Os benefícios da educação corporativa para o crescimento das empresas

26/10/18
4 min de leitura

Mais do que um simples treinamento, a educação corporativa é uma política de capacitação contínua dos colaboradores de uma empresa, focada em desenvolver os profissionais e aprimorar as competências individuais, buscando uma melhoria contínua. 

Quando falamos de capacitar pessoas a fim de alcançar a excelência, não se trata apenas de conhecer bem o produto ou serviço que representa, mas também de compreender o comportamento do consumidor para prestar o melhor atendimento possível. 

Como você pode imaginar, a educação corporativa caminha de mãos dadas com a inovação, visando a alcançar resultados mais expressivos. E não pense que somente a equipe de vendas deve se dedicar a isso. Todos, tanto líderes como colaboradores, devem se reciclar de tempos em tempos e têm muito a ganhar com o aprendizado contínuo para otimizar o tempo gasto nas atividades de rotina e seu ritmo de trabalho. Um bom começo é identificar os talentos e aptidões dos colaboradores e incentivá-los a aprimorar essas características. 

Quando a educação corporativa é feita da maneira adequada, a organização consegue melhorar o processo da tomada de decisão, resolver os problemas com mais rapidez, realizar as tarefas do dia a dia de forma mais produtiva e até mesmo melhorar a interação entre as equipes. 

Neste post, vamos falar sobre a importância da educação corporativa e contar quais são as vantagens de adotá-la nas empresas. 

A relevância da educação corporativa para seu negócio

Desenvolver e aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam na empresa é extremamente importante para que elas continuem inovando e se mantenham competitivas no mercado. Não adianta investir em tecnologia de ponta e negligenciar o maior ativo de uma organização: seu capital intelectual. Para isso, é preciso investir na qualificação de pessoas para que todos, atuando em conjunto, sejam responsáveis pelo crescimento e prosperidade do negócio. 

O mais interessante é que a educação corporativa é boa para a empresa, que ganha produtividade e conta com profissionais de qualidade em seu quadro, e também para o colaborador, que se sente mais motivado e ainda tem a oportunidade de desenvolver habilidades e competências que melhorarão seu currículo. 

Os benefícios da educação corporativa nas empresas

Conforme já mencionamos, apostar na qualificação dos colaboradores aumenta a motivação, o engajamento e a retenção dos talentos da empresa. Existem inúmeras outras vantagens envolvidas, como, por exemplo, o ganho de produtividade. Desenvolvendo suas habilidades, o colaborador está apto a realizar suas tarefas com mais agilidade, gastando menos tempo e produzindo muito mais. Além disso, também minimiza a chance de erros, uma vez que o funcionário recebe orientações para executar as atividades de maneira mais eficiente. 

Outra vantagem é o incentivo a inovação, que permite que o profissional se sinta mais livre para criar novos processos e otimizar a entrega.  Quando o colaborador recebe um treinamento de educação corporativa, ele aumenta sua capacidade de avaliar novos processos de forma crítica, sugerir melhorias e aprimorar a maneira como as tarefas são executadas. 

Outro ganho que a educação corporativa traz é a criação de um ambiente corporativo muito melhor, uma vez que o profissional que passa por um treinamento corporativo se sente mais estimulado e engajado, contribuindo para uma melhora no clima dentro do escritório. 

Isso também tem relação direta com a redução do turnover, ou seja, a taxa de rotatividade de funcionários no quadro da empresa. Investir em educação corporativa ajuda a diminuir o turnover à medida que, ao passar por treinamentos específicos, o funcionário ganha motivação e se sente uma parte fundamental da empresa, diminuindo a probabilidade de que ele busque outro emprego. 

Como atuar com educação corporativa?

Existem diversas maneiras de promover a educação corporativa dentro da empresa e, na hora de fazer o planejamento, é preciso buscar as melhores ferramentais e estratégias, analisando o custo-benefício de cada uma. 

A educação corporativa pode ser implantada tanto com treinamentos presenciais como na modalidade de ensino a distância, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Enquanto as aulas presenciais promovem maior engajamento, intimidade e interação entre os participantes, a educação a distância oferece maior flexibilidade e autonomia, além de, em geral, ser mais barata. Tudo isso precisa ser considerado na hora de tomar a decisão. 

Também é importante pensar em algumas questões, como, por exemplo, o objetivo a ser alcançado com o treinamento, o público que deve ser atingido (quais setores ou equipes estarão envolvidos), qual é a mudança comportamental esperada após o processo, quais são os principais desafios a serem superados e, é claro, qual formato de aula se encaixa mais nas necessidades da empresa. 

 

Esperamos que você tenha entendido a importância da educação corporativa para o seu negócio. Como você pode perceber, investir nessa seara é vantajoso tanto para o empresário como para o trabalhador. Coloque essa ideia em prática e perceba os resultados!