O que é smarketing e como tirar proveito dele?

13/09/18
4 min de leitura

Os departamentos de venda e de marketing de uma empresa são os principais responsáveis pelas conversões e pela geração de lucro. Nada mais natural, portanto, do que integrar as táticas desses dois setores para obter melhores resultados. Pois bem, essa técnica existe, e se chama smarketing

Você quer saber o que significa smarketing e como tal estratégia pode ajudar sua empresa a ampliar vendas? Neste post, a gente explica tudo! 

O que é smarketing?

Smarketing é, literalmente, a união dos termos “sales” e “marketing”, ou seja, a junção de marketing com vendas. Esse conceito está relacionado a ações e estratégias que visam a manter essas duas áreas alinhadas e em sintonia. Utilizando a técnica do smarketing, o gestor corporativo consegue fazer com que marketing e vendas estejam em sinergia, cooperem um com o outro e eliminem o conflito entre seus propósitos.

Enquanto o time de marketing prospecta leads e elabora campanhas com o objetivo de aumentar as vendas, o time comercial entra em contato com esses leads e estimula que eles fechem negócio. Quando as duas equipes trabalham em conjunto e harmonicamente, os benefícios para a empresa são muito maiores. Para você ter uma ideia, dados do Hubspot dão conta de que as companhias que têm suas equipes de vendas e de marketing integradas alcançam em média um crescimento de 20% ao ano

Ou seja, se o gestor conseguir implantar o smarketing na organização da maneira adequada, as chances de melhorar os resultados aumentam exponencialmente. O problema é: como fazer isso? Não se preocupe, explicaremos a seguir! 

Como integrar perfeitamente as equipes de vendas e de marketing?

O primeiro passo é a criação do Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço (SLA). O SLA estipula quais são as metas, funções e indicadores de cada equipe, e determina a periodicidade das reuniões, a frequência de geração de relatórios, entre outras coisas. Ou seja, trata-se de um acordo entre duas áreas trabalhando em conjunto visando a fechar mais negócios e faturar muito mais.

Para que as equipes de vendas e de marketing somem forças e cooperem entre si, as equipes devem ter os mesmos objetivos e metas, sem conflitos ou competição entre os setores. A comunicação entre os setores também demanda total transparência, afinal, eles precisam falar a mesma língua para se entender. 

Outro ponto importante é que ambos compartilhem o mesmo funil de vendas, uma vez que a jornada de compra tem relação íntima com o ciclo médio de vendas. Além disso, as buyer personas devem estar alinhadas, caso contrário, será impossível fazer um trabalho conjunto. 

Para conseguir unificar e alinhar o trabalho, o ideal é que a empresa adote determinadas políticas, como, por exemplo:

– Manter um canal para a comunicação entre os dois times, promovendo uma cultura de feedbacks e utilizando a tecnologia para facilitar essa tarefa.

– Promover reuniões regulares para alinhar os objetivos e as ações.

– Compartilhar os bônus e incentivos atrelados ao atingimento das metas.

– Lançar mão de um bom sistema de CRM para automatizar a qualificação de leads, centralizar as informações de cada um deles, gerar relatórios que todos possam utilizar e simplificar a visualização dos processos por ambas as equipes. 

Quais são as vantagens de usar o smarketing em sua empresa?

Apostar no smarketing tem como principal vantagem o fato de fazer com que os times realmente acreditem naquilo que fazem, vestindo a camisa da equipe e vibrando a cada conquista. Atuando de forma isolada, as equipes se engajam menos na busca por resultados. Já se atuarem unidas, é mais fácil que elas tenham uma visão mais global dos objetivos a serem alcançados e das ações que precisam ser tomadas. 

Outro grande benefício é que essa técnica ajuda na criação de estratégias baseadas em dados e resultados, pois as duas equipes criarão, em conjunto, um planejamento estratégico consistente unindo as informações de ambas. Isso faz com que a eficiência das estratégias traçadas seja muito maior, assim como o potencial de conversão. 

Além disso, o smarketing também facilita o processo de prospecção e qualificação dos leads, pois, trabalhando juntos, os dois times conseguem estabelecer mais precisamente quais técnicas utilizar para atrair clientes em potencial, qual é a nutrição necessária e quais são as maneiras mais eficazes de realizá-la. 

Por fim, mas não menos importante, investir no smarketing otimiza a comunicação interna, uma vez que viabiliza a troca de informações entre as áreas e aumenta a afinidade, eliminando conflitos de interesse prejudiciais à organização e refletindo em resultados mais efetivos. 

Em suma, o smarketing não só ajuda a aumentar as vendas e atrair leads, como também auxilia os times de vendas e de marketing a dialogarem mais e trabalharem em conjunto em prol do crescimento da companhia. Nesse jogo, todos têm muito a ganhar!

E você, já adotou o smarketing em sua empresa?