Networking: 5 dicas para aumentar sua rede de contatos

17/04/17
1 min de leitura

Ter uma rede de bons profissionais em contato com você é importantíssimo no mundo dos negócios, seja para conseguir novos clientes, fornecedores, parceiros para negócios e até mesmo para conseguir novas oportunidades de trabalho.

Segundo um estudo realizado pela Right Management, consultoria especializada em gestão de carreira, 70% das contratações são resultados de um bom networking. Já deu para perceber que o que não falta são vantagens em se investir em networking, não é? Para saber como consolidar sua rede de contatos, continue a leitura.

1. Manter seu perfil ativo no LinkedIn

Já sabemos que o LinkedIn é a maior rede social voltada para o mundo dos negócios. Portanto, não limite-se a adicionar apenas conhecidos diretos. Muitas das pessoas que tentam fazer contato com você através da rede social podem ser potenciais profissionais para seu negócio ou até mesmo parceiros em projetos futuros.

Outro ponto também importante é ser um usuário ativo na rede social, uma vez que não manter seu perfil atualizado pode acabar afastando potenciais parceiros.

2. Frequentar eventos regularmente

Vá a eventos sobre empreendedorismo ou focados na sua área de atuação. Lá, é provável que você conheça profissionais que estejam alinhados com as propostas de seu negócio. Frequente eventos de fornecedores, de potenciais clientes e feiras. Lembre-se, quem quer ser lembrado, deve ser visto.

3. Fazer cursos

Os cursos são excelentes oportunidades de encontrar parceiros para negócios, além, é claro, do ganho em se aperfeiçoar na sua área de competência. Nesses cursos, você tem a chance de conhecer muitos profissionais que têm as mesmas dificuldades que você, ou então que estejam procurando pessoas para investirem em novos projetos.

4. Conquistar novos contatos

Se você quer fazer novos contatos, é preciso se comunicar bem. Converse, conte sobre projetos sobre os quais almeja parceiros, sobre a vontade de conhecer novos fornecedores, de convencer novos clientes, e por aí vai…

5. Mantenha contato com as pessoas que conheceu

De nada adianta fazer o primeiro contato com todas essas pessoas, mas não saber como mantê-las em sua rede. Você precisa ser lembrado e, portanto, deve manter contato frequente com esses profissionais. Isso é fundamental para estar a par das necessidades deles.

Então, o que acharam das dicas? O que você faz para manter o seu networking atualizado e consolidado? Conte para a gente!