Blog Nexaas

Networking: 5 dicas para aumentar sua rede de contatos

30 de maio de 2017, às 15:28

No mundo dos negócios, é necessário expandir sempre a sua rede de contatos. O relacionamento com outros profissionais da sua área é importante, seja para alcançar melhores posições no mercado, descobrir oportunidades de negócios, ou para conquistar novos clientes. Para isso, você deve exercitar a sua capacidade de fazer networking.

Networking é uma ferramenta usada no marketing pessoal para estabelecer conexões com outros profissionais. No post de hoje, trouxemos 5 dicas para você aumentar a sua rede de contatos através de um bom relacionamento.

Atualize o seu perfil no LinkedIn

Por ser uma rede social voltada para negócios, o LinkedIn é uma ótima forma de fazer networking. Ele possibilita a você estabelecer uma rede de contatos profissionais com pessoas da mesma área de atuação que a sua. É uma ótima forma de se manter conectado aos potenciais parceiros de negócios.

O LinkedIn permite que você inclua, em seu perfil, dados como seu atual e antigo emprego, currículo, cursos que você já participou, suas habilidades e conhecimentos, entre outros. Por isso, é importante manter sempre o seu perfil atualizado e ativo, e assim aumentar as suas chances de se destacar na rede.

Uma excelente forma de fazer networking através do LinkedIn é também participando de fóruns relativos à área em que você atua. Inscreva-se em grupos com vários participantes e procure participar ativamente dos tópicos discutidos. Assim, você alavanca a sua imagem na rede social e melhora o seu relacionamento com outros profissionais.

Invista em cursos

É sempre bom investir em cursos para melhorar o seu networking. Eles são importantes para turbinar o seu currículo e para você se atualizar sobre o seu mercado de atuação. Além disso, cursos proporcionam ótimas chances de encontrar novos parceiros de negócios.

Lá você tem a oportunidade de conhecer profissionais com os mesmos interesses que você, e que talvez estejam passando pelas mesmas desafios. Ou ainda: você pode encontrar aqueles que estão em busca de parceiros para investirem em novos projetos.

Esteja sempre aberto para conversas

Seja curioso e participativo para iniciar novas conversas e, quem sabe, se abrir para novas amizades. Dessa forma, você vai conseguir conhecer novos profissionais e desenvolver o seu networking.

Converse com as pessoas, comente sobre ideias e projetos. Coloque-se em disposição para ajudar, faça perguntas sobre os negócios do seu contato. Inicie um diálogo e sinta como está sendo recebido pelo outro, e assim, se houver reciprocidade, vá aprofundando a conversa.

Frequente eventos

Ir a eventos que possuem foco na sua área de atuação pode fazer com que você melhore o seu networking. Você conhece profissionais na sua área de atuação, e dessa forma aumenta a sua rede de contatos. Procure participar de eventos voltados para fornecedores, congressos, frequente feiras comerciais e busque por clientes em potencial.

Durante os eventos e encontros profissionais, você tem chances de ser apresentado a profissionais que podem, também, estar a procura de parceiros para fazer negócios. Esses contatos são essenciais para que você possa expandir e enriquecer a sua base de relacionamentos.

Mantenha contato com as pessoas que você conheceu

É essencial manter os contatos com as pessoas que você já conheceu. De nada adianta apenas conhecê-las e depois esquecê-las, não é mesmo? Para que o seu networking seja realmente efetivo, você precisa se relacionar com as pessoas da sua área de interesse.

Apareça para esses profissionais e eles lembrarão de você. Do contrário, você poderá ser esquecido e, assim, perder diversas oportunidades de negócios. Retome conversas com velhos amigos e antigos colegas de trabalho. Procure recuperar o relacionamento com pessoas que já passaram pela sua vida.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Como você faz para desenvolver o seu networking? Compartilhe!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.