos. 

Em Walt antes do Mickey, o espectador conhece a história do idealizador desse mundo encantado, cheia de altos e baixos, como toda boa história de sucesso. A mensagem principal, e que deve ser guardada por qualquer empreendedor, é que trabalhar com o que se gosta é possível, se você tiver muita força de vontade, talento, esforço e dedicação!

 

Você já assistiu a algum desses filmes? Tem algum para acrescentar à nossa lista? Conte-nos nos comentários desse post!